Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Paulo Sousa no Flamengo: convicção ou segunda opção?

Bora falar de Paulo Sousa no Flamengo? O Mengão apresentou seu novo técnico. O técnico português, de 51 anos, concedeu uma longa entrevista coletiva e animou os rubro-negros. O acerto já estava confirmado há algumas semanas. Mas Paulo Sousa não era a opção número um da diretoria flamenguista.

Foto: Alexandre Vidal / CRF

Antes dele, vários nomes foram cotados, e o principal foi o de Jorge Jesus. O Flamengo deixou bem claro que queria o quanto antes o retorno de JJ. Isso movimentou o noticiário no final de 2021. Mesmo com os esforços da direção, o técnico, na época, ficou no Benfica e o sonho do retorno do Mister durou pouco.

Mas logo depois surgiu o nome do também português Paulo Sousa para o Flamengo. Ele estava na seleção da Polônia. Confirmada a chegada do novo técnico do Mengão, a pergunta que fica é se o time realmente tem convicção no trabalho do novo técnico.

Carreira e chance de ouro de Paulo Sousa no Flamengo

Assim como aconteceu com Jorge Jesus, o técnico Paulo Sousa terá uma oportunidade de ouro no Flamengo. O treinador estava comandando a seleção polonesa, onde fez 15 jogos, com 6 vitórias. Antes o cara trabalhou em clubes menos badalados. Na seleção Portuguesa, treinou algumas categorias de base.

Como jogador, Paulo Sousa era meia e atuou por grandes equipes, como Inter de Milão, Juventus e Borussia Dortmund. Mas teve sucesso mesmo nas equipes de Portugal, onde defendeu o Benfica e o Sporting.

Desde 2005 está na carreira de treinador, mas ainda busca de firmar na nova profissão. E o Flamengo pode alavancar a carreira do profissional.

Aposte no Flamengo do Paulo Sousa com bônus! Aqui ó!

Flamengo se animou com discurso

Pelo menos o discurso do novo técnico está aprovado pela direção e torcida. Na sua apresentação, Paulo Sousa destacou o elenco de qualidade, mas ressaltou que o Flamengo precisa trabalhar mais do que todos, por conta da exigência.

O técnico deixou claro que sabe da grandeza do clube. Além disso, falou bastante de tática e características dos jogadores. Claro que esse discurso agradou, mas será que dentro de campo ele conseguirá colocar as ideias em prática?

A nova metodologia de Paulo Sousa no Flamengo…

…que, na verdade, não é tão nova assim. Paulo Sousa no Flamengo está resgatando alguns hábitos antigos dentro do Ninho do Urubu. Coincidência ou não, hábitos que estavam em vigor com Jorge Jesus, mas que não foram adotados pelos técnicos posteriores. Entre eles, podemos citar:

Com todas essas “regras” em ação, dá para perceber que Paulo Sousa pretende trabalhar também a parte emocional dos atletas. Dessa forma, o treinador entende que a união do grupo fará toda a diferença para o Flamengo brigar por títulos.

Será que os figurões do elenco vão gostar disso?

Como Paulo Sousa no Flamengo pode deixar de ser aposta?

Assim como em outros clubes do Brasil, a reposta é simples: com títulos e resultados. Hoje, Paulo Sousa pode ser considerado uma aposta do Flamengo. O time priorizou a contratação de um estrangeiro após a fracassada passagem de Renato Gaúcho pelo clube.

Mas para deixar de ser aposta, o português precisa ter resultados positivos na sua arrancada. Caso contrário, a pressão será grande, mesmo se tratando de competições de início de temporada.

Além disso, para igualar ou superar JJ, o Mengão precisa conquistar títulos importantes em 2022. Caso contrário, Paulo Sousa no Flamengo será sempre visto como uma “sombra” do Mister. Seja como for, a expectativa sobre o novo técnico do Mengão é grande.

Sair da versão mobile