Fala moçada, prazer imenso escrever pro Futeblog, agradeço a oportunidade. Sou Palestrino, moro fora do Brasil há pouco mais de 4 anos e sigo acompanhando o Verdão sempre!!
Me mudei em 2015, após o terrível ano de 2014, onde quase caímos pela terceira vez pra série B (valeu Peixe), e creio que não tenho muito o que reclamar do Palmeiras. Ao longo desses 4 anos foram 2 Brasileiros (16/18) e uma Copa do Brasil (15).
E por que tanta frustração da massa palestrina nesse ano?
Tenho algumas opiniões sobre a nossa apaixonada torcida:
1- Nossa torcida é exigente demais (chata em palavras doces):
Sim, isso mesmo, nossa torcida é chata hoje em dia. Reclamamos de tudo, se chuta, se passa, se tenta o drible, se perde, se ganha jogando feio, se foi só 1×0, se empata fora de casa, enfim, quase tudo. E por que? Porque a maioria é extremamente fanática e não enxerga a realidade (temos outros times que querem ganhar também), que quando vem a tona, causa uma imensa frustração.
2- Nossa torcida “subiu no salto”:
Somos o melhor time do Brasil? NÃO, somos um dos melhores;
Somos o melhor elenco do Brasil? NÃO, temos o Mengo como exemplo, e outros bons elencos pelo país;
Somos o maior do Brasil? NÃO, somos um dos maiores, simples assim.
3- Somos quase campeões antes de começar cada campeonato:
Temos a facilidade enorme em esquecer que a cada campeonato disputado por pelo menos 5 ou 6 times com chances reais de levar o caneco, e o nosso é um deles. Mas, pra nossa torcida hoje em dia, o Palmeiras é o único!!! Calma lá gente..
4- Libertadores Obsessão:
Desde que ouvi essa frase achei que não tinha nada nela que pudesse ajudar o time. E sigo vendo que ela só atrapalha. Frustra sair da Libertadores? SIM, mas aí que vem a realidade: tem outros times que também têm condições de ganhar, tipo o Grêmio. Aí todo ano que é eliminado parece que nada presta e somos um lixo. Não é bem por aí, mas nessa perdemos semanas…
Daí que, vendo de fora, entendo toda a tristeza, mas tem um ditado que diz: “a expectativa é a mãe da frustração”.
Ou seja, com uma boa dose de realidade, e um olhar mais macro, podemos ver que o time melhorou muito desde 2014, briga por todos os títulos hoje em dia, voltou a ser respeitado, mas NÃO, não vai ganhar tudo.
Como torcedor doente (que sofre, ama, mas enxerga um pouco a verdade), acho que a hora é de mudar o comportamento e jogar junto, apoiar, acreditar no time, até o final do ano, e depois analisar o que deve ser melhorado.
Se entendermos isso, e jogarmos JUNTO com o time nesses meses restantes, ainda temos chance de levar o Brasileirão, de 2019, e, depois, ano que vem, GANHAR TUDO, kkkkkkkkkkk.
VAMOOOOOO Palmeiras, e até a próxima!
Antonio “Bill” Landsmann, da California, exclusivo para o Futeblog.