NotíciasOpinião
Destaque

Mundial do Palmeiras

Algumas polêmicas no mundo do futebol, pode-se dizer que são eternas, elas ultrapassam décadas, grupos de amigos e chegam até mesmo no ambiente familiar. Um exemplo clássico dessas polêmicas é a pergunta que sempre fica e atormenta os palmeirenses: o Palmeiras tem Mundial? No presente artigo falaremos um pouco mais sobre o que envolve o tema e o motivo do surgimento dessa dúvida. Acompanhe a seguir. 

Para a infelicidade da torcida, esse assunto está longe de acabar, principalmente, pelo fato de que o time perdeu a oportunidade de ser campeão mundial contra o Bayern de Munique depois de ter sido campeão da Libertadores e sido eliminado da disputa pelo Mundial pelo Tigres no campeonato de 2020/21. 

Mundial do Palmeiras

Por isso, é preciso entender tudo o que ocorreu na Copa Rio Internacional do ano de 1951 que proporcionou ao Palmeiras uma possível grande vitória intercontinental. No começo dos anos 50, Stanley Rous, Secretário Geral da FIFA, propôs a realização de um torneio de campeões filiados à FIFA de todos os países. 

Essa sugestão foi feita para a CBD que hoje é a atual CBF e, então, surgiu a Copa Rio Internacional. É preciso reconhecer que ela foi relevante para a competição de futebol por ter sido a primeira de interclubes com abrangência mundial. 

A Copa Rio Internacional foi criada antes mesmo da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes), da Champions League e da Libertadores da América. A competição da Copa Rio foi organizada e autorizada pela FIFA e recebeu este nome por ter o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

O torneio teve 8 equipes disputando, entre elas, o Vasco da Gama, Nice, Sporting, Áustria Viena, Juventus, Nacional, Estrela Vermelha e por fim, o Palmeiras que saiu como vencedor do torneio. 

Entretanto, o problema maior começa surgir quando o vencedor só corre atrás do reconhecimento da Copa do Rio como torneio mundial no ano de 2002, dois anos após o Corinthians ter sido campeão da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA no ano de 2000.

Veja também Como Surgiu a Champions League 

Palmeiras de mundial

FIFA voltou atrás com o Mundial do Palmeiras

Depois de algum tempo, no mês de março do ano de 2007, o Palmeiras foi consagrado com um documento da FIFA em que recebia a assinatura do secretário-geral com a declaração de que ele era o primeiro time a ter ganho um campeonato mundial, já que venceu a Copa Rio no ano de 1951. 

Um pouco depois, no ano de 2014, Joseph Blatter também deu uma entrevista para reconhecer o título ao Palmeiras e, além disso, fez um destaque falando que a Copa Rio não deve ser comparada com os mundiais da FIFA, porém, produziria e chancelaria um certificado que provaria sua importância para a época. 

Mundial do Palmeiras fax

Desde então, muitos outros problemas surgiram, principalmente, quando outros clubes também tentaram receber o mesmo reconhecimento, já que também haviam disputado a Copa Rio. Um exemplo foi o Fluminense que disputou no ano de 52 e o torneio não foi chancelado pela FIFA, porém, tratava-se do mesmo título que o Palmeiras havia recebido no ano anterior. 

Além disso, outro clube que correu atrás de seus direitos foi o Corinthians, pois havia recebido a Pequena Taça do Mundo no torneio intercontinental que aconteceu no ano de 52 até o ano de 75 entre times da Europa e América do Sul, em que o próprio São Paulo foi campeão em 55. 

Com medo da disputa pelos títulos mundiais, a FIFA recuou e não emitiu o certificado que prometeu ao Palmeiras em entrevista sobre o jogo vencido na Copa Rio no ano de 51. Em 2017, a FIFA fez um reconhecimento dos campeões mundiais de clubes que venceram os Torneios Intercontinentais nos anos de 1960 até 2004 e o time sequer foi mencionado como exceção. 

O mal entendido permaneceu e, até o presente momento, a FIFA não fez mais nenhum pronunciamento sobre o assunto e o merecimento do Palmeiras com relação ao mundial. Então, “O Palmeiras tem Mundial?” certamente será tema de muitas discussões entre familiares, amigos e mesa de bar.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo