Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Conheça a premiação das 4 principais ligas de futebol pelo globo

Estadio de disputa das principais ligas de futebol

Estadio de disputa das principais ligas de futebol

É evidente para todos que o futebol é um dos principais esportes do mundo, movimenta a mídia, as massa e, é claro, muitos cofres pelo globo. Obviamente, existem os grandes campeonatos que reúnem as equipes do mais alto calibre para disputar um título, dessa forma, no decorrer do artigo, apresentaremos as principais ligas de futebol e suas respectivas premiações.

Conhecemos bem algumas ligas, como as europeias e sulamericanas, devido a ampla cobertura e pela nossa nacionalidade. Mas algumas passam despercebidas por não conhecermos bem a cultura  de outra nação ou pela falta de informação sobre os campeonatos em si.

Seria muito extenso apresentarmos todos, afinal, só na Ásia existem mais de dez ligas, na África são cinco as principais, na Europa são mais de seis, isso que ainda faltam quatro continentes para citar.  Mas não se preocupe, as principais ligas de futebol estarão aqui junto às suas respectivas premiações.

As Principais Ligas de Futebol no Mundo

Champions League (Europa)

A Liga dos Campeões da UEFA é o principal campeonato europeu de futebol, disputado pelos clubes europeus, mas com cobertura para o mundo todo acompanhar de perto o torneio.  Foi introduzida em 1992 como sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus, atualmente o seu formato se dá com a participação de 32 equipes de países diferentes entre fases classificatórias, e eliminatórias e play-offs.

Ao começo, as 32 equipes disputam entre 8 grupos sorteados no formato de ida e volta, o campeonato desde a fase classificatória até a primeira eliminatória e a final, duram cerca de um ano inteiro.

No final da competição, restam apenas dezesseis equipes que disputam entre quatro grupos pelo título do campeonato. Ao total, a UEFA distribui o montante de dois bilhões de euros durante todo o campeonato, desde as fases iniciais até as finais. Aqueles que chegam a fase de grupos já garantem para o clube 15,6 milhões de euros, após isso a UEFA ainda paga quase três milhões de euros por cada vitória e cerca de um milhão por empate.

Os classificados para as oitavas de final recebem 9,5 milhões de euros e a classificação para as quartas de final é de mais 10,5 milhões. Já as semifinais garantem 12 milhões de euros e, enfim, ao final da competição o campeão embolsa 19 milhões de euros, enquanto o vice leva 15 milhões. Sendo uma das principais ligas de futebol que tem o maior valor em premiação do mundo.

Brasileirão (Brasil)

O Campeonato Brasileiro de Futebol também entra na lista como uma das principais ligas do futebol mundial, ficando em terceiro lugar na lista da IFFHS. Mais conhecido como brasileirão o torneio existe desde 1959 e já teve muitos formatos, atualmente a disputa ocorre em cerca de sete meses, totalizando 38 jogos com participação de vinte times nacionais de alto calibre.

Cada clube disputa uma partida em casa e outra em campo adversário até jogar contra todos os times adversários, somando pontos para subir na tabela de classificação, sendo que as derrotadas não tem atribuição de valor.

A classificação se dá pelo número de pontos somados ao longo do campeonato, em caso de empate os critérios para eleger o primeiro colocado são o número de vitórias, a quantidade de gols realizados, menor números de cartões, entre outros.

O Brasileirão premia dezesseis dos vinte clubes que disputam a competição, sendo que o campeão leva para os bolsos um montante de 33 milhões de reais e o vice embolsa 31,3 milhões. Os outros quatorze classificados também recebem prêmio em dinheiro, nos valores de 29 milhões de reais (3º colocado) e 11 milhões (16º colocado).

Mundial de Clubes da FIFA (Intercontinental)

O famoso Mundial já estreou sua décima sétima edição e conta com a participação dos clubes campeões de cada confederação continental: a CONMEBOL(América do Sul), CONCACAF(América do Norte e Central), UEFA (Europa), CAF(África), AFC(Ásia) e OFC(Oceania). O mais tradicional campeonato intercontinental entre as principais ligas de futebol. O campeonato propõe uma futura renovação no formato, para reunir vinte e quatro clubes de todo o globo, sendo oito vagas para os europeus e seis para os sulamericanos. 

A última edição enfrentou algumas complicações no quesito financeiro e devido a pandemia do Covid-19, dessa forma a federação adiou o torneio para os primeiros meses de 2022 nos Emirados Árabes Unidos, sem o acréscimo do novo formato planejado. A FIFA está tomando medidas de precaução e auxiliará clubes, principalmente os brasileiros, a conseguirem disputar o campeonato.

Os valores de premiação não mudaram muito durante os últimos anos, o campeão recebe cerca de cinco milhões de euros, enquanto o vice recebe 4 milhões. Os próximos colocados também garantirão prêmio em dinheiro, de dois milhões de euros a 500 mil euros.

Menção honrosa entre as principais ligas de futebol

Copa Libertadores da América (Intercontinental: América do Sul)

Existente há mais de 60 anos, a CONMEBOL Libertadores é o principal campeonato entre clubes profissionais da América do Sul e uma das principais ligas de futebol do mundo. Mesmo com todas as modificações que sofreu durantes os anos, já foram prestigiadas sessenta e duas edições. Atualmente, o torneio é disputado durante um ano inteiro, consistindo de 3 etapas classificatórias, totalizando mais de 150 jogos a serem realizados.

Cada país, por meio de seus critérios e seus próprios torneios, seleciona os clubes que irão para o campeonato, por exemplo, no Brasil as vagas destinadas para o torneio são uma para o campeão da Copa do Brasil e as outras seis são destinadas aos primeiros colocados do Brasileirão. No total, são 47 equipes que disputam a taça da liga sulamericana. 

Entre as distintas fases de classificação, cada uma possui sua respectiva premiação. No começo, na fase de grupos, o prêmio estipulado é de 3 milhões de dólares. Na segunda, as oitavas de final, o valor é de pouco mais de 1 milhão de dólares. Nas quartas de final o prêmio é de 1,5 milhões de dólares e a semifinal são 2 milhões.

A final da Copa Libertadores da América garante ao campeão o prêmio de 15 milhões de dólares e para o vice um total de 6 milhões. Ou seja, ao final do campeonato um clube pode totalizar um montante de 126 milhões de reais, como no caso do Palmeiras, campeão da disputa de 2021. Entre as principais ligas de futebol, é o único da américa latina em questão de notoriedade e cobertura.

Aposte nos melhores campeonatos com bônus, aqui ó!

Sair da versão mobile