Futebol InternacionalMercado da BolaNotíciasOpinião
Destaque

Barcelona falido? Gigante europeu acumula bilhões em dívidas. Confira

A situação está dramática para as finanças do barça. Dá só uma olhada.

Será mesmo que o Barcelona está falido? A situação não está nada boa para a maioria dos clubes de futebol. No Brasil, sabemos que os grandes acumulam dívidas milionárias, que só aumentaram após a pandemia. Mas a Europa também apresenta casos preocupantes envolvendo times muito tradicionais.

Dessa vez, quem preocupa é o Barcelona. A dívida do clube ultrapassa os R$8,5 bilhões e a nova gestão está com os cabelos em pé após o resultado do último balanço financeiro. Assim, apenas na última temporada, o Barça registrou um déficit de 51 milhões de euros.

Com isso, o presidente Joan Laporta, eleito em março, terá trabalho para colocar o clube em dia. Enquanto isso, os resultados dentro de campo estão sendo muito cobrados e o time acumula decepções nas últimas temporadas.

Barcelona-falido

Barcelona falido: Situação dramática revelada pelo CEO

A crise financeira vivida pelo Barcelona não é especulação da imprensa, é realidade pura. Os números foram divulgados pelo CEO do clube, Ferran Reverter, após auditoria interna liderada pela nova gestão. Assim, a situação gravíssima foi escancarada em entrevista coletiva.

Segundo Reverter, a nova diretoria encontrou o clube em falência contábil, com uma dívida de 1,3 bilhão de euros. Assim, não havia dinheiro nem para o pagamento dos funcionários. Segundo o levantamento, a dívida aumentou muito por conta de vários fatores:

  • Altos salários pagos aos jogadores. Estima-se que os valores pagos eram de 30% a 50% maiores do os praticados pelo mercado;
  • Além disso, as comissões pagas também eram muito superiores, chegando, em alguns casos, a 33%, sendo que o normal era, no máximo, 10%;
  • Compra de jogadores muito caros em negociações milionárias;
  • Por fim, prejuízos na venda de atletas.

Tudo isso mostra como foi a administração de um dos maiores clubes do mundo nos últimos anos. Mas o pior é que o reflexo dessa crise continuará aparecendo nos próximos anos.

Há chances de o Barcelona estar falido?

Ainda segundo o CEO, se o Barcelona fosse uma empresa, com certeza entraria no processo de falência. Todos os dados foram apresentados e estão disponíveis no site do clube, para a conferência de qualquer pessoa.

Ferran Reverter exemplificou a bagunça e disse que está difícil encontrar a documentação do clube. Além disso, ele ressaltou que muitos documentos foram apagados e que os funcionários usavam seus computadores pessoais, inclusive para mandar e-mails.

Tudo isso tem dificultado o trabalho da nova diretoria. A situação dramática no caixa do clube também está prejudicando o pagamento de despesas, incluindo salários.

Mas o Barça não vai falir. Isso porque o clube ainda é uma associação civil sem fins lucrativos e não corre o risco de entrar no chamado processo de dissolução.

Estádio esquecido pela gestão anterior

Além das dívidas e bagunça administrativa que geram o burburinho do Barcelona falido, a nova gestão também encontrou instalações deterioradas. Assim, o principal descaso era com o lendário Camp Nou. Segundo o CEO, havia mais de 900 problemas estruturais no estádio, sendo 124 graves.

Resultados decepcionantes em campo

Dentro de campo, a crise se reflete em maus resultados. Confira as últimas decepções da torcida do Barça:

  • Campeonato Espanhol: na temporada passada, a equipe ficou na 3° colocação;
  • Liga dos Campeões: na última edição, caiu logo nas oitavas, perdendo com facilidade para o PSG (5 a 2 no agregado). E como esquecer da edição de 2019-20, quando a equipe foi eliminada após sofrer um histórico 8 a 2 do Bayern de Munique.

Diante da crise, as próximas temporadas devem ser difíceis para o Barcelona dentro e fora de campo. Mas e aí torcedor, será que o gigante saíra dessa situação?

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo