Seleção Brasileira
Destaque

Ancelotti na seleção! O técnico perfeito para o Hexa!

A CBF quer Ancelotti na seleção. Desde a derrota na Copa a especulação sobre o novo técnico da seleção é notícia frequente. A possivel contratação de Ancelotti hora parece certa e dias depois parece impossível.

Muitas vezes até as declarações do italiano desmentiram informações de bastidores ajudam a nos confundir quando falamos da sucessão na seleção. Mas parece que agora o acordo está fechado: segundo o UOL, o SporTV e a ESPN Brasil, o tetracampeão europeu aceitou ser o técnico da seleção brasileira a partir de 2024.

Mas, a chegada dele? Ninguém sabe quando será! Ainda é uma incógnita. Quanto ele vai ganhar? Duração do contrato? Não há maiores informações. O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, acredita cegamente na palavra de Ancelotti.

Ancelotti na seleção

No entanto, a contratação do técnico super campeão é bem nebulosa.. Há pouca informação e nada oficializado. Isso faz com que todo dia apareça uma teoria nas redes sociais e programas de tv mais sensacionalistas. E fica nítido que qualquer mudança de ideia pode comprometer a negociação.

Como estamos acompanhando com o técnico do Botafogo, como fizeram com CR7, com Benzama, não é difícil aparecer uma oferta tentadora da Arábia Saudita, do Catar, disposta a desembolsar seus petro dólares para reforçar o campeonato saudita. .

Por enquanto, a informação é que o futuro da seleção brasileira será de um ano sem muito dono sob o comando de um treinador interino. Em seguida, dois anos com um dos melhores técnicos de todos os tempos com a missão, quase obrigação, de trazer o Hexa.

Mas e aí, vale a pena esperar pelo professor Ancelotti na seleção?

Quando começaram as especulações em torno do nome do Italiano, o período de espera comentado era menor e assim a resposta para essa pergunta era mais simples. A seleção perderia apenas alguns amistosos, e Ancelotti teria três anos para se preparar para a Copa do Mundo. Não sei bem de onde saiu isso já que o Real Madrid teria que abrir mão dele.

Agora, considerando o cenário mais provável, em que ele cumprirá seu contrato com o Real Madrid até o final da temporada europeia de 2023/24 e assumirá o cargo talvez no final de maio ou junho, o cronograma ficou bem mais apertado. O ciclo de trabalho terá que ser acelerado sendo que o calendário e as famosas datas FIFA não ajudam muito nesse sentido.

Treinar uma seleção é muito diferente. Ainda mais a do Brasil.

É complexo, uma preparação muito longa e campeonatos de tiro curto. Alguns jogadores deixam de jogar bem, outros surgem do nada. As oscilações de desempenho ao longo do ciclo são enormes e, no final, o que importa é como a equipe joga durante um mês, o da Copa do Mundo.Lembro que cada vez menos os brasileiros dão importância para outras competições como a Copa América.

No Catar vimos o sucesso de treinadores novos com pouco tempo de trabalho como o da forte seleção do Marrocos e outros que tiveram longos períodos de preparação como da campeã  Argentina.

Também vimos alguns fracassos de trabalhos curtos como da Alemanha e longos como da geração belga. Isso não significa que todo trabalho de formação de equipe devam ser ignorado.

O fato de o Brasil nunca ter sido campeão com um técnico que permaneceu nos quatro anos é apenas uma curiosidade. Não pode virar regra ou superstição. Não alimentem isso!

Se o único objetivo é conquistar a Copa do Mundo, como está voltando a ser uma obsessão para nós brasileiros, devemos nos perguntar: qual opção oferece à seleção brasileira a melhor chance de fazer a gente ir pra rua comemorar o Hexa?

3 anos com um treinador menos qualificado, como os brasileiros à disposição, ou 2 anos com professor  Ancelotti na seleção?

Qual alternativa oferece um trabalho mais efetivo para que os talentos individuais tão ressaltados nos brasileiros se destaquem? Normalmente, a aposta mais segura seria pela continuidade e longevidade, a gente teria mais tempo para correções de rota, adaptação do sistema de jogo e tudo mais. Mas o homem já mostrou que é capaz e não podemos nos enganar, treinadores do naipe de Ancelotti raramente estão disponíveis, ainda mais para seleções.

O perfil de Ancelotti faz a gente acreditar que pode dar certo

Ele é o treinador mais camaleão, eu explico. Sua adaptação ao elenco faz a gente se confundir ao definir qual é o seu estilo de jogo favorito. Foram diferentes formações e modelos táticos aplicados no Milan, Chelsea, Napoli ou Real Madrid. Ele tem a capacidade de mudar para obter o melhor do grupo de jogadores que tem na mão.

