Os tokens de futebol se popularizaram nos últimos anos e hoje representam mais uma fonte de receita para os clubes. Esses itens existem há quase dez anos, mas no futebol isso ainda pode ser considerado uma novidade. E uma novidade que veio para agregar no mundo da bola.
O que são tokens de futebol?
Os tokens são semelhantes a criptomoedas, mas possuem algumas diferenças. Estas são usadas como substitutas do dinheiro físico. Já um token não tem esse objetivo, pois se trata de um ativo digital adquirido para outros fins.
No mundo do futebol, eles são usados basicamente para dois objetivos:
- Ajudar o clube do coração;
- Ter benefícios exclusivos no seu time;
- Votar em assuntos importantes do time;
- Esperar uma valorização para depois renegociá-lo.
Assim, o clube coloca um número limitado de tokens à venda, por um determinado valor. O torcedor que adquirir esse token recebe recompensas do clube. Isso pode incluir descontos nos ingressos ou participações em enquetes, por exemplo. Além do mais, a venda de tokens gera uma receita importante para o clube.
Como ganhar dinheiro com os tokens de futebol?
Da mesma forma que as criptomoedas sofrem oscilações no mercado, o tokens também. Você pode aguardar uma valorização do token ou vendê-lo em um momento oportuno.
Porém, agora precisamos separar tokens de criptomoedas. Nesse caso, a valorização dos tokens de futebol será de acordo com a situação do time. E isso inclui vários fatores, como, por exemplo:
- Títulos conquistados na temporada;
- Campanha do clube em campeonatos nacionais e internacionais;
- Elenco (quanto mais craques, mais valorizado fica o token);
- Eliminações (perde a final de um campeonato desvaloriza o token);
- Por fim, popularidade do clube.
Explicando sobre os NFTs
NFT significa “token não-fungível” e também está muito presente no futebol. Os NFTs são criptoativos únicos e colecionáveis. Ou seja, são itens raros no mercado e, no mundo real, poderiam ser comparados a obras de arte.
Assim, os NFTs funcionam como um selo de autenticidade, garantido que aquele item é único. Dessa forma, eles não são intercambiáveis e não podem ser reproduzidos. Muitos clubes e jogadores de futebol lançaram, nos últimos anos, NFTs, com momentos únicos de jogos memoráveis ou momentos da carreira do atleta.
Exemplos que deram certo
Em agosto, a CBF entrou para a história. Isso porque a entidade lançou 30 milhões de BFT (Brazilian Fan Tokens), da Seleção Brasileira. Eles foram desenvolvidos pela Bitci Teknoloji e negociados em apenas 19 minutos.
A CBF informou que quem adquiriu o token da Seleção Brasileira terá direito a recompensas. Elas incluem a participação em enquetes interativas. A entidade também explica que, quando o token estiver disponível, seu preço pode subir ou descer levando em conta a demanda do mercado.
Mais recentemente, o Santos lançou o chamado Token da Vila, para ajudar na reestruturação do clube. O token terá o valor de R$50,00 cada na sua oferta inicial e é baseado no mecanismo de solidariedade da FIFA. Assim, esse mecanismo estabelece que, a cada transferência de jogador, os clubes formadores do atleta têm direito a um valor que pode chegar a 5% do total da transferência. Isso vale para atletas que tem entre 12 e 23 anos.
O Santos tem vários jogadores que podem render um dinheirinho com esse mecanismo da FIFA. E, o torcedor que tiver o Token da Vila, receberá um valor a cada negociação.
Casas de apostas e tokens de futebol
A popularidade dos tokens está atraindo as casas de apostas. E você também pode ganhar dinheiro com isso. Em exemplo é a 1xBet, que lançou uma coleção de 13 obras digitais, homenageando os destaques dos campeonatos europeus.
As casas de apostas, como a 1xBet, aceitam criptomoedas como forma de pagamento. E os tokens de futebol também estão nessa lista, na seção de criptomoedas. Eles podem ser usados para depositar na conta de um jogador, por exemplo.
E tem mais: tokens de clubes como Juventus, Roma e PSG podem ser usados em apostas. Ou seja, é mais uma forma de você ganhar dinheiro com os tokens de futebol.