Resenha
Destaque

Maradona eterno! Morre o homem, nasce a lenda.

Maradona eterno! Morre o homem, nasce a lenda. O futebol perdeu um gigante. Diego Armando Maradona morreu aos 60 anos de parada cardiorrespiratória quando se recuperava de uma cirurgia no cérebro.

Considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, encantou o planeta com o seu talento com a bola nos pés. Inteligente e rápido, driblava adversários com surpreendente facilidade. Sua perna esquerda parecia encantada.

Fazia lançamentos precisos, seus chutes eram certeiros tanto de longa ou de curta distância, e as cobranças faltas eram praticamente indefensáveis. Era conhecido como “El Pibe de Oro” e disputou quatro Copas do Mundo.

maradona-eterno
Maradona disputou quatro Copas do Mundo com a seleção argentina: ganhou a de 1986 e foi vice-campeão em 1990. (Foto: Reprodução vídeo Conmebol)

Na Argentina, Maradona não era considerado um ser humano normal. Era reverenciado como uma divindade. Era uma entidade, tanto que uma igreja – maradoniana – foi criada e dedicada a ele. Era um deus!

A discussão entre brasileiros e argentinos seguirá para todo o sempre. Quem foi melhor, Pelé ou Maradona? Não importa, ambos foram geniais e estão muito distantes dos demais chamados craques do futebol.

Maradona encantou o mundo com seu talento. Aos 15 anos já arrastava os torcedores do Argentinos Juniors, o time que o revelou, para as partidas preliminares. Não demorou muito para estar entre os profissionais. Seu repertório de jogadas fazia suspirar os apreciadores do futebol arte. A primeira convocação para a seleção argentina também veio rápida, aos 17 anos. Por pouco não disputou a Copa do Mundo de 1978 e até hoje suscita discussões sobre o seu polêmico corte.

Torcedor fanático do Boca Juniors, Maradona realizou o sonho de vestir a camisa xeneize em 1980, após ter sido artilheiro em dois campeonatos e ser eleito pela segunda vez o melhor jogador da América do Sul. O sucesso foi imediato e a Argentina ficou pequena para o seu futebol. Por 8 milhões de dólares, um recorde à época, foi contratado pelo poderoso Barcelona pouco antes da Copa do Mundo de 1982.

A adaptação não Europa não foi fácil e alternou grandes jogos com outros onde pouco apareceu. Em dois anos no clube da Catalunha, também teve hepatite, sofreu uma séria contusão e recebeu uma suspensão de três meses. Foi quando apareceu o pequeno Napoli, da Itália, interessado em seu futebol.

Em Nápoles, Dieguito foi amado e venerado como um rei. E correspondeu. Consagrado mundialmente após a conquista da Copa do Mundo de 1986, no México, era o orgulho da pequena cidade no sul do país. Naquele Mundial, Maradona fez um gol histórico e polêmico. Nas quartas-de-final contra a Inglaterra, marcou um incrível gol de mão que ficou conhecido como “La mano de Dios”.

Na temporada de 1986/87, Maradona deu ao Napoli seu primeiro título na Série A do Campeonato Italiano. Nos oito anos que jogou no Napoli, o time também conquistou a Copa da Itália e a Copa da UEFA, o primeiro título continental do clube. No auge da carreira, na temporada de 1989/90, o craque argentino conduz novamente o Napoli ao scudetto. A cidade se rendia ao seu rei.

maradona-eterno
O astro argentino também atuou como técnico, inclusive dirigindo a seleção do seu país na Copa do Mundo de 2010. (Foto: Reprodução AS TV)

Fora dos campos Maradona também colecionou confusões e problemas. Em 1991 foi pego no exame antidoping, escancarando o vício do astro nas drogas. Também foi acusado de ligações com a máfia napolitana e foi suspenso do futebol por 15 meses. A partir daí começou um período de decadência. Ainda jogou no Sevilla, Newell’s Old Boys e Boca Juniors antes de encerrar definitivamente a carreira. Depois atuou como diretor técnico e treinador, inclusive dirigiu a seleção argentina na Copa do Mundo de 2010.

Maradona morreu, mas a lenda será eterna!

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo, editor de revista Qual Viagem e do portal Travelpedia.

Veja também! Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

1xBET

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo