FlamengoFutebol BrasileiroLibertadoresPalmeirasPalpites
Destaque

Flamengo ou Palmeiras: quem é o favorito para vencer a Libertadores?

Um confronto de tirar o fôlego entre dois gigantes do futebol nacional

Flamengo e Palmeiras! final da Taça Libertadores está definida, com esses dois gigantes brasileiros. As equipes tem um encontro marcado em novembro, no Estádio Centenário, em Montevideu. O jogo único, em campo neutro, vai definir o campeão.

As trajetórias das equipes até a final foram diferentes. Aliás, os times são bem distintos, começando pelos seus técnicos. Mas, afinal, diante de tantas diferenças, quem é o grande favorito para ficar com a taça? Nesse artigo, vamos mostrar as principais diferenças de cada equipe e seus pontos fortes e fracos.

flamengo palmeiras
Foto: Divulgação/CBF.

Trajetórias diferentes de Flamengo e Palmeiras até a final da Libertadores

Na primeira fase, Flamengo e Palmeiras não tiveram dificuldades para avançar de fase e terminaram como líderes se seus grupos. Mas no mata-mata, o Palmeiras sofreu mais, principalmente por conta de um ataque que costuma marcar poucos gols.

Só que as semifinais podem ter dado ainda mais moral para o time. A equipe enfrentou o grande favorito Atlético-MG. O elenco galáctico do Galo não foi capaz de ser superior ao setor defensivo palmeirense. Assim, a equipe paulista segurou o Atlético-MG, com dois empates, e passou para a final por conta do gol fora.

Já o Flamengo teve uma vida mais tranquila no mata-mata. A equipe aplicou diversas goleadas. Na semifinal, o time eliminou o Barcelona do Equador, com duas vitórias por 2 a 0. Precisamos dizer que o goleiro do clube carioca, Diego Alves, foi um dos destaques nessa fase. A sua defesa não foi vazada.

Então, o Palmeiras chega à final após passar por mais dificuldades, mas com mais confiança por conta de ter eliminado o Atlético-MG. E o Flamengo chega após um caminho mais tranquilo, mas sabendo que precisa tomar cuidado com o adversário.

Opostos na beira do campo

Na beira do campo, os técnicos das duas equipes são muito diferentes. Confira as principais características dos comandantes:

  • Abel Ferreira (Palmeiras): o português possui um perfil mais contido e estudioso. Seu estilo de jogo é mais defensivo e ele valoriza a obediência tática. Abel chegou a estar ameaçado no cargo, após resultados negativos no Brasileirão e eliminação na Copa do Brasil precocemente para o CRB;
  • Renato Gaúcho (Flamengo): chegou a pouco no Flamengo e a equipe está nas semifinais da Copa do Brasil e na final da Libertadores. O perfil de Renato Gaúcho é um perfil que valoriza mais a ofensividade e, muitas vezes, suas equipes se descuidam da defesa. Além disso, ele é um grande motivador e seus jogadores tem mais liberdade para fugir do esquema quando necessário. O cara também é conhecido por não se dedicar muito aos estudos do mundo da bola, inclusive ele já declarou isso em várias entrevistas.

Pontos fortes de Flamengo e Palmeiras

Agora, veja os pontos fortes e fracos de cada equipe e tire suas conclusões:

  • Palmeiras: setor defensivo como maior destaque, com apenas 9 gols sofridos na Libertadores. No mata-mata, foram apenas 2 gols. Forte marcação e obediência ao esquema proposto pelo técnico. O ponto fraco pode ser considerado o setor de criação. Mesmo marcando uma quantidade razoável de gols na competição, o Palmeiras sente dificuldades na criação de jogadas;
final da libertadores
Campeão da Copa Libertadores em 1999, o Palmeiras quer o título que carimba o passaporte para o Mundial de Clubes no Catar (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)
  • Flamengo: o setor ofensivo e de criação são os grandes destaques da equipe. Foram 32 gols marcados ao longo da Libertadores. O time costuma criar muitas chances em todos os jogos. O ponto fraco é o setor defensivo, justamente por conta do estilo de jogo mais solto dos atletas. Tanto é que o goleiro Diego Alves vem se destacando por grandes defesas.
Flamego voltou a ser Flamengo
Gabriel Barbosa, o Gabigol, é a cara do Flamengo que pode conquistar a Libertadores e o Brasileirão no próximo final de semana

Quem vence?

A final da Libertadores de 2021 reúne uma grande defesa contra um grande ataque. O duelo promete, ainda mais porque a decisão será em jogo único e em campo neutro. O Palmeiras chega à sua segunda final seguida e quer se consolidar como melhor time das Américas.

Já o Flamengo, campeão em 2019, quer voltar a esse posto e tem como grande trunfo seus excelentes meias e atacante.

Por fim, o Flamengo pode ter mais cartas na manga para uma decisão. Mas, se seus atacantes não estiverem em um bom dia, tudo pode ficar mais complicado.

Hoje, diante do desempenho dos dois times, o Flamengo pode ter uma leve vantagem no confronto. Mas, até novembro, tudo pode mudar…

Hoje nós apostaríamos em título do Flamengo com uma Odd de 1,80. 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo