Cruzeiro
Destaque

Itair Machado é demitido do Cruzeiro

Itair Machado não trabalha mais no Cruzeiro. O vice-presidente de futebol do clube mineiro foi demitido nessa quinta-feira, 9 de outubro, após ocupar o cargo durante um ano e 10 meses. De acordo com o presidente da Raposa, Wagner Pires de Sá, a saída do executivo se deve ao grave momento político que o clube atravessa.

Itair Machado Cruzeiro
Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro

O agora ex-dirigente do Cruzeiro foi um dos denunciados na matéria exibida pelo Fantástico em maio passado, que resultou em investigações da Polícia Civil, ainda em andamento, a respeito das suspeitas de corrupção na diretoria celeste. Desde então, Itair passou a ser perseguido pela torcida, que fez diversos protestos contra ele.

Trabalhando no clube desde o início da gestão da atual diretoria, cujo mandato começou em janeiro de 2018, Itair Machado foi o responsável direto pelas contratações de jogadores como os atacantes Fred, David e Pedro Rocha, o meia Rodriguinho e o lateral Edílson, entre outros. Ele também ficou marcado por dificultar a negociação do meia Arrascaeta para o Flamengo.

Sob o seu comando, a equipe celeste conquistou o bicampeonato estadual (2018 e 2019) e o título da Copa do Brasil de 2018. Mas mesmo com essas taças, viu seu prestígio com a torcida praticamente acabar após as denúncias.

Zezé Perrella assume no lugar de Itair

Atual presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Zezé Perrella vai assumir o comando do futebol da Raposa, ocupando o cargo deixado por Itair Machado. Um dos principais opositores da atual diretoria, ele foi o responsável por fazer os acordos que também resultaram na saída de Sérgio Nonato, ex-diretor geral do clube.

Presidente do Cruzeiro em dois mandatos — de 1995 a 2002 e entre 2009 e 2011 — Perrella conquistou títulos importantes com a Raposa, como as Copas do Brasil de 1996 e 2000 e a Taça Libertadores de 1997. Ele também fez parte da diretoria comandada por seu irmão, Alvimar Perrella, atuando como vice-presidente de 2003 a 2008.

Zezé Perrella
Créditos: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Ele, que também é Senador da República pelo MDB, deve fazer várias mudanças na parte administrativa do clube, que serão anunciadas em breve.

Eleições antecipadas

As mudanças na diretoria do Cruzeiro não devem parar por aí. Na nota divulgada pelo clube anunciando a demissão de Itair Machado, o presidente Wagner Pires de Sá confirmou que as eleições na Raposa devem ser antecipadas para dezembro deste ano ou janeiro de 2020, alguns meses antes do previsto.

Essa iniciativa foi tomada em vista do grave momento pelo qual o clube passa, tanto na esfera administrativa quanto na esportiva. Fora de campo, o clube tem dívidas superiores a R$ 500 milhões e está com os salários de jogadores e funcionários atrasados, enquanto dentro das quatro linhas apresenta um péssimo desempenho, figurando entre os últimos colocados e sério candidato ao rebaixamento.

Na tentativa de mudar a situação, diretores e conselheiros da situação e da oposição fizeram um acordo para selar a paz e dar uma reviravolta neste momento conturbado. Uma das medidas é justamente a realização de uma nova eleição, que deve ter candidato único: o empresário Pedro Lourenço, que inclusive já vai atuar ao lado de Perrella nesse novo grupo gestor.

Mas para que as eleições aconteçam em janeiro, os atuais vice-presidentes Ronaldo Granata e Hermínio Lopes, eleitos com Wagner Pires, precisam dar anuência.

Chapecoense x Cruzeiro

Em meio a toda essa mudança na parte administrativa, a Raposa volta a campo no próximo domingo, 13 de outubro, para enfrentar a Chapecoense, em Santa Catarina, adversário direto na briga para sair do Z4.

Para este jogo, Abel Braga terá a volta de Thiago Neves, que não jogou contra o Fluminense devido à suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Cacá também estará à disposição do treinador.

Chapecoense e Cruzeiro se enfrentam a partir das 19h, na Arena Condá.

Entende de futebol? Faça suas apostas e ganhe dinheiro assistindo aos jogos!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo