Futebol InternacionalNotíciasResenha
Destaque

Futebol de pântano: para quem curte um grande desafio

Fazer a bola rolar pode ser mais emocionante e difícil do que você pensa

Já se foi o tempo em que o futebol se destaca como uma paixão mundial apenas dentro do campo. Afinal, são diversas modalidades que fazem a bola rolar, inclusive misturado a outros esportes, como o vôlei e o tênis.

Mas existe uma forma de disputar partidas que exigem muito mais preparo físico e onde rola muito mais intensidade. Esse é o chamado futebol de pântano, uma modalidade diferentona que dá uma cara totalmente nova ao esporte.

futebol de pântano

Como funciona o futebol de pântano?

Sendo essa uma variação do modelo tradicional do esporte, o futebol de pântano tem algumas características próprias. Assim sendo, além da bola rolar em um terreno cheio de lama, suas partidas também se diferenciam com relação aos modelos tradicionais:

  • Como o terreno não ajuda, a bola rola com muito mais esforço dos atletas. Além disto, é impressa muito menos velocidade entre uma jogada e outra;
  • Cada jogo acontece em um espaço de 30 x 60 centímetros, um quarto de um campo de futebol tradicional. Uma partida conta com seis jogadores de cada lado, e dura dois tempos de 10 minutos;
  • Por fim, o jogador também pode usar as mãos para arremessar a bola antes de chutar no caso de escanteio e cobranças de pênalti. Além disto também não rolam impedimentos.

É claro que pelo fato de ter lama até o joelho dos jogadores, essas regras precisam existir para deixar as partidas mais justas. Mas de forma alguma significa que elas são mais fáceis, já que o condicionamento físico aliado a estratégia e o pensamento rápido conta muito aqui.

Outras particularidades desse esporte

Bom, o futebol de pântano surgiu na Finlândia em 1998. Mas com o passar do tempo se tornou cada vez mais adeptos. Hoje ele é praticado no mundo todo e rola inclusive uma copa do mundo desse esporte. Seguindo essas diretrizes, dá só uma olhada no que o esporte é hoje:

  • Há pelo menos 200 seleções de futebol de pântano hoje em todo o mundo;
  • Atletas da modalidade passam por um preparo físico especial, uma vez que quem tiver mais resistência e força nas pernas leva vantagem;
  • Tudo é super organizado, inclusive com torneios e competições disponíveis para os atletas conferir online.

É claro que a Europa é o local onde o futebol de pântano tem mais adeptos. Normalmente a copa do mundo acontece em Helsinki, garantindo as atletas premiações e prestígio assim como o futebol tradicional.

Quer entender melhor como funciona o esporte?

Dá uma olhadinha neste vídeo, que reuniu alguns dos melhores momentos da copa de futebol de pântano de 2019 feito a partir de uma matéria do jornal britânico The Guardian. Assim você vai conseguir entender um pouco mais sobre essa variação do futebol tradicional, onde a bola rola de um jeito totalmente diferente. Vale a pena conhecer essa modalidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo