Futebol Internacional
Destaque

A Seleção masculina Canadense de Futebol está Conquistando o Mundo

Um mergulho profundo na magia do Canadá dentro e fora do campo

É um novo dia no futebol canadense. Se alguém não tinha certeza disso, depois que a seleção feminina conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica neste verão e a seleção masculina continuou a produzir resultados impressionantes nas eliminatórias para a Copa do Mundo nos últimos meses, é o que aconteceu agora.

A histórica vitória de 2 a 1 sobre a potência regional,o México, na tundra congelada de “Iceteca” (também conhecido como Estádio da Comunidade de Edmonton) garantiu o Canadá ao primeiro lugar na rodada final das eliminatórias da Copa do Mundo para a região da CONCACAF.

Com oito partidas disputadas e seis pela frente, a primeira vaga masculina do Canadá na Copa do Mundo desde 1986 está mais do que apenas ao alcance. Agora é uma realidade.

selecao-masculina-futebol-canada

1st dep Futurism 728x90 1

Quão sólida é a posição da seleção do Canadá?

Primeiro, uma rápida atualização sobre como funciona essa rodada final de qualificação regional. As oito equipes restantes da CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) estão se enfrentando uma vez em casa e outra fora, em um total de 14 partidas. Quando isso acabar, no final de março, as três primeiras seleções ganharão uma vaga na Copa do Mundo. A equipe do quarto colocado ainda pode entrar vencendo um mata-mata com uma seleção de outro continente.

A última vitória sobre o México, juntamente com o decepcionante empate de 1 a 1 dos Estados Unidos na Jamaica, deixou o Canadá em primeiro lugar na classificação. Mas, embora os canadenses sejam o único time invicto, a vantagem é pequena.
  • O Canadá tem 16 pontos.
  • Os EUA têm 15.
  • O México e o Panamá têm 14.
  • Em seguida, há uma grande queda para a Costa Rica, com 9.
Então, parece que temos quatro times lutando por esses três vagas diretas para a Copa do Mundo. E apenas dois pontos é a diferença entre estar em primeiro lugar e a seleção que irá jogar o mata-mata intercontinental. Uma vitória vale três pontos e um empate vale um. Portanto, um deslize ainda poderia fazer o Canadá despencar. E, lembre-se, esta rodada final acabou em um pouco mais da metade das eliminatórias.

A Seleção do Canadá é tão boa quanto a campanha sugere?

Vemos isso o tempo todo nos esportes: uma equipe começa bem ao derrotar oponentes mais fracos e depois cai quando a competição fica mais acirrada. Mas isso não parece ser o caso aqui. Os dois jogos mais difíceis do Canadá – no México e nos Estados Unidos – já estão fora do caminho, ambos resultando em empates de 1 a 1 que podem ser vistos como vitórias do Canadá, considerando a dificuldade de ganhar pontos na estrada contra adversários mais qualificados e com maior experiência no futebol internacional.

Além disso, os canadenses venceram seus dois confrontos mais difíceis até agora em casa – o da noite passada contra o México e no mês passado contra o Panamá, que o Canadá bateu por 4-1. O Canadá também derrotou a quinta colocada Costa Rica por 1-0 e El Salvador por 3-0 em casa.

Larin Brace move o Canadá à frente do México e a liderança da da CONCACAF

O desempenho de dois gols de Cyle Larin deu a ele um total de 22 pela seleção nacional, empatando Dwayne De Rosario como o melhor artilheiro da história do Canadá e também deu ao Canadá uma vitória por 2 a 1 sobre o México, levando-o ao topo da classificação Grupo da Copa do Mundo da CONCACAF. 

Do lado negativo, houve um decepcionante empate em 0 a 0 na sexta colocação, a Jamaica – embora isso pareça um pouco melhor depois que os jamaicanos empataram com os EUA ontem.

O único resultado realmente ruim do Canadá até agora foi um empate em casa por 1 a 1 contra o último colocado Honduras, que ainda busca sua primeira vitória. Mas isso foi no dia 2 de setembro, na partida de abertura desta rodada. Desde então, o Canadá ganhou força e parece estar ficando cada vez mais forte.

Aposte na Seleção do Canadá com bônus! Registre-se aqui!

Qual é o próximo? E onde podem estar as armadilhas?

As seis partidas restantes serão disputadas em duas janelas, começando no final de janeiro. Primeiro, o Canadá visita Honduras em 27 de janeiro, hospeda os Estados Unidos em 30 de janeiro e visita El Salvador em 2 de fevereiro. Para a janela final, no final de março, o Canadá visita a Costa Rica e o Panamá e recebe a Jamaica.

Uma preocupação geral ao olhar para este calendário é que quatro das últimas seis partidas do Canadá serão fora de casa. Ganhar pontos na estrada é notoriamente difícil na CONCACAF, que apresenta alguns ambientes verdadeiramente hostis. Histórias desses confrontos incluem alarmes de incêndio às 3 da manhã no hotel da equipe, brigas com guardas armados com metralhadoras e sacos de urina chovendo das arquibancadas.

Esta equipe canadense provou sua resistência com o empate em 1 a 1 no mês passado no Estadio Azteca, o enorme estádio da Cidade do México que é temido por sua terrível mistura de calor, altitude e fãs barulhentos. Ganhar um ponto ali foi enorme. A última vez que uma seleção masculina canadense fez isso foi em 1980. Mas o Canadá ainda não venceu fora de casa nesta rodada final – embora também não tenha perdido, empatando nas três partidas longe de casa.

Os dois jogos fora do Canadá na próxima janela são relativamente fáceis – Honduras e El Salvador são os dois piores times do grupo. Os jogos fora nas rodadas finais são mais difíceis. O quinto colocado Costa Rica não parece tão impressionante, mas o Panamá, quarto colocado, está invicto em suas quatro partidas em casa, incluindo uma vitória sobre os Estados Unidos e um empate contra o México. Esse jogo – em 30 de março, a última rodada – pode ser um grande problema.

Quanto aos dois jogos em casa restantes, a seleção do Canadá deve ser capaz de lidar com a Jamaica, mas a data de 30 de janeiro contra os EUA parece complicada. Será interessante ver onde o Canadá decidirá jogar depois de enfrentar os elementos em Edmonton nas últimas duas partidas.

Por razões logísticas, a equipe parece ansiosa para retornar a Ontário – talvez o BMO Field de Toronto, que sediou os primeiros quatro jogos em casa, ou o estádio CFL de Hamilton, que também é o lar de um time de futebol profissional. Mas uma partida em qualquer uma dessas cidades seria terrivelmente acessível para os fãs americanos – especialmente agora que a fronteira terrestre foi reaberta.

Seleção Masculina de Futebol do Canadá

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo