FlamengoNotícias
Destaque

Flamengo de 81, a Trajetória do Flamengo até a glória

Flamengo de 81, a Trajetória do Flamengo até a glória. Se eu acreditasse em numerologia ou em destino buscaria em uma das duas possibilidades uma explicação para eu ser flamenguista, mas acho que nenhuma delas explicaria tão bem o fato de que eu amo esse clube rubro-negro.

Como já bem afirma todo o hino da nação rubro-negra “eu teria um desgosto profundo, se faltasse o flamengo no mundo”. É como afirma o nosso canto de guerra, um flamenguista o é por essência, nasce sendo e morre flamenguista é algo presente no DNA. ]

A canção deixa muito claro, para o flamenguista a existência do Clube de Regatas do Flamengo é o que torna a vida interessante. Mas além de tudo isso eu sempre ostentei com orgulho o fato de ter nascido no mesmo dia do clube.

Claro que dizer que eu sempre me orgulhei desta data é um exagero da minha parte, pois eu mesmo só vim tomar conhecimento desta curiosa coincidência quando já lia uma reportagem sobre a história do clube em minha adolescência.

Lembro-me de na ocasião ter feito questão de recortar a reportagem e guarda-la comigo como uma espécie de tesourinho pessoal. Infelizmente o recorte foi perdido no meio de dois divórcios e muitas mudanças, mas ainda o guardo na memória. Exatamente por ter nascido no dia 15 de novembro de 1970 é que eu pude ver o flamengo se tornar o maior do Brasil.

Flamengo de 81
Imagem de reprodução da TV

Flamengo de 80, o maior do Brasil

O time que já era gigante por natureza ainda não possuía campeonatos nacionais quando eu nasci. O primeiro campeonato brasileiro foi meu aniversário de dez anos adiantado. Ainda me lembro daquela campanha fantástica que resultou num duelo contra o Atlético Mineiro em pleno Maracanã. A vitória por 3 a 2 sobre a equipe mineira foi o meu presente com alguns meses de antecedência, me deu o prazer de poder gritar que o meu clube era campeão nacional. O título em 1980 permitiu que o time fosse para a Copa Libertadores em 1981, ano em que o time se consagrou e entrou para a história com uma campanha fantástica.

Em 1980 e principalmente em 1981 o time era muito superior. Para citar apenas alguns dos grandes nomes que formavam a equipe naquele período temos Zico, Adílio, Júnior, Uri Geller, Nunes, Leandro e Andrade. 1981, apesar da forte equipe, não iniciou bem. Vimos o Flamengo cair nas quartas de final do brasileiro para o Botafogo e tivemos que engolir o grito de campeão brasileiro que achávamos que iríamos gritar por dois anos seguidos. Restava a esperança de vencer o carioca e a Libertadores para que o ano não passasse em branco.

Flamengo de 81 marcado na história

Eu não sabia, mas dezembro de 1981 ficaria marcado na minha vida e na história, como diz a música que todos cantamos no ano passado. Primeiro a conquista do campeonato estadual. A disputa com o nosso maior rival, o Vasco, permitiu que estufássemos o peito e gritássemos com muito mais alegria aquela vitória.

Muito mais que o orgulho de ser o maior do Rio, aquela vitória sobre o Vasco nos deu ânimo e fôlego ao time que já vinha embalado da conquista da Libertadores sobre o Cobreloa. As vitórias sobre o Vasco no Rio de Janeiro e sobre o Cobreloa em Montevidéu deram ânimo aos jogadores e a nós torcedores para acreditarmos que dava pra ir ao Japão e voltar como o maior time do mundo.

Preparados para provar de vez que o Flamengo não era uma equipe que apenas conseguia conquistar seus títulos jogando no Maracanã. Havia também em nós o desejo de provar aos ingleses de comoseria o futebol brasileiro e o flamengo. Após falas dos rivais desmerecendo o nosso time, tratando como se o embate fosse uma garantia de vitória fácil.

Era necessário que o Flamengo de 81 partisse para cima e garantisse a conquista. E foi isso que o time fez, ainda no primeiro tempo uma atuação fantástica de Zico e os gols de Adílio e Nunes garantiram a vitória. Provaram para os ingleses e todos os adversários que o Flamengo era o maior time do mundo. Os ingleses, assim como meus conhecidos que torciam para times rivais, buscaram minimizarem a derrota diante do nosso rubro-negro. Mas não havia choro e nem desculpas o Flamengo era o maior do mundo após vencer o Liverpool.

Aposte no Flamengo na Pinnacle, uma super casa de apostas!

Veja mais matérias sobre o Flamengo!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo