CorinthiansDocumentáriosFutebol BrasileiroGrêmioInternacionalNotíciasOpiniãoSão Paulo
Destaque

4 Documentários Sobre Futebol, Esses são Imperdíveis!

Uma seleção do que melhor aconteceu no esporte do coração nos últimos tempos

Selecionamos 4 documentários sobre futebol para você. Com toda a crise causada pelo coronavírus, diversas empresas têm optado pelo trabalho em casa, embora vários segmentos não vão poder adotar a opção pela própria natureza do negócio. O fato é que, com a gravidade da situação em nível global e os esforços de contenção no Brasil, as paralisações são tendência. Com tanta gente parada, também vai sobrar tédio por aí.

Assim, você é louco por futebol ou por seu clube do coração, o caso é ainda pior. Os campeonatos e copas estão sendo adiados. Tem gente falando até em suspensão dos estaduais. Estas indecisões ainda geram assunto, mas logo o noticiário do “esporte rei” também vai ficar desabastecido. Acabaram os jogos e os treinos, não vão ocorrer contratações, não há sequer uma lesãozinha pra gente se preocupar.

Mas calma! Listamos quatro ótimos documentários sobre momentos históricos do futebol no Brasil. Por isto repare a pipoca, a cerveja, vista o manto sagrado e se ligue nestas indicações:

Inacreditável – A Batalha dos Aflitos (documentários sobre futebol)

Rodada final e decisiva da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Cinco expulsões, sendo que quatro do time que joga fora de casa. Este tem dois pênaltis polêmicos marcados contra a sua meta, de uma arbitragem mais que suspeita. Em um Estádio dos Aflitos lotado e em clima bélico, foi “Inacreditável” quando um contra-ataque terminou em gol. “Andershow” estava dando o título e a ascensão ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A história é contada magistralmente por um roteiro preparado pelo genial Eduardo Bueno, o “Peninha”. A história é emocionante e levou o prêmio de melhor longa-metragem do Festival Cinefoot de 2010.

documentarios-sobre-futebol
Batalha dos Aflitos

Gigante – Como o Inter conquistou o Mundo – documentários sobre futebol

“Grenal é Grenal”. Não há como citar o feito de 2005 do Imortal sem falar também da odisseia do Colorado, um ano após. É disso que trata o documentário “Gigante”, que tem a direção de Gustavo Spolidoro e roteiro de Luis Augusto Fischer. A produção passa pela conquista da primeira Libertadores do time do Beira-Rio, que ainda viria a superar o todo poderoso Barcelona no Japão. O Sport Club Internacional era Campeão do Mundo, derrotando a máquina Blaugrana com um herói improvável.

documentarios-sobre-futebol
Gigante

E o Mundo Enlouqueceu – documentários sobre futebol

Foi uma loucura o gol do Romarinho em plena La Bombonera, que nem chegou perto de ter a atmosfera do Pacaembu. O bando de loucos que viu o Corinthians dominar o Boca Juniors em São Paulo, cruzou o mundo para fazer o clube jogar em casa também no Japão. E também foi uma loucura quando Paolo Guerrero cabeceou uma bola espirrada dando o Mundo ao Coringão. Toda esta história é contada pelo documentário “E o Mundo Enlouqueceu”, dirigido por Fernando Falcão de França.

documentarios-sobre-futebol
E o Mundo Enlouqueceu

Mundialito

Uruguai vs Brasil. Não só de “Maracanazo” se faz esta história. Este documentário, dirigido pelo cineasta uruguaio Sebastián Bednarik, conta a história de outra vitória dos orientais. A conquista do torneio e a final contra a canarinho, principalmente, foi vitoriosa para além das quatro linhas. Naquele início de 1981, os celestes jogavam por uma sociedade que estava saturada de uma violenta ditadura. Enquanto o time de Hugo de León superava Sócrates, Tita, Paulo Isidoro e Junior, um movimento se iniciava nas arquibancadas do Centenário.

documentarios-sobre-futebol
Copa de Ouro dos Campeões Mundiais (Mundialito) 1980-81

Então é isto querido leitor, esperamos que tenha gostado das dicas. Existe uma grande variedade de documentários sobre futebol e aqui citamos apenas alguns. Portanto, uma breve pesquisa pode indicar produções que agradam desde o torcedor fanático até o cinéfilo mais exigente.

Gosta de viajar, temos outra dica, veja os 6 filmes que estão na Netflix que vão te dar muita vontade de viajar.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo