Resenha

Como surgiu a Champions League? Confira Agora Mesmo

Sabemos que o Champions League é um dos campeonatos mais importantes que o futebol tem em sua história, até por sua relevância e reconhecimento internacional. Por entender que a Champions League mobiliza os maiores amantes do futebol, vamos entender então hoje como surgiu a Champions League.

Champions-League

História da Champions League

A criação da Champions League ocorreu no ano de 1955, pouco tempo depois do primeiro congresso da UEFA, a União Europeia de Futebol. Essa reunião aconteceu no mesmo ano, na Áustria. 

Logo no início, essa competição era conhecida e intitulada como “European Cup”, e é importante ressaltar que essa ideia não foi da UEFA propriamente dita, e sim de Gabriel Hanot, um importante diretor desportivo da época, do famoso diário L’Équipe. 

Como a UEFA já estava interessada em fazer um campeonato dessa amplitude, uma coisa se uniu a outra. Então, a UEFA consagrou a ideia de Gabriel Hanot arquitetando a estrutura desse campeonato, que também contou com a ajuda de Jacques Ferran. 

A primeira competição oficial ocorreu em setembro, do ano de 1955, e nesse tempo os times que participavam não tinham a necessidade de ser campeões nacionais, que é o que ocorre hoje (essa foi uma das grandes mudanças que ocorreu com o tempo). 

Nesses primeiros momentos, os times recebiam o convite pela UEFA, sendo que o critério principal para esse convite era a comoção que as torcidas tinham. Isso significa dizer que a UEFA preferiu convidar aqueles times que possuíam mais torcedores consigo, assim a visibilidade era maior. 

A final desse campeonato de 1955 ocorreu em 1956, no mês de junho, e a disputa aconteceu entre o Real Madrid e o time Stade Reims. O vencedor foi o Real Madrid, com o placar de 4 a 3, por isso esse time tem tanto destaque, por ser o primeiro campeão da história da Champions League

Já no ano de 1992, um tempo depois do seu início, o nome dessa competição passou por uma modificação, sendo criada a liga dos campeões. Essa mudança também alterou outras questões mais internas do campeonato, embarcando no formato e afins.

Essas outras mudanças que comentamos são em relação as fases eliminatórias e de grupos, pois eles perceberam que os formatos precisam passar por uma reforma que fosse mais justa para todos os times. Essa estrutura que se modificou é a mesma que perpetua até os dias de hoje do campeonato.

Confira também – Conheça os principais Campeonatos Europeus

Quem ganhou mais títulos da Champions League? 

O Real Madrid não é somente o vencedor do primeiro tornei, mas sim o líder dos títulos da Champions League até os dias de hoje. O time foi ganhador do campeonato por mais de 13 vezes. 

O que fica o questionamento é se o Real Madrid vai continuar sendo o líder ou se outro time vai conquistar essa posição ao longo dos anos. 

Já no segundo lugar vemos que o AC Milan ocupa essa posição, com o total de 7 títulos. Em terceiro lugar vemos que o Bayern de Munique possui 6 títulos, porém o Liverpool também divide essa posição. 

Por último, citamos o Barcelona, que possui 5 dos campeonatos jogados ganhos, contudo o time tem chamado muito a atenção de especialistas do ramo, já que o clube vem se destacando ao longo dos anos que participou da Champions League

Além disso, 3 dos seus títulos foram ganhos entre os anos de 2005 e de 2015, então claro que isso é um ponto positivo para o clube. 

O campeonato da Champions League é totalmente organizado e raramente traz dúvidas quanto a estrutura em si, sendo muito justo quanto aos ganhadores e times participantes no geral. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo