Depois de semanas de incertezas e confusões, a Copa América 2021 está confirmada no Brasil e iniciou neste domingo (13).
O Superior Tribunal Federal autorizou, por 11 a 0, que a competição role em território brasileiro. E assim, esse foi o último capítulo dessa novela.
Assim, agora, a gente pode se concentrar mais uma vez no campo, sobretudo para a nossa Seleção, que busca o décimo título do torneio.
Os escolhidos por Tite para a Copa América 2021 no Brasil
Com apenas uma mudança, o técnico Tite já anunciou os 24 escolhidos para a disputa da Copa América. O treinador tinha a opção de levar até 28 jogadores, mas dispensou 4 lugares.
A principal ausência é a do zagueiro Rodrigo Caio, que foi trocado por Thiago Silva. O zagueiro do Chelsea se recupera de lesão. Então a lista final do técnico Tite ficou assim:
- Goleiros: Alisson, Éderson e Weverton;
- Laterais: Émerson Royal, Danilo, Alex Sandro e Renan Lodi;
- Zagueiros: Éder Militão, Felipe, Marquinhos e Thiago Silva;
- Além disso os meias: Casemiro, Douglas Luiz, Everton Ribeiro, Fabinho, Fred e Lucas Paquetá;
- Por fim, os atacantes: Everton Cebolinha, Roberto Firmino, Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus, Neymar, Richarlison e Vinícius Júnior.
Tite chega com moral após desempenho nas eliminatórias
Após as polêmicas envolvendo o nome do técnico Tite nas últimas semanas, o treinador chega com moral para a Copa América.
Isso por conta da excelente campanha do Brasil nas Eliminatórias para a Copa 2022. Em seis jogos, o Brasil venceu todos, marcando 16 gols e sofrendo apenas 2. Assim, com os 18 pontos conquistados, a Seleção é líder absoluta e já encaminha uma vaga para a Copa.
Na última semana, o Brasil teve dois confrontos pelas Eliminatórias. Dessa forma, as vitórias sobre o Equador (2 a 0) e Paraguai (2 a 0) acalmaram os ânimos em relação ao comando técnico da Seleção.
Aposte na Seleção na Pinnacle, uma super casa de apostas!
Brasil é o país Sul-Americano com mais jogadores para a Copa América 2021 no Brasil
Ao todo, 17 jogadores que atuam no Brasil estão na disputa da Copa América. A Seleção Brasileira conta com apenas três deles: Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa, ambos do Flamengo e Weverton, goleiro do Palmeiras.
Mas mais equipes brasileiras estão desfalcadas, já que alguns de seus jogadores defendem outras seleções. Dá uma olhadinha na lista:
- Flamengo: Arrascaeta (Uruguai), Isla (Chile) e Piris da Motta (Paraguai);
- Além disso, no Atlético-MG tem uma galera: Jefferson Savarino (Venezuela), Júnior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador), Eduardo Vargas (Chile);
- Palmeiras: Matias Viña (Uruguai), Gustavo Goméz (Paraguai);
- Cruzeiro: Marcelo Moreno (Bolívia);
- São Paulo: Arboleda (Equador);
- Corinthians: Otero (Venezuela);
- Grêmio: Pinares (Chile);
- Por fim, no internacional: Palácios (Chile).
A Europa ainda é a principal “fornecedora” de jogadores para as seleções da América do Sul. Na sequência vem países como México e Bolívia. Na Itália, por exemplo, atuam 28 jogadores da Copa América 2021, seguida pela Espanha, com 25. Já o México é o local de trabalho de 23 atletas que disputarão a competição.
COVID-19 e a Copa América no Brasil
A pandemia vai obrigar uma adaptação maior para jogos da Copa América. Assim, as partidas vão rolar sem a presença de público e outras medidas serão adotadas como por exemplo:
- Teste das delegações a cada 48 horas;
- Quarentena dos atletas e comissões técnicas nos hotéis;
Mas, as seleções não precisarão estar vacinadas para a competição. É que o Ministério da Saúde ressaltou que não haveria tempo hábil para a completa imunização dos atletas e funcionários. É isso, seja como for, ao que tudo indica a bola vai rolar sem problemas.