Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Os 20 melhores zagueiros da história do futebol

football ge70021a1f 640

Confira: Os melhores Zagueiros da História do Futebol.

Embora no mundo do futebol os atacantes sejam geralmente os jogadores que mais despertam os adeptos, a verdade é que uma equipa de futebol não pode jogar com apenas um tipo de jogador. A menos que seja um time de várzea, pois como você bem sabe, todo mundo joga em todas as áreas.

Confira abaixo, os melhores zagueiros da história do futebol, e adiantamos, que história!

Mas no futebol convencional, você precisa de zagueiros, goleiros e zagueiros. O que seria um bom time de futebol sem defesas, certo? Bem, é sobre isso que vamos falar aqui. Um dos melhores defensores da história. Vamos citar os 20 mais importantes, embora não os numeremos, pois com certeza todos têm suas preferências. Nós começamos!

Melhores zagueiros centrais e líberos

Comecemos destacando os melhores zagueiros centrais do mundo, inclusive a posição de líbero.

A principal característica desta posição é que este zagueiro tem mais liberdade na área. Ele se move em uma área mais ampla do que o resto das defesas e tem um papel decisivo no corte do jogo da frente. Líberos também podem ir para o ataque e surpreender o oponente com uma rápida fuga.

A figura da defesa com total liberdade em campo é muito rara no futebol de hoje, mas ao longo da história vimos algumas lendas que fizeram desta demarcação uma das mais temidas pela criatividade que demonstraram.

Os melhores zagueiros centrais pegam o bastão dos Líberos e são decisivos na hora de criar a última linha antes de chegar ao goleiro. Eles são geralmente considerados os jogadores mais agressivos em campo, pois têm que ir para o ataque sem hesitar um só momento.

Pegue aqui seu bônus para apostar na Betano aqui.

Tem que ser contundente e saber antecipar, por isso lidera toda a defesa e até mesmo toda a equipe em certas ocasiões. Às vezes o seu ímpeto os leva a receber advertências, embora a verdade seja que não se trata de um jogador violento, mas sim de um marcador que interrompe o jogo de ataque com o propósito de recuperar a bola e sair para o contra-ataque, tentando obter uma vantagem na velocidade.

Não é incomum encontrar a braçadeira de capitão no braço de um zagueiro, principalmente quando falamos de estrelas como as que vamos destacar.

Franco Baresi

Esta lenda italiana passou toda a sua carreira esportiva em um único time: o Milan. É muito curioso, pois seu irmão jogou nas fileiras do maior rival, o Inter, como zagueiro central. Ele venceu a Copa do Mundo com a Itália em 1982 e conquistou um total de 18 títulos com seu clube. O número de sua camisa foi retirado de Milão em reconhecimento ao seu trabalho.

Franz Beckenbauer

Conhecido como Beckenbauer, o Kaiser, para muitos é o melhor zagueiro que jogou desde que o futebol foi inventado. Com a seleção alemã, ele conquistou uma Copa do Mundo e um Campeonato Europeu, além de vários títulos com sua equipe, o Bayern de Munique. Ele ganhou a Bola de Ouro duas vezes, algo muito difícil para um jogador que não é atacante.

Carles Puyol

Damos um passeio pela casa para destacar o melhor zagueiro espanhol que a seleção nacional já teve. Ele também passou toda a sua carreira em um único time como os anteriores. Com o Barça, ele conquistou 6 títulos em um único ano, que levantou como capitão. No total, foram 21 e mais 2 selecionados da Espanha, uma Copa do Mundo e um Campeonato Europeu.

Sergio Ramos

A história de Sergio Ramos é um tanto peculiar, já que começou como lateral direito, mas com o tempo foi se transferindo para o centro, onde se consolidou como um dos melhores zagueiros da história.

Foi nomeado várias vezes para a Bola de Ouro e surge como o defesa-central ideal deste prémio na sua terceira equipa ideal (2020). Seu recorde é o mais completo: Copa do Mundo, Euro, Liga dos Campeões, Super Taça Espanhola e Europeia, Copa do Mundo de Clubes, Liga e Copa do Rei . Pode-se dizer que ele conquistou tudo, e a partir de hoje ainda está ativo, então os prêmios podem aumentar.

Pegue aqui seu bônus para apostar na Betano aqui.

Daniel Passarella

Pulamos a poça e vamos para a Argentina. Lá encontramos Passarella, o único jogador daquele país a vencer duas Copas do Mundo até o momento.

Ele jogou na Argentina e na Europa, especificamente na Itália. Ele é o zagueiro que mais gols marcou pela Argentina.

Matthias Sammer

Sammer jogou por duas seleções nacionais. Primeiro na República Democrática Alemã e depois na seleção nacional reunificada. Ele levou uma Bola de Ouro e ganhou uma Eurocopa .

Uma lesão no joelho e várias complicações subsequentes (ele passou por 5 operações) forçaram-no a se aposentar aos 30 anos, então ele poderia ter feito muito mais.

Bobby Moore

Voltamos para a Europa e viemos para a Inglaterra. Bobby Moore ganhou uma Copa do Mundo com a seleção nacional, da qual era capitão. Ele morreu muito jovem devido ao câncer, mas sua lenda continua viva.

Pegue aqui seu bônus para apostar na Betano aqui.

Elijah Figueroa

O zagueiro chileno foi declarado o melhor jogador do mundo na década de 1970 duas vezes consecutivas. Jogou no Brasil, por isso foi convidado a deixar suas pegadas no mítico estádio do Maracanã, onde podem ser vistas. É considerado o melhor futebolista chileno e o melhor estrangeiro que já atuou no Brasil.

Fabio Cannavaro

“Il Bello”, como também é conhecido pela sua atratividade física, é um dos nomes mais proeminentes na Itália no que diz respeito ao futebol em geral e aos melhores defesas-centrais em particular. Vencedor da Bola de Ouro e Melhor Jogador da FIFA no mesmo ano, ele também tem em sua vitrine uma Copa do Mundo (era capitão da seleção italiana quando a conquistou), uma Copa da UEFA e vários títulos na Itália e na Espanha.

Depois de pendurar as chuteiras, manteve-se ligado ao futebol como treinador, sendo mesmo selecionador nacional da China em 2 ocasiões, embora com menos sorte do que com as equipas que comanda.

Ruud Krol

Outro zagueiro que mudou de ala para a posição central. Companheiro de Cruyff na seleção nacional, Krol se destacou como um líbero nos anos 70 com o Ajax, graças ao seu potencial para fechar espaços ao rival. Dois vice-campeões mundiais com a seleção holandesa, várias ligas e copas na Holanda e reviravoltas europeias, todas com o Ajax, fazem parte do seu recorde.

Seu último jogo com a seleção nacional foi em 1983, e 3 anos depois aposentou-se do campo para ir para o banco de reservas, treinando vários clubes ao redor do mundo.

Oscar Ruggeri

Uma das lendas vivas do futebol argentino, que conquistou praticamente tudo com seu time: Copa do Mundo, Copa América e Copa das Confederações. Passou dois brevíssimos passos pela Espanha, primeiro em Logroñés e Real Madrid, e alguns anos depois em Jaén, na Segunda B.

Seu estilo de jogo era bastante intenso, embora também seja lembrado por ser um jogador com capacidade para marcar. objetivos e muita classe.

Ronald Koeman

Temperamental dentro e fora de campo, Koeman atuou como líbero, onde se destacou, e também como meio-campista. Combinação que o ajudou a ser considerado um dos zagueiros mais artilheiros da história com quase um gol a cada dois jogos em média.

Passou pelos 3 grandes clubes da Holanda, venceu a Eurocup com a seleção nacional e fez parte do Barça Dream Team , onde continuou a se destacar por vencer ligas, Copas do Rei, Super Taças da Espanha e da Europa, além de um Taça da Europa.

Melhores pistas e asas esquerdas

Histórias lendárias também foram criadas na ala esquerda. Alguns dos melhores laterais esquerdos da história são lembrados, acima de tudo, por suas fugas e por serem capazes de colocar mais de um oponente em um snatch.

Além de ser defensivo, como é óbvio, a tarefa do lateral-esquerdo é apoiar o ataque da sua equipa no contra-ataque bloqueando a passagem dos avançados que descem por esta banda. A maioria das defesas que joga neste lado é canhota, característica que lhes permite centrar e lidar com os ataques externos.

Além de um bom toque com o pé esquerdo, a raia precisa de resistência, velocidade e precisão para finalizar a área deixando a bola pronta para o atacante finalizar a jogada acertando-a na rede adversária. Se eles também são precisos nos lances livres, é uma vantagem, embora não seja um requisito essencial.

Nomes como estes soam familiares:

Paolo Maldini

Outro zagueiro italiano que jogou pelo Milan. Ele não ganhou campeonatos mundiais, mas conquistou 26 títulos de clubes. Ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo em 94 e a FIFA lhe concedeu a medalha da Ordem do Mérito Esportivo. Está na lista do melhor time de futebol que já fizemos.

Roberto Carlos

Ao lado da Argentina, no Brasil, está Roberto Carlos, que muitos de nós conhecemos por jogar no Real Madrid. Campeão do mundo com a seleção nacional, foi vice em 2002 como candidato à Bola de Ouro. É considerado o melhor lateral-esquerdo da história, com uma força de chute e uma técnica que vem sendo estudada em algumas universidades.

Nilton Santos

Um dos laterais esquerdos mais famosos do mundo, com grande conhecimento do esporte que praticou e com o qual se tornou lendário. Aliás, ele está no ranking das melhores defesas da América Latina. Jogou em apenas um time, o Botafogo do Rio de Janeiro, conquistou 2 copas mundiais com o Brasil e muitos outros prêmios nacionais e internacionais.

Rival de Pelé em campo como soldado em diferentes clubes, como companheiros eram uma dupla imbatível, e de fato O Rei o destacou como um dos melhores. Ele morreu na cidade onde nasceu e viveu toda a sua carreira.

Pegue aqui seu bônus para apostar na Betano aqui.

Giacinto Facchetti

Sua carreira esportiva não começou no futebol, mas sim como atleta de decatlo, que mais tarde o ajudou a percorrer a ala esquerda como um fôlego. O Inter o viu no time de sua cidade natal e imediatamente começou a se destacar até se tornar um dos melhores laterais-esquerdo do mundo.

Ele venceu quatro ligas italianas, uma Copa da Itália e duas Copas da Europa consecutivas pelo Inter, além de duas outras Copas Intercontinentais. Sua resistência, potência física e técnica eram notáveis, mas sua maior arma era sem dúvida a velocidade. Ele também era um verdadeiro cavalheiro nos campos de jogos.

Melhores pistas e laterais direitas

Passando para o outro lado do campo, encontramos grandes defesas que fizeram história no mundo do futebol. Já falamos sobre alguns que começaram nessa banda e depois se mudaram para o centro, mas também há outros que criaram sua lenda sem sair daqui.

Assim como a pista da esquerda, os laterais direitos estão atentos a qualquer ocasião para responder rapidamente ao contra-ataque para levantar a bola, aproveitando algum descuido da equipe adversária. Espera-se que seus estágios na parte média do campo terminem com um centro para a área onde os artilheiros esperam para terminar.

Como defesa, tem de saber interpretar bem o resto dos seus companheiros e fechar bem as fileiras para que os avançados rivais não entrem furtivamente.

Os laterais-direitos precisam de muita resistência, porque têm de aguentar o tempo do jogo subindo e descendo rapidamente. Os exemplos míticos são os seguintes:

Carlos Alberto

Parceiro do mítico Pelé no Santos, o que sempre mais se destacou em seu jogo foi a capacidade de carregar o time e empurrá-lo para cima. Passou por diversos times do Brasil e dos Estados Unidos, e com o seu time, principalmente o gol que marcou a Itália na Copa do Mundo do México 70 é lembrado, considerado um dos mais belos de toda a história, onde o Brasil venceu com força 4-1 que lhe rendeu sua terceira Copa do Mundo.

Cafu

Quase ninguém o conhece pelo primeiro nome (Carlos Evangelista), mas Cafu é um dos melhores laterais-direitos da Seleção Brasileira e do Mundo. Com sua equipe, ele ganhou 2 Copas do Mundo, 2 Copas da América e 1 Confederação.

Ele é lembrado no Zaragoza por ajudá-lo a conquistar a Copa das 95 Vencedoras das Copas durante a temporada que passou na Espanha. Ele também jogou na Itália por 11 anos. Seu grande jogo o colocou como parte dos onze da Bola de Ouro ideal da história em 2020.

Berti Vogts

Berti, tal como os adeptos o conhecem, passou toda a sua vida como jogador profissional de uma equipa, o Borussia de Mönchengladbach, com a qual conquistou 5 ligas alemãs e 2 Taças UEFA, entre outras competições. Com a seleção conquistou o Campeonato Europeu (1972) e a Copa do Mundo (1974). Como lateral direito foi incansável e não deixou o rival escapar, razão pela qual foi apelidado de “O Terrier”.

