São PauloFutebol BrasileiroNotíciasOpiniãoResenha

São Paulo na Segunda Divisão? São Paulo caiu em 1990?

Diante de um Paulistão polêmico, a dúvida permanece até hoje.

O São Paulo na Segunda Divisão é um assunto polêmico. São Paulo caiu em 1990? O Paulistão de 1990 é cercado de dúvidas sobre o rebaixamento ou não da equipe. Mas, afinal de contas, o time caiu foi mesmo rebaixado em 1990? É isso que vamos tentar explicar aqui.

O negócio é complicado e envolve questões de regulamento, que só vieram à tona anos mais tarde. Então, se você pesquisar na internet, verá que o São Paulo conquistou o Paulistão de 1991. Assim, como ele foi rebaixado em 1990? Complicado não é mesmo?

Mas veja uma explicação lógica para o caso e por que essa confusão, de cerca forma, “manchou” o Paulistão daquele ano.

São Paulo na Segunda Divisão
Foto: Divulgação

São Paulo na segunda divisão: Paulistão de 1990 e regulamento confuso

O Campeonato Paulista de 1990 foi disputado por 24 equipes. Mas a Federação Paulista de Futebol queria reduzir o número de participantes para 14 já no ano seguinte. Assim, os 10 times com as piores campanhas seriam “rebaixados” para a segunda divisão.

Aqui, colocamos “rebaixados” entre aspas por que o regulamento não previa rebaixamento naquela edição. Isso mesmo, confuso! As 10 equipes com as piores campanhas iriam para uma espécie de grupo especial no ano seguinte, não necessariamente para uma divisão inferior.

Só que essas 10 equipes não teriam o direito de disputar o título do Paulistão de 1991. Na prática, era um rebaixamento, mas apenas para ajustar o número de participantes do campeonato. Neste sentido, sabendo que existia a possibilidade de um grande ser rebaixado, a Federação evitou usar a palavra rebaixamento. Afinal de contas, isso pegaria muito mal para a entidade.

Assim sendo, foi criada uma “divisão intermediária”. O Parágrafo 2 do regulamento dizia o seguinte:

“No Campeonato Paulista de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional. Mas, a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional”.

Resumindo: não haveria rebaixamento para a Divisão Especial (Segunda Divisão), mas um novo grupo seria criado para os 10 piores times do estadual de 1990. E aí começa a rolar toda a polêmica do São Paulo na segunda divisão.


Aposte no São Paulo ou nos rivais com um super bônus! Cadastre-se agora!


Campanha do São Paulo

Agora bora entender o que aconteceu. Nem vamos entrar em detalhes sobre o regulamento, que é muito confuso. A primeira fase era divida em dois grupos e, depois, ainda tinha uma repescagem para definir quem avançava de fase.

O São Paulo ficou muito mal colocado na primeira fase, foi para a repescagem e também fez uma campanha ruim. Dessa forma, no fim das contas, a equipe terminou na 15° colocação. Ou seja, sem chances de brigar pelo título e naquele grupo das 10 equipes com as piores campanhas.

Alguns jornais da época destacavam esse “rebaixamento” do São Paulo. Assim, no ano seguinte, 1991, o time do Morumbi estaria em um grupo especial e não teria como brigar pelo título. Então como o São Paulo foi campeão estadual em 1991?

1XBet

Virada de mesa a favor do São Paulo e outros times?

Continuando com a “novela” do São Paulo na Segunda divisão, chegamos ao ponto crucial da história: a virada de mesa. Até aqui, é fato que:

  • A Federação Paulista iria reduzir o número de times do Paulistão 1991, de 24 para 14 equipes;
  • O regulamento de 1990 era confuso, não previa rebaixamento, mas previa a “retirada” das 10 piores equipes da disputa do título no Paulistão seguinte;
  • O São Paulo terminou o Paulista de 1990 na 15° colocação, fazendo parte desse grupo dos 10 excluídos;
  • Assim, o São Paulo iria para um grupo especial, junto com as outras 9 equipes piores colocadas;
  • E, por fim, não teria direito a disputar o título de 1991.

A virada de mesa aconteceu e foi, de certa forma, grotesca. Os times “rebaixados” para esse grupo especial em 1990 ganharam o direito de disputar 3 vagas nas finais do estadual de 1991. Foi por isso que o São Paulo conseguiu chegar à final, vencendo o Corinthians.

E aí, uma bagunça, né? Até hoje muitos afirmam que o São Paulo na Segunda Divisão foi algo que aconteceu em 1991, outros dizem que não. A questão é puramente de interpretação. O fato é que a Federação Paulista foi confusa e agiu, talvez, por interesses.

Vinícius Jr é melhor que Neymar. Não é só opinião, veja os números!

Veja mais!

Neymar fora do PSG? 

Veja também Os Piores Cobradores de Pênaltis! 

Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!

Ranking atualizado das maiores torcidas!

Veja mais impactos da guerra no futebol nesse link abaixo.

Os jogadores que estavam na Russia e podem reforçar seu time.

Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc

Aprenda a técnica do Over 1,5 com recuperação no Over 0,5.

Veja aqui se o seu time está na mira do grupo City! Eles querem comprar um time no Brasil.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo