Notícias

Jogadores de futebol da 2ª divisão do Paraguai improvisam para sobreviver

Os jogadores de futebol da segunda divisão do Paraguai estão trabalhando como jardineiros, construtores e vendedores de ovos para sobreviver durante a pandemia COVID-19. A maioria deles não é paga pelos clubes há mais de um ano.

Paraguai e a segunda divisão do Futebol

A última temporada da segunda divisão do Paraguai terminou em 17 de novembro de 2019, mas o campeonato da primeira divisão do país foi o primeiro a começar na América do Sul, poucos meses após o início da pandemia.

segunda-divisao-paraguai

Executivos do futebol paraguaio acreditam que a temporada da segunda divisão de 2021 começará em 9 de abril, assim que o ministério da saúde do país e o órgão local de futebol fecharem um acordo para um protocolo COVID-19 para as três divisões inferiores e o campeonato nacional de futebol feminino.

Jogadores da segunda divisão do Paraguai, chamada Division Intermedia, receberam uma doação de $ 142 por três meses, de acordo com vários deles que falaram à The Associated Press. Os jogadores da primeira divisão receberam $ 430 pelo mesmo período.

“Foi um ano complicado, especialmente para a segunda divisão”, disse Luis Kanonnikoff, secretário-geral da associação de futebol do Paraguai. Ele disse que havia quatro pagamentos mensais aos jogadores, não três.

Mas isso era muito pouco para os jogadores de futebol locais, que aceitaram empregos diferentes para sobreviver.

segunda divisão do paraguai

Jogadores da 2º divisão do Paraguai buscam novas fontes de renda em meio a crise!

Sergio Rojas, meio-campista de 28 anos do Sportivo Ameliano, levanta-se muito cedo para carregar seu pequeno carro com caixas de ovos. Ele viaja 25 quilômetros até a capital, Assunção, para treinar. E depois de um banho, ele corre para seu novo emprego. Ele cobra US $ 2,5 por 30 ovos.

Rojas, sua esposa e dois filhos sobrevivem com uma renda mensal de US $ 200, na melhor das hipóteses, com a venda dos ovos, além de trabalhos para lavar carros que somam pelo menos outros US $ 50. Esse valor é a metade do que ele costumava receber como jogador de futebol.

O meio-campista Nicolás Caballero, que jogou pelo clube Resistencia, agora tem uma barraca de comida que vende churrasco nas ruas da cidade de San Lorenzo, no subúrbio de Assunção.

“A vida dos jogadores de futebol da segunda divisão em nosso país é difícil e, durante a pandemia, as necessidades se tornaram gigantescas”, disse Caballero, de 32 anos. “Sem torneios, não somos pagos de forma alguma e todo mundo tem uma família. Muitos foram forçados a aprender como fazer outra coisa para sobreviver e outros voltaram ao que faziam antes do futebol ”.

  • José “Ruli” Ríos, 35, profissional desde os 18, agora é jardineiro depois de ajudar quatro clubes a chegarem à primeira divisão do Paraguai.
  • O guarda-redes Jorge Chena, do Atyrá FC, começou a trabalhar como carpinteiro aos 32 anos, apesar dos 13 anos de carreira. Sua esposa, a confeiteira Rita Fernández, paga a maior parte das contas da casa agora.
  • O meio-campista Fulvio Duarte, do Yegros, está terminando os estudos como fisioterapeuta enquanto trabalha com a esposa em uma loja online de produtos ortopédicos.
  • Rogelio Delgado, presidente da associação de futebolistas do Paraguai e ex-zagueiro da seleção nacional, disse que a pandemia mostrou como é fraca a infraestrutura para jogadores profissionais.

Os jogadores de futebol estão cautelosos sobre se o seu retorno ocorrerá de fato em abril. Mas eles estão ansiosos para voltar aos gramados.

“Tenho até saudades do árbitro”, disse o jogador de futebol Nicolás Caballero. “Isso diz tudo.”

Gostou da saber da segunda divisão do Paraguai?

Veja também, a fortuna de Ronaldinho Gaúcho. 

Relembre todos os títulos do Bruxo! Aqui!

Aposte com um super bônus, aqui ó!

Saiba mais sobre apostas aqui no Futeblog! 

Qual notícia ou opinião você gostaria de ver no Futeblog? Comente aqui para a gente saber!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo