A camisa comemorativa do Pelé, usada por ele é, sem dúvidas, uma das maiores relíquias da história do nosso futebol. Em 1971, o Rei atingiu a marca de 1000 partidas disputadas. O jogo foi contra o Transvaal, do Suriname, e acabou com vitória do Santos por 4 a 1. Mas, antes da bola rolar, o público pôde ver uma peça comemorativa usada por Pelé na ocasião.
E, agora, essa camisa está em exposição na vitrine de honra do Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu. A camisa é um item único, pois foi personalizada especialmente para o jogo 1000 de Pelé. Ela foi uma cortesia da Revista Placar, que concedeu o Prêmio Bola de Prata daquele ano para o atacante.
Assim, a camisa não foi usada no jogo, mas o Rei entrou em campo vestindo a peça. A camisa comemorativa usada por Pelé foi emprestada ao museu pelo colecionador Moacir Andrade Peres. Veja mais detalhes sobre a camisa exposta a seguir.
História da camisa comemorativa do Pelé que o Rei usou
A Revista Placar criou, em 1970, o Prêmio Bola de Prata, com o intuito de premiar os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, em 1971, o premiado foi o Rei Pelé (o que não foi nenhuma novidade). O prêmio em si era uma camisa feita pela equipe da Placar.
Mas Pelé estava com o Santos no Suriname, para a disputa de um torneio amistoso. Assim, o fotógrafo Lemyr Martins, que iria cobrir o jogo, ficou com a missão de dar a camisa ao Rei. O mais curioso é que a esposa do fotógrafo, Dione, foi quem teve a ideia de costurar o número 1000 no peito. Até porque a próxima partida do Santos seria a de número 1000 na carreira do craque.
Feito isso, o fotojornalista conseguiu entregar a camisa personalizada ao roupeiro do Santos, no vestiário do estádio. Por fim, o roupeiro convenceu Pelé a entrar em campo com a camisa. E foi isso que aconteceu.
Aposte com um bônus gigante! Aqui ó!
Camisa comemorativa do Pelé é diferente e única
O número 1000 bordado no peito não foi algo pensando pela Revista Placar. Foi algo mais improvisado do que qualquer outra coisa. No Suriname, o Santos goleou a equipe da casa e a camisa passou quase que despercebida.
Vale lembrar a camisa comemorativa usada por Pelé é única e com um estilo diferente do habitual para a época. O modelo presenteado a Pelé era simples, o mesmo que os jornalistas da Placar e outras pessoas usavam para jogar partidas recreativas.
Dessa forma, quem ama futebol e tiver a chance de ver essa camisa, estará observando um registro histórico inigualável.
Museu do Futebol: serviço
Ficou interessado em ver a camisa comemorativa usada por Pelé antes do jogo 1000? Veja o serviço completo:
- Onde? Museu do Futebol, localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n, bairro do Pacaembu);
- Quando? De terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h. Além disso, toda primeira terça-feira do mês a entrada é estendida até às 20h, com fechamento do museu às 21h;
- Quanto? Nas terças, a entrada é grátis. Nos outros dias, o ingresso custa R$20,00 (R$10,00 meia-entrada). Crianças até 7 anos não pagam;
- Onde comprar? Nesse site
O Museu do Futebol também oferece um acervo completo para os amantes do esporte. Com uma área de 6.900 m², ele foi inaugurado em 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Neste sentido, o local não deixa a desejar, já que são 15 salas temáticas, com dezenas de atrações.
Gostou da matéria sobre a camisa comemorativa do Pelé?
Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!
Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc
Veja aqui se o seu time está na mira do grupo City! Eles querem comprar um time no Brasil