Opinião
Destaque

Uma aula de história: você sabia que existia futebol na idade média?

Além de ser um esporte político, as partidas tinham uma que de MMA

Pois é, o futebol na idade média já bombava. E se hoje o esporte que amamos tanto mobiliza pessoas do mundo todo para acompanhar seus atletas favoritos e times do coração, naquela época as coisas eram um pouco diferentes. Além de ser um esporte político, as partidas tinham uma que de MMA. Ficou curioso? Então vem com a gente que vamos te contar essa história.

Futebol na idade média
Imagem Divulgação

Sobre o futebol na idade média

Bom, registros de esportes utilizando os pés e algo parecido com bolas já existia desde a pré-história e em todo o mundo. Mas foi durante a Idade Média, mais especificamente na Europa, que o jogo mais parecido com o futebol que conhecemos hoje surgiu.

Lá pelo século XIII, os romanos levaram o futebol antigo para onde hoje é a Inglaterra. Mas o esporte tinha algumas características violentas, que fez ele ser proibido:

  • Centenas de pessoas podiam disputar uma partida, com locais improvisados que eram os estádios e goleiras rudimentares;
  • Mas além de chutar a bola, valia tudo, inclusivo bater nos adversários e incapacita-los durante as partidas;
  • Outra característica interessante era o fato de que algumas tretas políticas entre diferentes países e povos começaram a ser resolvidas nesses jogos naquela época.

A coisa continuou assim até 1529. Para muitos historiadores, esse foi o ano da primeira partida oficial de futebol da história da humanidade.

O jogo do século… XVI

Foi no dia 17 de fevereiro de 1529, na Itália. A partida em questão contou com 27 jogadores de cada lado, 15 atacantes, 5 meio-campistas e 4 zagueiros, além de 3 pessoas para proteger o gol. Depois desse dia, o futebol começou a tomar forma, graças a alguns acontecimentos históricos:

  • Em 1580 um homem chamado Giovanni di Bardi começou a pensar em regras para melhorar a estrutura do esporte;
  • No séxulo XVIII a violência no esporte diminui, na medida em que ele é incorporado a escolas e universidade. Agora os pés para chutar a bola tem um papel fundamental;
  • Com o passar do tempo, no dia 26 de outubro de 1863 nasce o futebol moderno, com a elaboração de uma série de regras similares as atuais.

Neste meio tempo, vários clubes ao redor do mundo começaram a surgir. Sendo assim, não demorou até que competições tomassem conta da galera, e deixassem todo mundo super cativados com esse esporte que todos nós amamos.

Outros fatos interessantes

O futebol, mais especificamente objetos esféricos lembrando bolas, sempre fascinaram os seres humanos desde a pré-história. E mesmo que o futebol na idade média tenha sido os marcos que moldaram o esporte como o conhecemos, a gente pode dizer que ele sempre fez parte da vida de todos de uma forma ou de outra, desde o início.

Vai ver é por isso que o coração bate mais forte quando nosso time entra em campo né? Afinal é uma coisa que, até a ciência já provou, está em nosso DNA. É por que isso que vibrar a cada gol é algo que faz parte de nossa vida até hoje, de forma tão natural.

Veja também nosso Guia de apostas para iniciantes.

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Entre no nosso grupo no Telegram, receba Tips e tire dúvidas! Aqui!

Quer colaborar? Entre em contato! 

Conheça os melhores campeonatos de games de futebol que existem aqui!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo