É hora de falar de Renato Gaúcho no Flamengo. Após a saída do técnico Rogério Ceni, o time agiu rápido e contratou o cara como novo treinador para o restante da temporada. Renato, que tem residência no Rio de Janeiro, estava sem clube desde que saiu do Grêmio, em abril.
Após deixar o Grêmio, Renato Gaúcho foi para o Rio de Janeiro, para descansar, segundo ele próprio anunciou. Mas o descanso durou pouco.
Com a demissão de Rogério Ceni, bastou poucas horas para o Mengão chegar a um acordo com Renato. Agora uma nova era começa no Flamengo. Mas por que Renato Gaúcho pode levar o Flamengo ao seu nono título do Brasileirão?
Renato Gaúcho no Flamengo: o cara é acostumado com títulos
Renato Gaúcho está acostumado a conquistar títulos e a momentos de pressão no futebol. No Grêmio, sua última passagem durou 5 anos. Ele levou o Tricolor ao título da Libertadores de 2017 e à final do Mundial de Clubes. Além disso, na Libertadores 2017, ficou ainda com o título de melhor treinador do torneio. Confira os títulos conquistados pelo Renato à frente do Grêmio:
- Copa do Brasil em 2016;
- Libertadores em 2017;
- Recopa Sul-Americana em 2018;
- Campeonato Gaúcho nos anos de 2018, 2019 e 2020;
- Recopa Gaúcha em 2019.
Antes do Grêmio, Renato treinou várias equipes incluindo o rival Fluminense, levando o Flu à final da Libertadores de 2009. Mas foi no Tricolor Gaúcho que ele brilhou e acostumou a torcida com uma médica de um título por ano.
O 9️⃣ tá 🔛! @gabigol
Procede, @GomesOficial08? 😂 #VamosFlamengo pic.twitter.com/vhwI0a9HAx
— Flamengo (@Flamengo) July 12, 2021
Como jogador, foi ídolo do Flamengo
Renato Gaúcho atuou por várias temporadas no Flamengo quando era jogador. Atacante de velocidade, curiosamente, ele saiu do Grêmio e se transferiu para o Flamengo, em 1987.
Vestindo a camisa do Mengão, fez dupla com o atacante Bebeto. Renato se tornou ídolo da torcida do Fla quando marcou o gol da classificação da equipe para a final da Copa União. Por fim, no mesmo ano, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.
Renato acumula outras passagens pelo Flamengo. Em 1990, conquistou a Copa do Brasil com a equipe. Somando todas as passagens, são 7 anos com a camisa do Fla. Em várias oportunidades, Renato Gaúcho já se declarou torcedor do Flamengo e sempre afirmou que tinha o sonho de treinar o clube carioca.
Renato Gaúcho no Flamengo sabe falar a língua dos atletas
Renato Gaúcho foi um jogador brilhante. Ele acumula dezenas de títulos e foi um sucesso em todos os clubes que atuou. Entre os principais títulos, podemos destacar:
- Mundial de Clubes de 1983 com o Grêmio;
- Libertadores de 1983 com o Grêmio;
- Copa do Brasil de 1990 com o Flamengo;
- Supercopa Libertadores de 1992 com o Cruzeiro;
- Copa América de 1989 com a Seleção Brasileira.
Por ter sido um jogador bem sucedido, Renato sabe lidar com um grande grupo de jogadores. Além disso, ele sabe trabalhar com jogadores badalados e sempre se destacou por isso. Muitos dizem que Renato ainda é “boleiro”, mas, na verdade, ele sabe se comunicar com seu elenco.
Isso pode ser um diferencial para um elenco como o do Flamengo, com nomes que incluem Gabigol, Pedro, Arrascaeta, Diego e companhia. No Grêmio, Renato ficou muito conhecido por recuperar jogadores que estavam em baixa na carreira. Assim, se isso acontecer no Mengão, a equipe pode se recuperar no Brasileirão e buscar mais um título.
Reparem que o Michael foi titular e já fez gol na Liberta!