GamesNotíciasResenha
Destaque

É oficial: PES 2022 é grátis e mudou o nome para e-Football

A Konami pode surpreender com versão sem custos do game

Atualizado em 23/07/2021

Pois é galera, PES 2022 é oficialmente grátis. O game rival da série FIFA confirmou que vai mesmo liberar a jogatina gratuita para todo mundo. Mas não é só isso, o título também mudará o nome e passará a se chamar e-Football. De acordo com os desenvolvedores, o uso do Unreal 4 como engine do jogo trará gráficos e jogabilidade ainda mais fluída e realista. Além disso, Neymar e Messi passam a ser os garotos propagandas da franquia.

O lançamento de versões “free-to-play” dos games da franquia PES não é uma novidade. Isso já aconteceu nas edições do PES 2020 e PES 2021. É possível baixar esses jogos de forma gratuita até hoje nas principais plataformas e são como versões “lite” do game. Ou seja, apresentam funcionalidades reduzidas com relação à sua versão completa.

Mas desta vez, a diferença é que a versão completa de PES 2022 pode ser grátis para as principais plataformas desde o primeiro dia de lançamento. Mas não se engane, se isso de fato rolar, isso não significa que a desenvolvedora Konami abriu mão dos gigantescos lucros obtidos com os games da série PES.

PES 2022 grátis

PES 2022 grátis faz parte de estratégia de negócios da Konami

Isso é resultado de uma estratégia de negócios adotada pela empresa japonesa nos últimos anos. Os caras focaram em títulos mobile ao contrário de investir nas suas franquias mais conhecidas para consoles (como Contra, Metal Gear e Castlevania).

Dessa forma, a empresa obtém um volume de lucros maior com as vendas contidas em games lançados para celulares (que são criados com poucos recursos e oferecem maior possibilidade de rentabilidade) do que títulos AAA para consoles (que têm um prazo e investimento mais significativos e apresentam maior incerteza de lucro).

Ao disponibilizar PES 2022 grátis para todos os jogadores, a Konami adota essa mesma prática no universo dos consoles. Assim, ela foca nas vendas dentro dos games, principalmente de jogadores no modo Master League, além de DLC’s e outros itens. Essa prática não é uma novidade, visto que a EA já lucra com isso com o jogo FIFA há muitos anos.

Dessa forma, PES 2022 grátis seria uma espécie de “serviço”, com uma base ampla de jogadores desde o primeiro dia de lançamento, tidos como potenciais consumidores de itens virtuais do game.

Como é o PES 2021

A mais recente edição de Pro Evolution Soccer já se trata de apenas uma atualização da edição 2020, com a inclusão de jogadores dos times atuais e pequenas melhorias. O PES 2021 update utiliza do mesmo motor gráfico e modos de jogo do game anterior. Entre as vantagens que são específicas para os gamers brasileiros, está a adição dos times e uniformes oficiais dos times nacionais.

Como será o PES 2022

Há poucas informações até agora sobre PES 2022. O anúncio oficial foi feito através de um teaser que mostra o jogador Lionel Messi. Mais informações sobre o game rolarão no dia 21 de julho deste ano.

A equipe da Konami criou um novo motor gráfico especialmente para os consoles da nova geração (PS5 e Xbox Series X/S). Assim a física, os gráficos e os modos de jogo foram aprimorados. A empresa ainda não divulgou se o game terá ports para a PS4 e Xbox One.

Veja mais sobre games e e-sports! Aqui ó!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo