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Exercícios para melhorar a resistência: Dicas úteis

Em primeiro lugar, você deve saber por que  um corpo precisa melhorar sua resistência  e você deve saber que é muito necessário  manter o coração e os pulmões saudáveis. Os atletas sabem bem que o exercício não só melhora a aptidão física, mas também acompanha um  fortalecimento dos órgãos , desde que o esporte seja realizado eles são responsáveis ​​e sem forçar. E exercícios para melhorar a resistência são essenciais.

Uma pessoa que tem boa resistência  suportará uma rotina de atividades por muito mais tempo sem ficar cansada ou fatigada. Portanto, você pode gastar mais tempo em movimento físico, sem ser exaustivo. Conseguir melhorar a resistência, sim,  exige perseverança , como para vencer qualquer desafio que você se coloque na vida.

Veja também – Como preparar meu físico para competição, para o Futebol.

resistencia

Para que serve o treinamento de resistência?

Especialistas em treinamento dizem que aqueles  cujo esporte é baseado em melhorar a resistência se , por algum motivo, tiverem que parar de treinar por uma temporada , sua forma física vai ficar bem por várias semanas e até dois meses. Pessoas que focam o exercício no ganho de força,  perdem a forma física mais cedo, em caso de pausa.

E é que  ter resistência é muito saudável. Pessoas bem treinadas podem fazer mais atividades físicas em um dia sem se cansar . E não estamos a falar de desporto, mas também de cumprir as rotinas necessárias (trabalho, família, lazer …) e não se sentir exausto no final do dia. Além disso, com a resistência, é muito mais fácil manter o nível de intensidade necessário durante a prática de esportes ou atividades físicas.

Em relação ao corpo e órgãos, os especialistas descobriram que a resistência traz grandes benefícios à saúde:

  • Coração mais forte. Quando uma pessoa está em boa forma física, ela obtém mais sangue para bombear a cada batimento cardíaco.
  • Maior capacidade pulmonar . A atividade feita para melhorar a resistência fortalece o diafragma e isso, por sua vez, aumenta o volume do pulmão, levando à capacidade de receber mais oxigênio a cada respiração.
  • Reduz os níveis de colesterol . Muitos estudos têm demonstrado que uma boa resistência física e, portanto, uma melhora na capacidade dos pulmões, faz com que o colesterol ruim não seja um problema. “A aptidão cardiorrespiratória pode alterar a trajetória de envelhecimento de lipídios e lipoproteínas em homens saudáveis”, de acordo com um relatório publicado no ‘Journal of the American College of Cardiology‘, que também concluiu que homens com baixa aptidão cardiorrespiratória tinham maior risco de desenvolver alta colesterol mais cedo.

Que tipos de treinamento de resistência existem?

No mundo do fitness existem duas categorias bem diferenciadas. Por outro lado, existe a resistência aeróbia , o que significa que uma pessoa pode fazer um esforço leve ou moderado por muito tempo (para quem gosta de andar de bicicleta, correr ou nadar, por exemplo).

Por outro lado, o que é conhecido como resistência anaeróbia define a capacidade de uma pessoa fazer um esforço muito intenso em um curto período de tempo. Muito importante para esportes de levantamento de peso.

Exercícios para melhorar a resistência aeróbica

As rotinas cardiovasculares são essenciais para quem deseja melhorar neste aspecto. Alguns dos mais úteis são:

  • Pular corda  (escolha uma de qualidade  para que este complemento seja um suporte para a sua atividade e não um incômodo).
  • Corra  (você pode fazer na rua ou em casa com uma máquina adequada).
  • Andar de bicicleta.
  • Row .
  • Repita o mesmo movimento por muito tempo. Por exemplo, uma prancha, um agachamento, um abdômen (em geral, levantando o próprio peso) … você deve repetir, lentamente, se necessário, por vários minutos para treinar a resistência.
  • Algum. Se você tem uma piscina, o mar, um lago, por perto, a natação vai te ajudar muito a melhorar sua resistência.
  • Pratique ioga. A respiração e a necessidade de manter uma atividade constante tornam esta prática muito boa para melhorar a resistência física. Você precisa de um tapete confortável e, se quiser, também de algum acessório .

O que você deve fazer para melhorar a resistência física?

Além de praticar esportes e atividades como as já mencionadas na seção anterior, para melhorar a resistência física é preciso levar em consideração diversos aspectos, quando for planejar seus exercícios e treinos. Em outros aspectos:

  • Comece a treinar com um nível adequado à sua condição física. Isto é, não comece sobrecarregando os músculos e a respiração. Ouça seu corpo e verá o quanto ele pode realmente resistir sem um esforço excessivo que pode ser contraproducente.
  • Aumente o esforço conforme sentir que pode . À medida que sentir que o seu corpo ganha resistência, aumente primeiro o volume do exercício (o tempo que despende nesta tarefa ou os quilómetros que faz). Depois disso, à medida que vai melhorando, aumente a intensidade, ou seja, a velocidade da atividade.
  • Faça uma dieta rica em carboidratos. Para complementar uma rotina de exercícios para melhorar a resistência, você precisa do consumo de carboidratos. Isso dá energia.

Lembre-se de que, enquanto você está começando, os treinadores recomendam que a intensidade da atividade seja lenta ou moderada. Mas, com o passar das semanas, você deve ter a capacidade de combinar exercícios de intensidade moderada e até alta.

Depois de treinar por muito tempo, você será capaz de se exercitar para melhorar a resistência de forma contínua e com alta intensidade, pois seu corpo, coração e pulmão suportarão muito mais esforço.

Lembre-se de como o esporte é importante, não só para sua aparência física, mas também para sua saúde e bem-estar. E uma das bases do exercício reside na melhora da resistência. Encontre o esporte que você mais gosta e comece a desenvolver suas habilidades.

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