FlamengoNotíciasOpiniãoResenha

O Flamengo tem Mundial? Saiba tudo sobre a polêmica

Será que o Fla tem um título validado pela FIFA ou não? Bora descobrir!

Muita gente ainda se pergunta se o Flamengo tem Mundial. Esse assunto já é antigo. A torcida do time carioca se orgulha muito do título conquistado em 1981 encima do Liverpool. Neste sentido, fica a dúvida em relação ao reconhecimento ou não por parte da FIFA, a maior entidade do futebol.

Flamengo tem mundial
Foto: divulgação

Dessa forma, no artigo de hoje vamos explicar se a FIFA reconhece o título mundial do Flamengo em 1981. Saiba também como foi essa conquista e relembre um dos momentos mais importantes do clube da Gávea.

 

Afinal de contas, o Flamengo tem Mundial?

Sim, o Flamengo tem Mundial e ele foi conquistado no ano de 1981. Mas naquela época a competição não era reconhecida pela FIFA. Na verdade, o Mengão ganhou a Copa Europeia/Sul-Americana de 1981, conhecida como Copa Toyota ou Copa Intercontinental.

Na prática, era um Mundial de Clubes, mas organizado pela Associação de Futebol do Japão e com supervisão da UEFA e CONMEBOL. O formato também era diferente, consistindo em apenas um jogo. Assim, o campeão da Libertadores enfrentava o Campeão da Champions League.

Naquele ano, Flamengo e Liverpool conquistaram vaga para a Copa Toyota. Após anos de dúvidas, em 2017 a FIFA reconheceu o título Mundial do Flamengo. Além disso, a entidade máxima do nosso futebol também reconheceu os títulos de outras equipes, incluindo Grêmio, Santos e São Paulo.

A decisão rolou após uma reunião do conselho da FIFA, que avaliou as competições de âmbito mundial entre 1960 e 2004. Assim sendo, o Flamengo foi reconhecido como Campeão Mundial de 1981. O Grêmio reconhecido campeão em 1983, o Santos em 1962 e 1963 e o São Paulo nos anos de 1992 e 1993.

Aposte no Flamengo ou no seu time do coração com um super bônus! Se cadastre agora!

Como foi o Mundial de 1981?

Flamengo e Liverpool foram campeões das principais competições de clube dos seus continentes naquele ano. O Flamengo venceu o Cobreloa na final da Libertadores. Já o Liverpool superou o Real Madrid na final da Champions.

Assim, Flamengo e Liverpool se enfrentaram em jogo único na final do Mundial. O time carioca atropelou, vencendo por 3 a 0, com dois gols de Nunes, e um de Adílio. O time do técnico Paulo Carpegiani entrou em campo com:

Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes e Lico

A final foi disputada no estádio Nacional, em Tóquio, e contou com a presença de 62 mil pessoas. Ah, e esse jogo histórico aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981. Esse foi o primeiro e único título mundial do flamengo. E de quebra Zico foi eleito o melhor jogador da partida.

Sabendo que o Flamengo tem mundial, bora ver outros títulos importantes

Agora que você já sabe que o Flamengo tem Mundial e ele é reconhecido pela FIFA, confira outros títulos importantes do Mengão:

  • Taça Libertadores da América: 1981 e 2019;
  • Copa Mercosul: 1999;
  • Copa Ouro Sul-Americana: 1996
  • Recopa Sul-Americana: 2020;
  • Campeonato Brasileiro: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020;
  • Copa do Brasil: 1990, 2006 e 2013;
  • Supercopa do Brasil: 2020 e 2021.

O Flamengo também possui campanhas marcantes recentes como, por exemplo, o desempenho da equipe em 2019 com o técnico Jorge Jesus. Naquele ano, conquistou a Libertadores e foi para a disputa do Mundial.

Com isso, em 2019 foi a primeira vez que o Fla disputou o Mundial organizado pela FIFA. O time entrou nas semifinais e eliminou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, vencendo por 3 a 1. Mas, na final, novamente enfrentou o Liverpool, sendo derrotado por 1 a 0 na prorrogação após um jogo equilibrado.

Então, essas são todas as informações sobre a história do Flamengo no Mundial de clubes. Você, torcedor, pode cravar: o Flamengo tem Mundial sim!

Veja mais com a gente!

Os 10 maiores artilheiros do Flamengo!

O salário do Marinho no Mengão vai te assustar!

Veja também!

Qual maior lateral direito do Brasil hoje!

Os melhores laterais da história do futebol!

As maiores atacantes da história do futebol feminino.

10 craques que nunca jogaram uma Copa do Mundo.

As maiores duplas de ataque do planeta!

Os melhores técnicos do Brasileirão 2021.

Os 9 melhores volantes da história!

Os Melhores cobradores de penaltis do Futebol!

Os Piores cobradores de faltas do Futebol!

As expulsões mais bizarras do Futebol.

Os 20 melhores zagueiros da história!

Os 14 maiores Atacantes da história!

Os 11 maiores jogadores Espanhóis da história. 

Veja mais!

Vinícius Jr é melhor que Neymar. Não é só opinião, veja os números!

Neymar fora do PSG? 

Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!

Ranking atualizado das maiores torcidas!

Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo