Futebol BrasileiroFutebol FemininoFutebol InternacionalResenha
Destaque

O que é pivô no futebol? Saiba tudo sobre essa posição

Veja como a importância e o papel deste atleta em campo

Você sabe o que é pivô no futebol? Essa é uma posição muito importante e o jogador que atua nela tem várias funções. A principal, claro, é marcar gols. Mas, o atleta precisa ter habilidade para servir os companheiros e surpreender as defesas adversárias.

Assim, o pivô é um jogador multifunção, podemos dizer. A figura do pivô está muito presente no futsal. No entanto, essa posição também existe no futebol de campo. Então, veja a seguir o que é pivô no futebol e alguns exemplos de jogadores que atuam na posição.

o que é pivô no futebol

O que é pivô no futebol?

O pivô é o jogador mais avançado dentro de campo ou da quadra. Ou seja, é o que atua mais perto do gol adversário. No futebol de campo, essa posição é equivalente a de centroavante. Dessa forma, o jogador que atua nessa parte do campo não tem apenas a missão de fazer gols.

Ele é incumbido ainda de abrir a defesa para deixar os companheiros na cara do gol. Ou ainda fazer a chamada “parede”, protegendo a bola dentro da área até que um companheiro livre chegue para a finalização.

Nos dias atuais, no futebol de campo, o pivô ou centroavante precisa ajudar na marcação, especialmente na saída de bola. Assim, ele atrapalha os adversários, forçando o erro para recuperar a jogada. No futsal, o pivô sai ainda mais para o jogo, percorrendo toda a quadra e aparecendo em várias posições.

No futebol, esse tipo de jogador fica mais centralizado dentro da área, mas eventualmente pode sair para construir jogadas.

O pivô precisa ser mais técnico?

De forma geral, para entender o que é pivô no futebol, saiba que este é um jogador mais habilidoso, com capacidade de finalização e bom passe. No futsal, ele se movimenta bastante, partindo para o drible e chutando sempre que for possível. No futebol de campo, o pivô ou centroavante muitas vezes não é tão ágil, mas exerce uma função importante dentro da área.

Mesmo não tendo uma grande habilidade para o drible, no caso do futebol de campo, esse tipo de atleta sabe como ninguém marcar gols.

Neste sentido, no futebol o centroavante é essencial para a maioria dos sistemas de jogo. Eles costumam ser os artilheiros dos campeonatos e exigem marcação redobrada do time rival. Assim, sobra mais espaço para os atacantes de lado ou para os meias que entram na área.

O que é Pivô no futebol de campo?

Muitos jogadores que começaram como pivô no futebol foram para o futebol de campo. Com isso, eles conseguem exercer essa função com mais facilidade. Um exemplo clássico disso é o atacante Jô, que atuou por clubes como Corinthians e Atlético-MG.

O grande diferencial de um atleta dessa posição é a agilidade e o pensamento rápido. Além do mais, é preciso saber usar o corpo para proteger a bola e dar o passe. E, claro, sempre saber a hora certa de finalizar e surpreender o goleiro.

Então, agora você já sabe o que é pivô no futebol e quais as principais funções desses jogadores. Seja no futsal ou futebol de campo, essa posição é importantíssima para uma equipe.

Gostou da matéria? Veja também!

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Conheça nosso Guia de apostas para iniciantes.

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Entre no nosso grupo no Telegram, receba Tips e tire dúvidas! Aqui!

Quer colaborar? Entre em contato! 

Gostou do nosso texto de do goleiro da Suíça? Saíba mais sobre a Suíça! Veja!

Quanto tempo brasileiro pode ficar na Suíça?

É caro viver na Suíça? Veja os salários e custos mensais aqui.

Emprego na Suíça, nosso guia te ajuda a descobrir onde conseguir um trabalho.

Oito dicas de viagem para a Suíça – como se preparar para visitar o país

Capital da Suíça: o que fazer em Berna

Salário mínimo na Suíça: você não vai acreditar quanto é!

Como se preparar para o clima na Suíça

Como abrir uma conta na Suíça mesmo morando fora do país

Afinal de contas, Qual idioma Oficial da Suíça?

Como morar na Suíça?

Melhores lugares para visitar na Suíça

Genebra

Roteiro de 1 dia em Genebra, veja o que fazer na cidade.

O que fazer em Genebra?

VAGAS

Veja essas vagas de emprego na França! São mais de 100.00 vagas no setor do Turismo

Vagas em fintechs no exterior: empresa abre oportunidades para brasileiros

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo