Futebol Internacional
Destaque

Mundial de Clubes FIFA 2021 deve ser nos Emirados Árabes Unidos

A pandemia da Covid-19 continua atrapalhando os planos relacionados aos torneiros de futebol em todo o mundo. Depois de realizar os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos sem a presença de público, o Japão anunciou, no início de setembro, que não irá sediar o Mundial de Clubes FIFA 2021, que estava marcado para ser realizado entre os dias 9 a 19 de dezembro. O motivo alegado foram as restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

País que mais recebeu o Mundial de Clubes – oito vezes -, o Japão voltaria a sediar o torneiro após quatro edições: Emirados Árabes Unidos (2017 e 2018) e Catar (2019 e 2020).

Com a desistência dos japoneses teve início a uma série de especulações sobre o novo destino do torneio. O primeiro país a demonstrar interesse em receber o Mundial de Clubes foi a África do Sul, que sediou o torneiro nos anos de 2013 e 2014, quando os jogos foram realizados em Marrocos.

Mundial de Clubes FIFA 2021
mundial-de-clubes Foto FIFA divulgação

Essa semana foi a vez do Rio de Janeiro surgir como candidato, após o prefeito Eduardo Paes anunciar o interesse em uma live. O Flamengo, atual bicampeão brasileiro e disputando a semifinal da Copa Libertadores da América, logo se posicionou a favor da ideia. Afinal, o rubro-negro estaria dentro do Mundial mesmo que não conquiste o torneiro continental, entrando como time convidado do país-sede.

Mas tudo indica que o Mundial de Clubes de 2021 deverá ser disputado nos Emirados Árabes Unidos. É o que jornais internacionais e sites especializados vêm publicando nos últimos dias, inclusive com a provável data: fevereiro de 2022. A FIFA ainda não confirmou nem o local e nem a data.

A última vez que o Mundial de Clubes foi realizado nos Emirados Árabes Unidos foi em 2018, oportunidade em que a taça ficou com o Real Madrid.

Não fosse a pandemia, que adiou os planos da FIFA, o Mundial de Clubes 2021 já seria realizado em um novo formato com a participação de 24 times, representando todas as confederações de futebol do mundo. Provavelmente, os jogos seriam realizados na China.

Dentro do novo formato, oito equipes seriam da Europa, seis da América do Sul, três da Ásia, três da África e três da Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe), além de um da Oceania. O novo Mundial seria disputado com as equipes divididas em oito grupos de três, sendo que só a primeira de cada um avançaria de fase.

Mundial de Clubes FIFA 2021
corinthians bimundial – foto Daniel Augusto Jr – Agência Corinthians

A FIFA informou inicialmente que o novo Mundial de Clubes seria disputado a cada quatro anos, tal como ocorre com a Copa do Mundo. O que já não dá para garantir, até porque a entidade já fala em realizar a Copa de Seleções a cada dois anos. Como os interesses econômicos definem os caminhos, o negócio é esperar para ver.

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo, editor de revista Qual Viagem e do portal Travelpedia.

Gostou da matéria do Galo sonha com o Brasileirão? Veja também!

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Conheça nosso Guia de apostas para iniciantes.

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Entre no nosso grupo no Telegram, receba Tips e tire dúvidas! Aqui!

Quer colaborar? Entre em contato! 

Conheça os melhores campeonatos de games de futebol que existem aqui!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo