Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Ascensão e queda do “Bruxo” do futebol mundial

Ascensão e queda do “Bruxo” do futebol mundial. Confesso que fiquei muito triste quando vi as imagens de Ronaldinho Gaúcho algemado ao ser levado para um presídio em Assunção, no Paraguai. Aqui não entro no mérito se a prisão é justa ou injusta, afinal todos devemos ser tratados de forma igualitária perante a Justiça. O ex-craque e o seu irmão e empresário Roberto de Assis estão sendo investigados por uso de passaportes falsos no país vizinho.

Sinto tristeza porque acompanhei a carreira genial do meia-atacante endiabrado com a bola nos pés. A habilidade de Ronaldinho é difícil de explicar para os mais jovens que cresceram vendo jogos onde a força física e os esquemas táticos engessados sobrepõem a habilidade técnica. Sem pensar muito eu diria que ele foi um dos jogadores mais talentosos e brilhantes da sua geração. Sem dúvida um dos maiores de todos os tempos. Tanto que ganhou o apelido de “Bruxo”. Merecido diga-se!

O garoto franzino, dentuço e de sorriso fácil surgiu para o futebol em 1998 vestindo a camisa do Grêmio. O apelido Gaúcho veio para diferenciá-lo do Ronaldo Fenômeno que à época era chamado apenas de Ronaldinho.

Rapidamente o Brasil ficou pequeno para o seu futebol

E em 2001 ele partiu para a Europa para defender o Paris Saint-Germain. Sua passagem pelo futebol francês não empolgou e após duas temporadas e muitos problemas com o treinador ele se transferiu para o Barcelona.

E foi na Espanha que ele viveu os melhores anos de sua vida no futebol. Vestindo a camisa do Barça ele conquistou dois títulos do Campeonato Espanhol (2004/05 e 2005/06), a Supercopa da Espanha (2005 e 2006) e a Liga dos Campeões da Europa na temporada 2005/06. Também foi eleito duas vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA (2004 e 2005).

Foi o primeiro futebolista na história a ter conquistado a ChampionsLeague, a Libertadores da América, a Copa do Mundo e ter sido eleito o melhor do mundo.

Ver o “Bruxo” do futebol em campo era mais que assistir a um jogo

Era encantamento e alegria por suas jogadas geniais. Impossível esquecer seus gols fantásticos, arrancadas absurdas, dribles e elásticos desconcertantes. Até as torcidas adversárias o reverenciavam. Tanto que em um jogo do Barça contra o rival Real Madrid no Santiago Bernabeu lotado ele foi aplaudido de pé pelos torcedores madrilenhos.

Em sua passagem pela Europa ainda vestiu a camisa do Milan da Itália, antes de votar ao Brasil para defender o Flamengo e cair nos braços da nação rubro-negra. Depois se transferiu para o Atlético-MG onde conquistou a Libertadores de 2013. Nesse mesmo ano foi eleito o Rei da América, em eleição anual do diário El País, do Uruguai.

Na fase final da carreira ainda atuou pelo Querétaro (México) e Fluminense.

O “Bruxo” do futebol na Seleção Brasileira

Com apenas 19 anos estreou na Seleção Brasileira, em 1999, em um jogo da Copa América daquele ano contra a Venezuela. E logo mostrou quem ele era ao marcar um golaço após aplicar um chapéu no zagueiro e estufar a rede. Ronaldinho vestiu a amarelinha em 101 jogos e marcou 35 gols, além de conquistar o pentacampeonato mundial em 2002.

Atualmente o R10 é embaixador do turismo do Brasil e também do Barcelona, clube em que fez história. No próximo dia 21 de março Ronaldinho completará 40 anos, provavelmente atrás das grade. Uma pena!

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo, editor da revista Qual Viagem e do Portal Travelpedia.

Já pensou em ganhar dinheiro com o futeboll?  A gente te dá muitas dicas, aqui ó! A primeira coisa é ter dinheiro em alguma casa/site de aposta? Se não tem, deposite na 1xBet aqui e ganhe até R$500 para apostar. Você tem que ter o dinheiro lá para conseguir seguir nossas dicas e ganhar dinheiro com futebol.

Sair da versão mobile