Os técnicos super estrelas Pep Guardiola ou Jürgen Klopp certamente teriam sucesso no futebol de seleções, mas, com eles, o fator tempo seria ainda mais importante, já que possuem estilos de jogo muito característicos, que exigem tempo para serem aprimorados e não são simples de entender. Fora o fato de serem jovens mais ambiciosos e ainda terem desafios na rotina muito mais exigente dos times de ponta Europa.

Ancelotti consegue adaptar o esquema tático aos jogadores, e sua trajetória mostra que ele não precisa de um longo processo para obter resultados. Ele conquistou a Champions League pelo Milan em sua primeira temporada completa. Conquistou a Ligue 1 pelo PSG também (convenhamos essa não é tão difícil assim).

Os títulos europeus com o Real Madrid vieram em apenas um ano. Ele se tornou campeão inglês e alemão imediatamente. O tiozinho é bravo!

Ele manda muito bem na gestão de grupo, lembra que no começo no Real Madrid o Benzema chegou até a falar em público em não passar a bola para o Vini? Isso foi administrado rápidamente.

Ancelotti encontra a melhor maneira de potencializar os talentos que tem em mãos, transmitindo confiança, como fez com Vinícius Jr, o que o torna excepcionalmente preparado para o futebol de seleções. Em um contexto de curto prazo, essas características podem fazer toda a diferença. Imagina o que ele pode fazer com a nova geração na seleção.

Por outro lado, a CBF assumirá um alto risco. Tá muito claro que o período de transição será crucial para minimizar sua adaptação.

A CBF precisa ter um plano! Isso sim será difícil. Eles tem que contratar um técnico/coordenador que se dedique exclusivamente a seleção nesse período pensando na passagem de bastão.

Sério, não dá pra ficar com o Ramon. Não sabemos se a CBF aguentará a pressão de resultados ruins durante a espera por Ancelotti.

Esse profissional escolhido precisa começar imediatamente a desenvolver as ideias de Ancelotti e seria ideal que houvesse contato frequentemente. Mas é possível fazer isso com Ancelotti sob contrato, treinando um dos maiores clubes do mundo? Eu acho que não vão permitir essa divisão de atenção do italiano.

Na primeira derrapada do Real Madrid, os torcedores, os dirigentes e os jornalistas espanhois vão cobrar forte e a culpa será do Ancelotti e dessa divisão de tarefas.

E depois que Ancelotti chegar? Ele precisa fazer uma imersão no Brasil, na cultura, na história do futebol brasileiro.

A patrulha das redes sociais, os técnicos brasileiros frustrados, influencers caça-clique começarão uma campanha para “queimar” o treinador gringo. Já vimos isso com a chegada dos portugueses que vem fazendo sucesso no Brasil.

Ancelotti vai ter que fazer mágica para mostrar, em poucos meses, que está totalmente adptado e envolvido no projeto do Hexa.

Ele terá que morar ou passar boa parte do ano no Brasil, é importante ir aos jogos no Brasil, conhecer as jovens promessas, conversar com técnicos e mergulhar de vez na nossa cultura..

Dá para entender quem comece a defender que esperar Ancelotti é um erro. Talvez seja mais sensato mirar mais baixo desde o início e apostar no imaturo e estridente Abel ou no tranquilo Dorival Jr desde o começo e seguir um ciclo normal de Copa do Mundo. Mas eu não acredito que esses dois consigam exigir dos jogadores super estrelas como Neymar, Casemiro e outros que compram a filosofia e método rapidamente. No caso desses dois treinadores que eu comentei, eles são as maiores estrelas dos times em que estão.

O presidente da CBF está indo pro tudo ou nada, arriscando seu mandato e futuro na CBF com essa aposta do Ancelotti na seleção.

Trata-se de uma operação incomum e de alto risco para qualquer seleção. No entanto, para ter um técnico super campeão tem que ser assim. Ancelotti tem tudo para realizar um bom trabalho em curto período de tempo.

Poucos profissionais são tão qualificados como ele para matar no peito esse desafio. No entanto, a CBF tem um papel que nunca desempenhou antes o de deixar tudo planejado para Ancelotti. Não pode esperar que ele chegue ao Brasil daqui a um ano e comece do zero. Se ele encontrar um bom planejamento e um trabalho bem desenvolvido as chances de conquistarmos o Hexa serão enormes.

Gostou do nosso ponto de vista sobre o Ancelotti na seleção? Veja também! Qual seleção foi melhor, a de 82 ou a de 70?

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo