Fora do campoFutebol BrasileiroNotíciasOpiniãoResenhaSão Paulo

Camisas do São Paulo: uma história preservada dos uniformes

Um passeio pela história do clube a partir de suas camisas

Hoje vamos falar sobre as camisas do São Paulo. Assim como a grande maioria dos times nacionais, o uniforme do São Paulo tem elementos que remetem à origem do clube, criado em 1930. No caso do tricolor paulista, as duas listras em preto e vermelho representam a união dos times Club Athletico Paulistano — a de cor vermelha — e Associação Atlética das Palmeiras — a listra preta.

No entanto, diferente dos demais clubes, as camisas do São Paulo precisam manter o mesmo estilo de uniforme. A manutenção da estrutura deles é estatutária, ou seja, está mantida por uma cláusula contida na fundação do clube.

Sao paulo

Com isso, as poucas mudanças implementadas ocorreram em ocasiões especiais como por exemplo o fardamento utilizado em homenagem aos 25 anos de carreira do goleiro Rogério Ceni, em 2015, ou a camiseta celeste em homenagem à Seleção uruguaia lançada em 2019.

Sete camisas do São Paulo que fazem parte da história do time

Camisas do São Paulo especiais de aniversário de 90 anos (2020)

camisa 1

camisa 2

 

Na última temporada, o tricolor paulista celebrou o aniversário com algumas mudanças na camiseta. O novo fardamento estreou na partida contra a Liga de Quito, pela Libertadores da América. As três principais faixas, na altura do peito, seguem até as costas. Além disso, a camisa também apresenta três faixas prateadas percorrem os ombros e listras verticais brancas em marca d’agua.

Camisas do São Paulo em homenagem à seleção uruguaia (2019)

camisa 3

A terceira camisa faz homenagem à seleção uruguaia com a cor azul celeste predominante. Assim, o clube estreou o uniforme alternativo na partida contra o Ceará, tornando-se a primeira camisa vestida por Daniel Alves em jogos oficiais.

O odiado uniforme amarelo (2016)

camisa 4

A galera não curtiu nada as camisas do São Paulo na qual a cor predominante é amarela. Assim, elas só duraram uma partida. A ideia foi bolada pela fornecedora de material esportivo Under Armour, e visava homenagear as conquistas são-paulinas em todas as modalidades esportivas.

Homenagem a Rogério Ceni (2015)

camisa 5

Esta camiseta bordô tem uma faixa vermelha situada no centro e cortada por um fino filamento dourado. Já os goleiros usaram uma camisa semelhante de contraste entre grafite e azul-marinho.

A camiseta azul do Recreativo de Cuelva (1969)

camisa 6

Uma história curiosa envolveu o uso de uma camiseta de outro time em durante o Troféu Colombino, em 1969. Na ocasião, o São Paulo não possuía sua camisa listrada para jogar contra o Real Madrid e o clube atuou com a camisa azul do Recreativo de Huelva, promotora da competição. Mas o novo uniforme deu sorte e São Paulo ganhou o jogo por 2 a 1.

As camisas do Unión Española (1978)

camisa 7

A Libertadores de 1978 foi outro momento em que o São Paulo se obrigou a usar uniforme de outro time. Assim, o fato rolou na partida diante do Palestino, no Chile. Sem o uniforme reserva, o clube triunfou pelo placar mínimo usando a camisa do Unión Española.

O primeiro uniforme alternativo (1940 e 2010)

camisa 8

Por fim, lançado por volta de 1940, este é oficialmente o terceiro uniforme do clube. Com listras verticais pretas e brancas e detalhes vermelhos na gola e nas mangas. Na época, os atletas usaram o uniforme em pelo menos sete jogos, entre eles as vitórias sobre os adversários Corinthians, Portuguesa e o argentino Gimnasia y Esgrima.  Em outubro de 2010, rolou o lançamento de um modelo parecido para integrar os uniformes dos goleiros, mas com calções e meiões em vermelho.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo