Fora do campoFutebol BrasileiroFutebol InternacionalNotícias
Destaque

Fan token: saiba tudo sobre essa nova febre do futebol

Esses ativos digitais estão fazendo a diferença em clubes e torcidas.

Você já ouviu falar em fan token? Essa está sendo a nova febre do futebol mundial e vamos te explicar como funciona. Mas vamos por partes. Antes de mais nada, com certeza você já leu muita coisa sobre criptomoedas, certo?

fan token

Muito em alta hoje em dia, uma criptomoeda nada mais é do que uma moeda digital, que pode ser convertida em valores reais. Esse tipo de ativo digital é criptografado e utilizado no mundo todo, para diversos tipos de transações.

Bom, mas o que um fan token tem a ver com isso? É que ele pode ser considerado um tipo de criptomoeda, mais especificamente, um token de utilidade. E, no mundo do futebol, ele é usado para atrair o torcedor e gerar uma receita extra para os clubes. Então, a seguir confira mais detalhes sobre essa novidade.

Origem e como funciona um fan token

Alguns clubes da Europa começaram a disponibilizar fan tokens para seus torcedores durante a pandemia. O objetivo era gerar receita enquanto o público não voltasse aos estádios. Equipes como PSG, Barcelona, Atlético de Madrid e Milan já estão nesse mercado há algum tempo.

Normalmente, os times lançam um número limitado de fan tokens, por um determinado preço. O objetivo é atingir uma meta de arrecadação. A dinâmica é bem fácil de entender:

  • Primeiramente, o clube faz uma parceria com uma plataforma especializada baseada em blockchain (empresa de serviços financeiros de criptomoeda);
  • Depois, o clube disponibiliza um número X de fan tokens para venda aos torcedores;
  • Quem adquire o fan token tem acesso à diversas vantagens e, principalmente, ajuda o clube do coração;
  • Os planos de vantagens dependem de cada clube. Eles podem incluir descontos em ingressos, acesso à materiais especiais ou até mesmo participação em decisões dentro do clube;
  • Geralmente os clubes estipulam uma data limite para vender os fan tokens;
  • Por fim renda obtida se divide entre o clube e a plataforma parceira.

Viu como é simples? Você adquire o fan token do seu time e tem acesso à diversas vantagens. Muitos entendidos do assunto consideram essa criptomoeda como um programa de sócio torcedor evoluído.

Fan tokens de times brasileiros

Os times brasileiros estão, aos poucos, entrando na onda do fan token. Confira os times da Série A que já contam com mais essa fonte de renda:

  • São Paulo: recentemente o clube colocou à venda 850 mil fan tokens, ao valor de 2 dólares cada. A principal vantagem para o torcedor são paulino é a participação em enquetes especiais. A primeira, por exemplo, permitirá que o torcedor escolha seis frases que serão fixadas no anel superior do Estádio do Morumbi;
  • Atlético-MG: o torcedor do galo poderá participar de decisões do clube e terá acesso à prêmios;
  • Corinthians: inclui participação em pesquisas do clube, competições e promoções exclusivas. Assim, o torcedor que comprar o fan token poderá ter maior envolvimento com o Timão;
  • Flamengo: os flamenguistas também terão acesso a promoções restritas e benefícios exclusivos, além de brindes e votações internas do clube.

Alguns clubes da Série B do Brasileirão também estão entrando no mundo dos fan tokens, incluindo:

  • Cruzeiro;
  • Vasco;
  • Botafogo;
  • Coritiba

Clubes como o Cruzeiro e o Vasco estão indo mais além. As equipes atrelam o fan token à venda de jogadores da base. Assim, os detentores da criptomoeda recebem parte da quantia proveniente da venda de atletas formados nas categorias de base.

Existe riscos nesse modelo?

Um fan token utiliza a mesma estrutura das criptomoedas. Dessa forma, seu valor pode oscilar dependendo do mercado. Os fatos envolvendo o clube no mundo real também influenciam em sua cotação.

Um exemplo disso ocorreu recentemente. Meses atrás, surgiu a notícia de que o argentino Messi estaria acertando com o PSG (o que se confirmou). Naquela época, o fan token do clube francês subiu 40%. Mas o contrário também pode ocorrer. Quando o PSG perdeu a Liga dos Campeões, o fan token do clube caiu 20%.

Mas, mesmo com essas oscilações, essa é uma ótima maneira de você ajudar seu clube e se envolver mais com ele.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

Botão Voltar ao topo