Brasil não enfrenta seleções da Europa há quase 3 anos. Já classificada para disputar a próxima Copa do Mundo FIFA 2022 no Catar, a Seleção Brasileira segue invicta nas Eliminatórias da América do Sul. Com 13 jogos disputados, o Brasil soma 35 pontos com 11 vitórias e dois empates.
Após o confronto contra a Argentina neste meio de semana, em San Juan, o técnico Tite elogiou o desempenho da equipe. Segundo ele, apesar do empate sem gols a seleção sob o seu comando realizou um grande jogo.
“O nível técnico das duas equipes, a marcação, o posicional forte das duas equipes. Os embates individuais, os duelos. A alternância de momentos de domínio e controle, sim. É jogo de Copa do Mundo”, ressaltou o treinador.
Se o retrospecto em jogos contra seleções sul-americanas é satisfatório, ainda assim paira a dúvida se nossa seleção está realmente preparada para fazer bonito na Copa do Catar, que será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.
Brasil não enfrenta seleções da Europa, veja só.
Desde o último Mundial disputado na Rússia em 2018, o Brasil realizou 38 jogos, sendo apenas um contra uma seleção da Europa, a República Tcheca, em março de 2019. A preocupação é pertinente, afinal os europeus venceram as quatro últimas edições da Copa do Mundo: França (2018), Alemanha (2014), Espanha (2010) e Itália (2006).
E o calendário, que ficou apertado por causa da pandemia do covid-19, não permitirá a realização de jogos amistosos contra selecionados europeus. Únicas oportunidades serão as próximas duas datas FIFA em maio e setembro de 2022. Nos resta torcer para que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) aproveite bem essas datas e consiga agendar jogos contra seleções da Europa, principalmente que também estejam classificadas para a Copa do Mundo.
Até o momento as seleções europeias que já garantiram presença no Mundial são: Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça e Holanda. Restam ainda três vagas em disputa.
Na América do Sul restam três vagas diretas para a Copa do Mundo, além de uma seleção que disputará a repescagem junto com representantes da Ásia, Oceania e América do Norte/Central/Caribe.
Ainda não há definições entre as seleções que disputam as eliminatórias na África, América do Norte, Oceania e Ásia.
Aposte na Copa com bônus! Aqui na Betano ó!
Veja aqui como se cadastrar na Pinnacle! Uma casa que não vai te limitar!
Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo, editor de revista Qual Viagem e do portal Travelpedia.
Gostou de saber que o Brasil não enfrenta seleções da Europa?
Veja também! Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!