O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, o bruxo, tem 41 anos e já se aposentou faz tempo. Mas o astro ainda dá o que falar. Tudo o que o craque faz é destaque na mídia. Só que, ao longo dos anos, o cara ganhou um apelido um tanto interessante.
A nova geração dos apaixonados por futebol conhece o astro como Ronaldinho Gaúcho bruxo. O apelido é curioso, mas, ao mesmo tempo, define muito bem o que craque fez dentro de campo. Aliás, o atleta ficou mundialmente famoso pelo estilo de jogo que encantou muita gente, sobretudo quando atuava no Barcelona.
Então, por conta dos dribles mágicos, o jogador ganhou a alcunha. Mas, afinal, que dribles foram esses? Confira o porquê do apelido Ronaldinho Gaúcho bruxo.
Ronaldinho Gaúcho bruxo: a origem
Ronaldinho Gaúcho começou no Grêmio, de Porto Alegre e de lá foi para o PSG. Mas, foi no Barcelona que ele se tornou o bruxo. Por lá, ele jogou de 2003 a 2008 e atingiu seu auge, conquistando duas vezes o título de Melhor do Mundo da FIFA (2004 e 2005).
Além do Barça, ele protagonizou grandes momentos também na Seleção Brasileira. Dessa forma, confira algumas “mágicas” que fizerem Ronaldinho se tornar bruxo:
- Primeiro grande drible pela Seleção: você lembra da frase icônica do Galvão Bueno, dizendo “Olha o que ele fez, olha o que ele fez”. Essa frase foi dita na narração de um gol de Ronaldinho Gaúcho, quando ele estreava pela Seleção Brasileira. Na partida contra a Venezuela, ele deu um lindo chapéu no adversário e marcou um golaço. O Brasil goleou por 7 a 0;
- Chapéu triplo: em 2004, recém chegado do Barça, na partida contra o Athletic Bilbao, Ronaldinho simplesmente deu um chapéu triplo em dois jogadores do rival. O Barcelona venceu aquele jogo por 2 a 0;
- Aplaudido pela torcida rival: em 2005, no clássico contra o Real Madrid, Ronaldinho Gaúcho marcou dois gols na vitória do Barça por 3 a 0. Ao final da partida, ele foi aplaudido pela torcida do Real, por conta de sua grande atuação.
Veja também, a fortuna de Ronaldinho Gaúcho.
Relembre todos os títulos do Bruxo! Aqui!
Mais dribles e jogadas que entraram na história
Além das jogadas citadas acima, Ronaldinho Gaúcho bruxo ganhou esse apelido por conta de muitos outros dribles. Na semifinal da Liga dos Campeões de 2005/06, contra o Milan, ele fez uma sequência de pedaladas que todo mundo ficou surpreso. O Barcelona eliminou o adversário e ainda foi campeão do torneio.
E, quando estava quase no fim da carreira, Ronaldinho Gaúcho reforçou o apelido de bruxo após um jogo inesquecível no Brasileirão. Em 2011, ele jogava pelo Flamengo e o rubro negro enfrentou o Santos na Vila Belmiro. O Santos, inclusive, já tinha Neymar no time.
Aquele jogo é considerado, até hoje, um dos mais icônicos do nosso futebol. O placar terminou 5 a 4 para o Flamengo, com uma atuação de outro mundo do Ronaldinho. Ele marcou três gols, mas não foi só isso.
No quarto gol do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho cobrou uma falta que mudou a formação das barreiras no futebol. O bruxo cobrou com estilo, rasteiro, por baixo da barreira. Ou seja, os jogadores do Santos pularam para tentar bloquear a bola, mas ela passou por baixo deles e foi no cantinho.
Até hoje, na formação das barreiras, um jogador fica deitado no campo, para evitar uma cobrança por baixo.
Ronaldinho Gaúcho bruxo: o reconhecimento
Por causa de sua carreira fantástica, Ronaldinho Gaúcho ficou conhecido como bruxo. Jogando bola, ele era um mágico e fazia coisas inacreditáveis, que incluíam:
- Dribles sensacionais;
- Elásticos e chapéus incríveis, mesmo em grandes jogadores;
- Gols históricos e importantes;
- Cobranças de faltas perfeitas;
- Descontração e alegria ao jogar futebol;
- Reverenciado até pela torcida rival;
- Por fim, raciocínio rápido e um talento inalcançável.
Tudo isso fez com que Ronaldinho Gaúcho se tornasse o bruxo mais famoso do futebol. Porém, o craque também ficou famoso pelos rolês aleatórios e polêmicas fora de campo. Mas isso é assunto para um outro artigo.