Futebol InternacionalNotíciasOpinião
Destaque

Confira a sede e outros detalhes sobre o Mundial de Clubes 2021

Apesar do torneio só rolar ano que vem, algumas coisas já foram definidas

Finalmente, após impasses e dúvidas, a FIFA definiu onde será disputado o Mundial de Clubes 2021. A competição será realizada apenas no começo de 2022, nos Emirados Árabes Unidos, mais precisamente em Abu Dhabi.

Mesmo com a sede definida, existem muitas dúvidas sobre o torneio. Tiveram dúvidas sobre sua realização nos últimos meses. O seu formato também pode mudar, mas apenas para a próxima edição.

Aqui no Brasil, as expectativas estão altas sobretudo para duas grandes torcidas. Isso porque Flamengo ou Palmeiras, finalistas da Libertadores, podem garantir vaga no torneio. Então, a seguir, confira mais detalhes do que se sabe até agora sobre o Mundial de Clubes 2021.

Mundial-de-Clubes-2021

Definição da sede após desistência e candidatura do Brasil para Mundial de Clubes 2021

Inicialmente, o Mundial de Clubes 2021 era para ser realizado no Japão, no final deste ano, assim como já aconteceu outras vezes. Mas o Japão desistiu de sediar a competição. O país sediou, este ano, as Olimpíadas de Tóquio e as Paralimpíadas.

Após a realização desses dois eventos mundiais, o Japão registrou um aumento considerável no número de casos de coronavírus. Por isso que o país desistiu de sediar o Mundial.

Após a desistência, a FIFA recebeu propostas de vários países interessados em sediar o torneio. As propostas formais vieram da África do Sul e dos Emirados Árabes. Mas o Brasil também fez uma consulta informal à FIFA.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ofereceu o Rio de Janeiro como sede do Mundial de Clubes. No entanto, a FIFA escolheu os Emirados Árabes.

Não perca a chance de ganhar $$ com esse mundial com bônus. 

Quem já está garantido no Mundial de Clubes 2021?

Alguns times já tem presença garantida no Mundial, que permanece com o mesmo formato de disputa para 2021. Os times classificados são:

  • Chelsea: campeão da Liga dos Campeões;
  • Auckland City: campeão da Austrália;
  • Por fim, o Al-Ahly, representante do Egito.

Resta ainda definir os campeões da Ásia, CONCACAF e do país sede. O Brasil também terá um representante, pois Flamengo e Palmeiras disputam a final da Libertadores, em novembro. Um deles estará no Mundial. Aliás, você já conferiu a matéria que fizemos sobre o favorito para conquistar o título da Libertadores? Dê uma conferida sobre os pontos fortes e fracos de cada brasileiro.

Mudança de formato?

A edição de 2021 do Mundial de Clubes permanece com o mesmo formato das edições anteriores. Mas a FIFA estuda alterar a fórmula de disputa já para a próxima temporada.

O projeto inicial era implementar o novo formato já neste ano, mas a pandemia adiou os planos da FIFA. Na temporada 2022/23, o Mundial deve contar com 24 clubes e ser disputado a cada 4 anos e não anualmente, como ocorre hoje.

Mundial 2021 já tem data definida?

Ainda não. Mas o certo é que o torneio não vai ocorrer neste ano. Assim, a previsão é de que ocorra em fevereiro de 2022. Isso é um reflexo das mudanças do calendário causadas pela pandemia.

Os Emirados Árabes permitirão público nos estádios e a entrada de brasileiros vacinados também deve rolar.  Antes disso, em novembro, teremos a final da Libertadores. E a final já tem data. Flamengo e Palmeiras se enfrentam em jogo único, no dia 27/11, no Estádio Centenário, no Uruguai.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo