Futebol Feminino
Destaque

Futebol Feminino Brasil: Panorama atual

Saiba como está o cenário do futebol feminino no Brasil

O futebol feminino no Brasil ainda não possui a mesma visibilidade que o masculino. No entanto, a modalidade vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. E, certamente, a Copa do Mundo de 2019 é prova desta evolução.

Esta edição do Mundial Feminino, entrou para a história. Pois, pela primeira vez, a Rede Globo, transmitiu os jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

O feito inédito impulsionou um novo recorde. Em seu último jogo no Copa, a Seleção Brasileira foi acompanhada por mais de 30 milhões de telespectadores, atingindo mais de 30 pontos de audiência para a emissora e, desse modo, conquistando novos fãs.

Futebol Feminino no Brasil em 2019

Certamente 2019 já é um ano marcante para o futebol feminino no Brasil. Portanto, este é um momento de ascensão para a modalidade. Além da grande visibilidade proporcionada pela transmissão em canal aberto do Mundial, também é possível destacar outras medidas que contribuem para o crescimento da modalidade, como:

  • Maior quantidade de campeonatos femininos;
  • Renovação do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino;
  • Uniforme exclusivo para a Seleção Feminina;
  • Criação de conta no instagram para aproximação com a torcida;
  • Novos torneios femininos de base;
  • Surgimento de novos times femininos.

O Surgimento de novos times brasileiros

Anteriormente, a prática do futebol feminino já foi até mesmo proibida no Brasil. Mas, 40 anos depois, algumas medidas começaram a ser tomadas para apoio à modalidade. Como uma iniciativa global, a FIFA decretou que o Futebol Feminino passa a ser prioridade!

corinthians futebol feminino

A Conmebol e a CBF também se juntaram à causa. A regra é clara: As equipes só podem participar de campeonatos organizados pelas Instituições, se tiverem programas de incentivo ao futebol feminino e equipes femininas disputando um campeonato nacional ou estadual. Desse modo, as exigências se aplicam para todos os times que disputam o Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa Sul-Americana.

A medida ainda não remeter à profissionalização das equipes femininas, pois os times ainda não são obrigados a regulamentar suas equipes femininas, com carteira de trabalho e salários, porém, tudo caminha para isto.

Grandes times brasileiros que possuem equipes de futebol feminino no Brasil

  • Flamengo

Dono uma das maiores torcidas do mundo, é claro que o Flamengo não iria deixar de ter sua equipe de futebol feminino. Fundado em 2011, o Flamengo feminino ainda é um clube bastante novo, mas que já conta com cinco títulos em sua sala de troféus.

 Flamengo time feminino

Ao todo são quatro Campeonatos Carioca Feminino (2015, 2016, 2017, 2018) e um Campeonato Brasileiro Feminino (2016). O destaque da equipe fica por conta de Larissa, a artilheira da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino 2019, com 11 gols em 17 jogos disputados. O atual time feminino do Flamengo é uma parceria com a Marinha do Brasil.

  • Botafogo

O Glorioso também possui um time de futebol feminino. O último Carioca a apresentar a equipe feminina, o Botafogo conta um projeto próprio. Em 2019, as meninas tiveram/têm um calendário agitado:

  • Brasileiro Sub-18
  • Carioca Sub-17
  • Carioca adulto.

O time sub-18 participará também de uma competição no Chile no fim do ano.

Futebol feminino

Semana de estreia! Confira como está sendo a preparação do time de futebol feminino do BOTAFOGO para temporada! #VamosFOGO ⭐️

Posted by Botafogo de Futebol e Regatas on Thursday, March 28, 2019

  • Corinthians

Outro gigante do futebol brasileiro que também possui uma equipe feminina é o Corinthians. Com início em 2016, o time já possui dois títulos, sendo eles um Campeonato Brasileiro Feminino (2018) e 1 Copa Libertadores Feminina (2017). Este ano, a forte equipe do Corinthians foi vice-campeã do Brasileirão feminino e está disputando a Copa Libertadores da América.

Futebol Feminino Brasil Corinthians

Com uma bela temporada em 2019, a equipe já pode ser considerada potência no futebol feminino no Brasil. Ao todo, foram quatro jogadoras convocadas para a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo: Letícia Izidoro, Mônica, Érika e Luana.

  • São Paulo

E por último, mas não menos importante, temos a equipe feminina do São Paulo, que em 2017 voltou a disputar competições oficiais.

Futebol Feminino Brasil São Paulo

Ao todo são 4 títulos conquistados pela equipe, sendo eles 2 Campeonatos Paulista Feminino (1997, 1999), 1 Copa do Brasil de Futebol Feminino (1997) e 1 Campeonato Brasileiro Feminino A2 (2019). Inclusive, a conquista do Campeonato Brasileiro Feminino A2 sobre o Cruzeiro (por uma vitória de 4 a 0 e um empate e 1 a 1) garantiu a equipe vaga no Campeonato Brasileiro Feminino em 2020. E o destaque da equipe fica por conta da artilheira Cristiane, que esteve presente na seleção brasileira durante a Copa do Mundo.

  • Santos

A equipe das “Sereias da Vila” foi fundada em 1997, e de lá para cá já foram 9 títulos conquistados. Entre os títulos estão 4 Campeonatos Paulista Feminino (2007, 2010, 2011, 2018), 2 Copas do Brasil de Futebol Feminino (2008, 2009), 1 Campeonato Brasileiro Feminino (2017) e 2 Copas Libertadores Feminina (2009, 2010).

Futebol Feminino Brasil Santos

No Campeonato Brasileiro Feminino de 2019 o Santos saiu nas quartas de final para o Ferroviária, atual campeão. A equipe conta também com a vice artilheira dá competição, Gláucia, com 14 gols em 16 partidas.

 

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo