Opinião
Destaque

Coronavírus parou o mundo dos esportes

Para os amantes dos esportes o coronavírus (Covid-19) está sendo um duro golpe.O coronavírus parou o mundo dos esportes, mas a saúde pública está acima de tudo nesse momento complicado para a humanidade. Porém, o isolamento forçado ao qual temos que cumprir com responsabilidade, fica ainda mais triste sem as notícias esportivas e os muitos jogos televisionados aos quais nos acostumamos. Mas os atletas também têm que ser preservados. 

Estádios, quadras e pistas do mundo inteiro estão vazias. Todos os campeonatos estão parados. Competições foram canceladas.

Morumbi vazio
No Brasil e no mundo os campeonatos foram suspensos para evitar a propagação do Covid-19 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio correm o risco de não serem realizados. Creio que algo semelhante ocorreu apenas durante a II Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do planeta. Agora também estamos travando uma guerra, mas contra um inimigo invisível que une todos os países em prol da vida. Quem diria isso acontecer um dia!

Em meio à pandemia, vemos atletas, clubes e federações contribuindo de forma voluntária para o combate ao Covid-19. Destaque para o francês Rudy Gobert que doou 500 mil dólares (R$ 2,4 milhões) para os funcionários da arena do Utah Jazz (Oklahoma), o seu time na NBA. O pivô foi o primeiro atleta a contrair o coronavírus, o que motivou a suspensão da temporada da principal liga do basquete dos Estados Unidos. Interessante lembrar que Gobert antes de contrair a doença zombou da precaução excessiva que levou alguns jogos a serem disputados sem público.  

Coronavírus parou o mundo dos esportes - protesto botafogo
Jogadores do Botafogo entram em campo com máscaras para alertar sobre o coronavírus (Reprodução: botafogo.com.br)

No Brasil, jogos foram realizados com portões fechados no último final de semana, apesar do exemplo vindo de fora, onde muitas ligas paralisaram seus campeonatos. Jogadores e treinadores protestaram. Atletas do Grêmio e do Botafogo entraram em campo usando máscaras cirúrgicas. O treinador gremista Renato Portaluppi criticou e até cogitou a realização de uma greve caso a continuidade do Estadual não fosse revista.

No jogo do Corinthians contra o Ituano pelo Paulistão com as arquibancadas vazias, o sistema de som da arena de Itaquera simulava os gritos da torcida. A ação sem precedentes de nada adiantou. O time comandado por Tiago Nunes não engrenou e empatou com o time de Itu deixando a classificação para a próxima fase bem complicada. Isso se houver uma próxima fase. Como ninguém sabe quanto tempo essa situação perdurará, a continuidade do campeonato está sob risco. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paralisou todas as competições nacionais em andamento. Antes a Conmebol já havia suspendido a Copa Libertadores, a Sul-Americana e o início das Eliminatórias para a Copa do Mundo. 

Coronavírus parou o mundo dos esportes Presidente da FIFA
O presidente da FIFA Gianni Infantino anunciou uma série de ações em auxílio ao futebol

A FIFA também anunciou o adiamento da Eurocopa, da Copa América e o cancelamento do novo Mundial de Clubes que estava marcado para acontecer em junho e julho de 2021. Em um comunicado, o presidente Gianni Infantino anunciou uma série de ações em auxílio ao futebol. Segundo ele, estão em planejamento a criação de um fundo global de assistência aos que forem afetados pela crise e, também, para resolver situações contratuais de jogadores ao final da temporada. Além dessas importantes medias, também doará US$10 milhões à Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao Covid-19.

Antes de terminar, aproveito para reforçar que o momento exige a colaboração de todos nós. Com responsabilidade vamos vencer essa guerra. Infelizmente haverá baixas, mas o mundo sobreviverá e logo estaremos curtindo o nosso futebol novamente. Mas precisamos fazer a nossa parte. Não espalhe fake news e busque informações somente de fontes confiáveis. Lave as mãos, use e abuse do álcool em gel, mantenha os ambientes arejados, evite aglomeração e pratique o isolamento social.

Quer saber tudo o que se passa no Futebol Mundial? Siga acompanhando o Futeblog!

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo,editor da revista Qual Viagem e do portal Travelpedia.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo