Notícias
Destaque

Investimento esportivo: os 4 maiores patrocinadores do futebol pelo mundo

Um esporte que gira muito dinheiro dentro e fora do país, envolvendo gigantes da indústria em seu montante, conheça os maiores patrocinadores do futebol!

É evidente que o futebol é o esporte mais importante pelo globo, no sentido de popularidade e da movimentação das massas. E, com isso, também é um dos esportes que mais alavanca dinheiro, devido sua visibilidade, grandes empresas e marcas não poupam dinheiro na hora de estabelecer contrato com os clubes. Mas quanto gastam os maiores patrocinadores do futebol para estampar sua logo nos uniformes?

Em primeiro lugar, existem dois principais tipos de patrocínio: material esportivo e patrocínio master. Como pode se imaginar, os patrocínios de material esportivo são aqueles que fortalecem uma equipe, desde chuteiras e uniformes, até bolas e outros materiais de campo. Agora, o patrocínio master se trata daqueles que estabelecem contrato com uma equipe para a divulgação de sua marca, por exemplo o logo da Chevrolet estampado na camisa do Manchester United.

Pode não parecer, mas os patrocínios de material esportivo costumam ser mais caros, devido ao tamanho da exposição da marca em todos os materiais que o time possui, mas o máster também lucra milhões para os cofres dos clubes. Conheça mais sobre os maiores patrocinadores do futebol, além do quanto estão dispostos a pagar pela sua divulgação.

Maiores patrocinadores do futebol – Adidas

As famigeradas três listras acompanham o uniforme de muitos times pelo mundo, a empresa esportiva e de vestuário alemã Adidas, realmente, não poupa do bolso na hora de investir nos clubes de futebol. Em escala mundial, a empresa é a segunda maior em materiais desportivos, sendo que na Europa ocupa o primeiro lugar, desbancando sua notória rival, a Nike. E, apesar do forte investimento da rival, ainda é a maior patrocinadora de material esportivo do futebol.

Não apenas os clubes de futebol são beneficiados, a própria FIFA e a UEFA recebem patrocínios da Adidas, de forma que até os árbitros possuem vestuário da empresa. As emblemáticas três listras estão presentes principalmente nos clubes europeus de futebol, como o Chelsea, o Bayern Munich e o Manchester United. Inclusive, o maior contrato de patrocínio da história do futebol foi feito pela Adidas com o Real Madrid, um contrato bilionário que está previsto para durar até 2028, a equipe europeia recebe um monte de quase 120 milhões de euros por ano da empresa alemã, colocando-a no topo dos maiores patrocinadores do futebol.

Bola que leva a logo de um dos maiores patrocinadores do futebol
Bola que leva a logo de um dos maiores patrocinadores do futebol

Maiores patrocinadores do futebol – Nike

Grande rival da empresa anterior, com uma logo tão emblemática quanto da anterior e, não é à toa, a Nike é a empresa que está em primeiro lugar no mundo em patrocínio de material esportivo. Afinal, não é só uma dos maiores patrocinadores do futebol, como também é a maior patrocinadora do basquete, tendo em sua linha os populares tênis Air Jordan, linha de sapatos em parceria com a estrela do esporte Michael Jordan. Não só B. Jordan é favorecido pela empresa americana, outros atletas como Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé também têm patrocínio direto da Nike.

Apesar de estar estampada no uniforme do Barcelona, Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid, a Nike continua atrás da Adidas no patrocínio de materiais do futebol, principalmente na Europa. De toda forma, os valores investidos nos clubes de futebol são impressionantes, o Barça recebe cerca de 105 milhões de euros anuais em material esportivo da Nike, em um contrato que vai até 2026, enquanto o PSG fica um pouco atrás com 80 milhões de euros anuais, seu contrato se estende até 2032.

Chuteira que leva a logo de um dos maiores patrocinadores do futebol
Photo by Kevin McCartney from Pexels

Maiores patrocinadores do futebol – Fly Emirates

Agora partindo para a área dos patrocínios máster, conhecemos bem a empresa de aviação Fly Emirates, que estampa o uniforme do Real Madrid e Arsenal. Natural de Dubai, a empresa é a principal em transporte aéreo nos Emirados Árabes Unidos, disputando em qualidade e serviços prestados com a Qatar Airways, que também destina patrocínios ao futebol.

É praticamente a terceira maior patrocinadora do futebol no mundo, sendo que os primeiros são a Adidas e a Nike. O interessante é que enquanto estas empresas tem patrocínio no futebol datado desde o final do século passado, a Fly Emirates começou seus investimentos no esporte há menos de 10 anos atrás. Hoje, a companhia aérea destina 175 milhões de euros para o futebol europeu, além de estampar os uniformes de outras equipes pelo mundo e competições, como da Confederação Asiática de Futebol e da Copa dos Emirados Árabes.

O Real Madrid é o mais beneficiado pela Fly Emirates, com quase 60 milhões de euros anuais em patrocínio máster. Enquanto isso, o Arsenal FC fica destinado a quantia de 45 milhões de euros anuais. A Fly Emirates, em pouco tempo, é um dos maiores patrocinadores do futebol, em específico, a terceira maior.

1st dep Futurism 728x90 1

Maiores patrocinadores do futebol – Chevrolet

Não só as companhias aéreas se voltaram para investir no tão amado futebol, mas as empresas automobilísticas também, a montadora norte-americana Chevrolet há muito tempo investe boas quantias no futebol internacional e nacional. Uma curiosidade é que 20 campeonatos estaduais brasileiros e a Seleção Brasileira de Futsal recebem apoio da Chevrolet, sem contar os mantos do Grêmio e do Inter que já carregaram a logo da montadora.

Em 2014,  a empresa marcou a história do futebol em um contrato firmado com o Manchester United, pagando 80 milhões de euros anuais ao clube em patrocínio master, um acordo que está previsto para durar até o final deste ano, 2022. Especula-se que o clube pretende substituir seu patrocinador, porém, os valores são relativamente menores do que a Chevrolet estava pagando para a equipe.

E não é só a Chevrolet que se inclinou a investir no futebol, a FIAT, ao final de 2018, se tornou a patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, em um contrato que durará até o final de 2022, ou seja, o logo da montadora italiana estará presente com nossa seleção na Copa do Mundo 2022. A Jeep também demonstrou interesse no esporte, o Juventus renovou contrato com a montadora que se estende até o final da temporada de 2024, rondando o valor de 45 milhões de euros anuais investidos no manto do time.

Gostou da matéria sobre a guerra na Ucrânia e o futebol?

Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!

Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc

Veja aqui se o seu time está na mira do grupo City! Eles querem comprar um time no Brasil

Veja quem são os maiores cobradores de falta de todos os tempos, aqui ó!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo