Opinião
Destaque

Veja como o futebol muda a vida de crianças e famílias

A força do esporte além da conquista pessoal e profissional

Veja como o futebol muda a vida de crianças e famílias. Dizem que quando se tem um sonho, realizá-lo traz a sensação mais incrível para você. E, para alguns, apenas com essa realização que se toma conhecimento do quão importante fora aquele desejo. No futebol não é diferente. Realizações como fazer parte de uma equipe de atletas pode mudar vidas. E nem seria para menos, pois trata-se de uma conquista pessoal e profissional. Sobretudo, alguns daqueles outros sonhos como a independência financeira estão diretamente ligadas a essa. 

futebol muda a vida
Crédito: Divulgação

Por isso, neste artigo vamos abordar um tema que nem chega a ser estranho para muitas pessoas: a força do esporte. Ou, de forma mais específica: a capacidade do futebol em transformar vidas. Para isso, selecionamos alguns curtos cases para ilustrar o quão importante essa conquista pode ser para algumas pessoas. Acompanhe!

Futebol: uma possibilidade 

O futebol transformou, sim, a vida de muitas crianças e adolescentes que, inclusive, hoje são referência no esporte. Afinal, abriu as portas para que estes craques mostrassem o que têm de melhor e que talvez não aparecesse de outra forma. E portanto, além de transformarem as suas vidas e de suas famílias, transformaram, sem dúvidas, a realidade deste esporte. Afinal, não auxiliam apenas seus times em seus jogos, mas toda uma categoria. E ainda foram capazes de trazer honrarias que não têm preço para o nosso país, o Brasil. 

Quem não conhece a história do Romário? O Baixinho veio de uma família muito pobre do Rio de Janeiro. E foi o futebol que possibilitou que ele pudesse construir um prédio inteiro para abrigar seus parentes. A família do craque era grande, e imagina a emoção de poder arcar com tudo isso para os seus?

Romario
Seleções de Lendas 94 – Brasil x Itália Masters. Romário
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Renato Gaúcho, técnico do Flamengo, também já foi jogador e compartilha de contexto semelhante ao de Romário. Com 11 irmãos, concedeu a cada um uma casa quando pode colher os frutos de seu talento. 

3 RENATO Foto Lucas Uebel Grêmio Divulgação CP
RENATO – Foto Lucas Uebel Grêmio Divulgação CP

Outro que pode inspirar histórias de superação é Cafu. Capitão do penta, sempre foi admirado pela positividade de seus pensamentos e perseverança. Foi difícil de o cara ser aceito em algum clube, mas quando isso ocorreu, no São Paulo, fez com os outros o mesmo que fizeram com ele. Atualmente possui um projeto de auxílio a jovens que residem no Jardim Irene, em São Paulo, lugar carente onde também nasceu.

Outras histórias inspiradoras de como futebol muda a vida

Mas as histórias não acabam por aí, e temos certeza que você já imaginava. Filho de agricultores, Daniel Alves começou a vida em uma plantação de tomates e melões, em Juazeiro, na Bahia. Atualmente, o jogador possui o maior número de títulos no futebol, uma soma de 36, e ajuda toda sua família. Além disso, tem planos de organizar uma instituição para crianças, quando abandonar os gramados. Bacana, não é mesmo?

Por fim, nossas citações inspiradoras com chave de ouro, a artilheira mundial, inspiração até para aquelas que não optam pelos gramados: Marta. Alagoana de Dois Riachos, a jogadora, que primeiro foi reconhecida fora do país para depois receber seu devido valor, também traz muita superação em sua bagagem. E o melhor é que, além de referência no esporte, sobretudo ela é exemplo de mudança de vida para melhor. 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo