Futebol BrasileiroFutebol InternacionalNotícias

O que é VAR? Futebol e a introdução da tecnologia.

O que é VAR afinal? Não há dúvida de que o futebol é o esporte mais popular e envolvente do mundo hoje. É um esporte que mal conhece os limites da segregação. Globalmente, o futebol tem se mostrado uma força unificadora em muitos países, independentemente de gênero, cor, etnia e diferenças religiosas. No entanto, devido aos sentimentos que muitos amantes do futebol atribuem esporte, ele pode causar reações emocionais inesperadas ou até mesmo violência quando certas decisões não são bem tomadas no jogo. Pense em marcações erradas, gols ou faltas negligenciadas, cartões vermelhos ou amarelos errados, etc. Esses erros são inevitáveis devido a erros humanos. Daí a necessidade da introdução do VAR.

O Video Assistant Referee (VAR) foi introduzido no futebol para ajudar a minimizar falhas e erros humanos – ou trapaças intencionais e desonestidade – que podem ser causados por um árbitro de jogo de futebol. Pense em uma situação em que o árbitro ignora uma decisão indispensável ou resolve emitir diretivas desnecessárias. O uso do VAR, portanto, traz mais honestidade e menos conflitos aos esportes ao auxiliar na avaliação da decisão do árbitro principal. O VAR garante mais controle e escrutínio das decisões no campo de futebol.

VAR trabalha ao lado de outras duas pessoas; um sendo seu assistente e o outro como operador de replay. Eles operam em uma sala de operação de vídeo localizada a poucos quilômetros do local da partida.

Confira também: Futebol virtual! Conheça o planeta bola sem sair de casa

o_que_e_var

Como funciona o sistema?

O árbitro fala com o VAR ou vice-versa e recomenda a revisão de um incidente e o oficial em campo pausar o jogo até a decisão. A equipe VAR visualiza a filmagem e informa ao arbitro se a decisão deve ser mantida ou não. No caso de incidentes subjetivos, o VAR o aconselha a observar a revisão em campo antes de tomar uma decisão.

História do VAR

A ideia de ter o sistema VAR foi concebida pela Royal Netherlands Football Association (KNVB), apelidada de Projeto de Arbitragem 2.0 2010. Dois anos depois, o projeto deu origem à tecnologia da linha de gol, que alerta os árbitros quando a bola passa completamente pela linha do gol.

A tentativo do KNVB em 2014 de persuadir o International Football Association Board (IFAB) a usar o que é VAR hoje em dia durante as partidas de futebol foi um grande golpe depois que sua proposta foi veementemente contestada pelo então chefe da FIFA, Sepp Blatter. A Proposta holandesa recebeu um impulso um ano depois, depois que o presidente Blatter foi deposto do cargo por acusações de corrupção e Gianni Infantino assumiu. Os membros do corpo de futebol votaram de forma esmagadora a favor da ideia durante uma reunião preparatória realizada na sede da FIFA em Zurique, na Suíça.

Depois de um teste ao vivo do sistema VAR por dois anos, incluindo em um amistoso internacional entre França e Itália, a Liga A da Austrália se tornou a primeira divisão de futebol de topo a usar o sistema em abril de 2017. Em junho do mesmo ano, foi usado na Copa das Confederações da FIFA 2017, seguido pela Major League Soccer nos EUA em agosto e pela Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em outubro.

O futebol europeu de primeira linha também respondeu introduzindo a tecnologia em suas respectivas ligas. Bundesliga e Série A da Alemanha e Itália, respectivamente, abraçaram o VAR na temporada 2017/2018; O mesmo aconteceu com a Liga Francesa 1, depois a La liga Espanhola a implementou na temporada seguinte, 2018/2019.

A Premier League inglesa, uma das ligas mais famosas e competitivas do mundo empregou o uso do sistema VAR na temporada 2019/2020 apesar de sua existência na Copa da Inglaterra desde 2017/2018. A UEFA Champions League não ficou pra trás; VAR é usado atualmente na prestigiada competição. A Copa do Mundo de 2018 também adotou a nova tecnologia, o que deixou torcedores, dirigentes e jogadores animados e, também, furiosos.

Apesar de todos os elogios, a tecnologia VAR não é perfeita. O sistema tem sido alvo de críticas devido ao que alguns chamam de falta de clareza e consistência e falta de transparência, visto que alguns desconhecem quais incidentes estão a ser analisados pelo VAR. Alguns argumentam que, como o julgamento humano ainda é necessário, o sistema ainda está marcado por vários erros, uma afirmação que é anulada pelos dados da FIFA. O órgão informou que o sistema VAR teve uma taxa de sucesso de 99,3 por cento acima dos 95 por cento de chamadas corretas de árbitros sem VAR durante a copa do mundo de 2018.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo