Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Seleção Suíça de Futebol Masculino

selecao da suica

A seleção suíça de futebol masculino é administrada pela Federação Suíça de Futebol. A Federação Suíça de Futebol foi fundada em 1899 e ingressou na FIFA em 1904.

A Suíça participou de 11 finais de Copas do Mundo entre 1934 e 2018, e o estádio mais utilizado é o Stade de Suisse Wankdorf, em Berna capital do país. A Suíça não participou da primeira Copa do Mundo de futebol, mas depois participou de seis das próximas sete Copas do Mundo.

Depois disso, a Seleção Suíça de Futebolel ficou de fora da Copa do Mundo de 1970 a 1990, mas voltaram à Copa do Mundo em 1994. No Campeonato Europeu, eles fizeram sua estreia em 1996 e já participaram de quatro Campeonatos Europeus. Em 2016, eles conseguiram avançar da fase de grupos pela primeira vez.

Aposte nos campeonatos europeus! Ganhe $$ com as melhores seleções do mundo. Cadastre-se já!

História da Seleção da Suíça

A Suíça não marcou os primeiros 19 anos de sua existência. Eles jogavam partidas exclusivamente de treinamento e os resultados eram variados. A Suíça teve sua primeira competição quando participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, onde conquistou uma medalha de prata relativamente surpreendente. O torneio olímpico subsequente estava longe de ser um sucesso.

Aposte na Suíça com bônus! Cadastre-se já na Betano!

Os primeiros anos da seleção suíça (1905-1930)

A Suíça teve um interesse precoce pelo futebol e foi um dos membros fundadores da FIFA. Já em 1898, a Suíça travou batalhas não oficiais contra o “sul da Alemanha”, Itália (incluindo as altamente não oficiais), Slavia, Praga e Áustria. No entanto, a primeira estreia oficial foi fora contra a França em 21 de fevereiro de 1905, onde a Suíça perdeu por 0-1.

Foi a única partida disputada em três anos, antes da revanche contra a França no primeiro jogo em casa da Suíça (derrota por 1-2) e depois a Alemanha se enfrentou em 5 de abril e venceu por 5-3 em sua primeira vitória. A partida de volta eles perderam 0-1. A Suíça continuou a realizar partidas de treinamento, com resultados muito variados.

Eles perderam por 0-9 contra um forte amador da Inglaterra e contra a Hungria, ambos os resultados mais fracos da história da Suíça. Também foi 2-9 contra a Bélgica, mas venceu a agora oficial seleção italiana. A Suíça melhorou um pouco e as grandes perdas diminuíram.

A Suíça tinha planos de jogar futebol durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1920, mas desistiu no último minuto devido a desafios financeiros. Em vez disso, a Suíça se concentrou em participar das próximas Olimpíadas. A Suíça começou com um forte 9-0 contra a Lituânia, antes de enfrentar a Tchecoslováquia nas oitavas de final.

A Tchecoslováquia havia chegado à final em 1920, mas deixou o campo em protesto. A partida entre Suíça e Tchecoslováquia terminou em 1×1, mas a Suíça venceu a revanche por 1×0. A Suíça continuou a impressionar, batendo a Itália por 2 a 1 antes de enfrentar a Suécia nas semifinais. Também foi vencido por 2 a 1 e a Suíça chegou à final. Houve um Uruguai “imbatível”, que venceu por 3 a 0 os suíços. A Suíça esteve perto de não poder participar devido à falta de dinheiro para as passagens de trem.

Os vencedores dos dois se enfrentariam nas quartas de final. O Uruguai venceu a Holanda novamente, mas a Suíça perdeu por 0-4 para a Alemanha e voltou a fumar.

O primeiro período da Copa do Mundo (1930-1966)

Como nenhum futebol foi sediado nas próximas Olimpíadas, e independentemente de a FIFA ter decidido sediar uma Copa do Mundo independente, a Suíça teve que esperar até as eliminatórias da Copa do Mundo de 1934 para poder jogar um futebol competitivo novamente. As eliminatórias foram compostas por eles, Romênia e Iugoslávia, e todas as seleções disputariam uma partida em casa e fora.

A Suíça começou com um empate em 2-2 na recepção à Iugoslávia. Eles receberam a Romênia em casa, virando 0-2 para 2-2. Após a partida, eles protestaram contra o uso de Iuliu Baratky, pois ele havia disputado partidas pela Hungria antes. A Suíça venceu por 2 a 0 pela FIFA, mas Baratky continuou a jogar pela Romênia até 1940. A Romênia venceu a Iugoslávia em casa e, assim, Suíça e Romênia se classificaram.

Copa do Mundo na década de 1930

A Copa do Mundo de 1934 foi a primeira de duas Copas do Mundo com uma fase eliminatória pura. A Suíça enfrentou a Holanda nas oitavas de final e venceu por 2-1, mas perdeu por 1-2 no jogo seguinte.

A Suíça não tem nenhum título de muita expressão na história do futebol. A melhor campanha da seleção suíça de futebol masculino foi nos Jogos Olímpicos de 1924, quando ficou com a medalha de prata. Em copas do mundo, a seleção nunca passou das quartas-de-final.

Gostou da saber a seleção suíça de futebol masculino?

Veja também, a fortuna de Ronaldinho Gaúcho. 

Relembre todos os títulos do Bruxo! Aqui!

Aposte com um super bônus, aqui ó!

Saiba mais sobre apostas aqui no Futeblog! 

Sair da versão mobile