Hans-Peter Briegel

“O rolo compressor” é um daqueles jogadores que é muito difícil de colocar em uma única posição porque era multifuncional.

Ele conseguiu movimentar-se em todo o campo, embora o tenhamos classificado como um dos melhores laterais-direitos da história por ter sido a sua posição na seleção alemã por muito tempo. Pernas poderosas e robustas eram suas melhores armas.

Ele não conseguiu vencer a Copa do Mundo, embora tenha sido vice-campeão duas vezes e conquistado um lugar entre os melhores zagueiros que existiram ao longo da história do futebol.

Pegue aqui seu bônus para apostar na Betano aqui.

Tipos de defesas no futebol 11

Quando falamos de futebol, costumamos identificar os jogadores pela posição principal: atacante, pivô, zagueiro ou goleiro. Porém, em cada uma dessas posições existem diferentes especialidades, principalmente na zona defensiva. Então, vamos explicar quais são os diferentes tipos de defensores no futebol de 11 de cada lado e, em seguida, citaremos alguns dos melhores da história.

Defesa central

Como o próprio nome sugere, o zagueiro central está localizado no centro da área. É uma posição muito importante, já que toda a defesa é construída a partir dessa figura.

Um bom zagueiro que ocupe esta posição deve ser organizado e habilidoso para bloquear o ataque do time adversário. Você também precisa ser rápido tanto no jogo quanto no pensamento, porque em questão de segundos você terá que tomar decisões que definem o resultado de uma jogada.

Libero

Esta defesa joga mais ou menos na mesma área que o defesa-central, com a particularidade de ser livre para avançar nas linhas quando o considerar adequado.

O normal é que seja a última linha defensiva antes de atingir a meta, embora também possa ir para o ataque se enxergar a oportunidade, ou como apoio para romper a defesa adversária enquanto os atacantes de sua equipe sobem.

Embora a palavra venha do italiano, essa figura nasceu na Alemanha, quando Frank Beckenbauer a usou em 72.

Rolha

Também chamada de defesa judicial, pode acompanhar um líbero na sua frente, a meio caminho entre a última linha e o centro do campo.

O detentor antecipa o ataque e tenta interromper a jogada antes que ela alcance a zona de perigo. Você também pode ter um jogador específico atribuído se uma zona de defesa não for organizada, mas o homem.

Essa defesa tem que ser rápida, pois pode ser necessário cobrir diferentes áreas. Ele também deve ser astuto e seguir as regras para forçar o impedimento, interrompendo o ataque adversário.

Lado ou ponta

Localizados em uma extremidade do campo, os flancos têm a função de bloquear a entrada dos ataques pelos flancos. Por sua vez, inicia o jogo da sua equipa para levar a bola para a zona de perigo adversária e tentar culminar com um ataque rival à própria baliza.

Pistas

Os zagueiros que atuam nesta área costumam ter uma área de jogo maior que os demais zagueiros, pois ficam no comando de praticamente toda a banda até que o atacante receba a bola.

Por isso, sua velocidade tem que ser a mais alta possível, mantendo sempre o controle do jogo com ou sem a bola.

Os melhores defensores da história

Em nosso blog de futebol, falamos sobre os melhores jogadores da história de acordo com suas posições. Você poderá conhecer a história de lendas como os já citados Beckenbauer, Maldini, o grande Roberto Carlos ou Carles Puyol, entre outros. Jogadores que, apesar de não terem marcado muitos gols, tiveram um papel fundamental em suas seleções e seleções.

Como deve ser um bom zagueiro de futebol

Esses jogadores se destacaram em suas seleções e seleções, pois mais do que atenderam aos requisitos esperados de uma grande defesa. Existem várias características comuns a cada uma das posições que mencionamos:

 

 

 

 

 

Até o momento a lista com os 20 melhores zagueiros, que segue a linha de posições míticas, como os melhores goleiros da história e outras curiosidades.

E, embora nosso esporte preferido seja aquele que se pratica dentro de uma bolha, não podemos negar a realidade que o futebol tradicional é o esporte mais seguido no mundo.

E aquela que viu surgirem as figuras mais importantes desde que foi inventada, ainda na segunda metade do século XIX.

Sair da versão mobile