Desde o final de 2020, os torcedores do Santos vem percebendo um item a mais entre os patrocínios que estampam o uniforme do time. É o logo do Pro Evolution Soccer 2021, nova edição do título de futebol consagrado da Konami. O game é para PS4, Xbox One geração e PC (roda também nos recém-lançados PS5 e Xbox Series por compatibilidade).
O contrato firmado entre o clube e a desenvolvedora de games estipula um valor de R$ 1,5 milhões a ser pago em janeiro. Dessa forma, depois serão mais R$ 1,5 milhões até o encerramento da parceria, em dezembro de 2023.
O novo patrocinador do time santista se une às empresas Philco, Oceano B2B, Tekbond, Foxlux, Casa de Apostas, Kicaldo, Unicesumar e Kodilar. A estreia do novo uniforme ocorreu na partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 27 de dezembro, onde o Santos empatou com o Ceará por 1 X 1.
Tradição do Santos e da Konami no futebol
O acordo entre Santos e Konami pode ser considerado uma boa notícia não somente para o clube, mas para a comunidade gamer em geral.
Os jogos da série Pro Evolution Soccer sempre foram bastante conhecidos no Brasil. Isso rola desde a época em que a franquia se chamava International Superstar Soccer, na versão do Super Nintendo – que muitos conheciam pela versão “alternativa”, por assim dizer, chamada Campeonato Brasileiro.
Os saudosistas da época vão lembrar de disputar com o adversário para ver que jogava jogar com a seleção brasileira. O time tinha na escalação o famoso Allejo, (quem lembra?). O jogador fictício foi criado pela Konami diante de problemas contratuais para inserir os nomes reais dos jogadores no jogo.
Parceria japonês-tupiniquim
É fato que essa parceria entre Santos e Konami resulta da longa relação de admiração dos japoneses com o futebol brasileiro. Isso se deve, em grande parte, ao legado do ex-jogador e técnico Zico.
O famoso galinho jogou em terras nipônicas durante quatro anos pelo Kashima Antlers. Além disso, ele treinou a seleção japonesa de futebol, vencendo a Copa da Ásia de 2004 e se classificando para a Copa de 2016. Zico é uma referência no futebol japonês até hoje, – onde ainda exerce a função coordenador técnico no Kashima.
Em 2017, a Konami o nomeou como o embaixador do jogo, um título criado especialmente para ele. A versão virtual dele foi incluída entre os jogadores lendários para o modo MyClub. Zico protagonizou a imagem de capa do game em diversas edições, principalmente quando a série era chamada de Winning Eleven na geração do Psone.
Jogue de graça
Nesse ano, a Konami optou por lançar apenas um pacote de conteúdo com atualização dos times e poucas correções de bugs da versão 2020, de PS4, Xbox One e PC. O objetivo foi focar no desenvolvimento de versões para os consoles da atual geração. Dessa forma, elas serão lançadas possivelmente no final do ano, como é de costume.
A empresa recebeu críticas nos últimos anos por abandonar franquias renomadas como Metal Gear Solid, Silent Hill e Castlevania, recebeu reclamações por cobrar pelo conteúdo que não traz nenhum elemento novo em relação ao game anterior.
Por outro lado, assim como na edição do ano passado, a nova versão demo do game da Konami está disponível gratuitamente nas lojas online. Portanto, mesmo com um número de clubes bem restrito, a chamada versão Lite do update possui diversas funções que estão no jogo completo.
Sendo assim, ela permite que os jogadores possam até realizar disputas online. O famoso modo My Club também está disponível, assim como as funções Edit e Local Match.
Veja mais notícias do Santos aqui! E sobre Games, aqui!