Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

O que é VAR?

var

Todos, em algum momento ao longo dos jogos atuais, já ouviram ao menos uma vez os narradores falarem sobre o VAR. No entanto, muitas dúvidas são geradas sobre esse mecanismo e de onde vem o seu surgimento. A fim de esclarecer todas possíveis polêmicas que cercam essa implementação realizada pela FIFA, o artigo a seguir abordará tudo sobre o Video Assistant Referee (VAR). Acompanhe a seguir!

VAR: Qual sua função? 

O futebol gera muitas polêmicas com relação a arbitragem e isso acompanha o esporte há muitos anos. Por isso, em uma tentativa de acabar com essas inquietações de uma vez por todas, a FIFA implementou o Video Assistant Referee (VAR) que é um sistema de apoio que acontece ao vivo para os árbitros, dando a eles a oportunidade de mudar suas decisões influentes ao longo da partida. 

O VAR foi usado pela primeira vez no ano de 2018 na Copa do Mundo, por isso, historicamente, ele é extremamente recente e, inclusive, muitos criticaram e foram completamente contra a decisão da Federação Internacional de Futebol. 

O Árbitro Assistente de Vídeo foi alvo de críticas, principalmente, por se tratar de uma sala com muitos monitores e com três árbitros que analisam todas as jogadas possíveis ao longo da partida e, assim, auxiliam o árbitro do campo com toda e qualquer jogada que ele julgar controversa e precisar de uma opinião de fora. 

VAR: como funciona a confirmação de gols? 

O árbitro de vídeo é importante para diferentes finalidades ao longo das partidas. Entretanto, a confirmação de gols é uma das categorias que deixam as pessoas mais curiosas de como funciona na prática. 

Nesse sentido, a função do VAR nesse caso é verificar e determinar com assertividade se a bola conseguiu ultrapassar completamente a linha ou se, de alguma forma, ocorreu alguma falta no começo ou até mesmo no meio da jogada em questão. 

VAR: qual sua função na marcação de pênaltis? 

O sistema de Video Assistant Referee auxilia os árbitros principais em campo a não optarem pelas decisões erradas. Um exemplo claro para ilustrar a importância da sua função em pênaltis, principalmente, para que o jogo não tenha polêmicas foi a partida entre Portugal e Espanha em que o juiz marcou o pênalti de Nacho sobre Cristiano Ronaldo, porém, sem o uso do VAR, gerando polêmicas sobre o time português ter sido beneficiado na jogada. 

VAR: como funciona sua utilidade para cartões vermelhos? 

O VAR também pode ser muito útil e pode revisar os cartões vermelhos atribuídos aos jogadores ao longo das partidas. Em alguns casos de expulsões, os árbitros de vídeo podem verificar que foi uma ocorrência realizada de forma injusta e, nesse sentido, o VAR avisa a o árbitro em campo para que as decisões sejam tomadas de forma mais justa e correta, sem que nada passe batido. 

VAR: sua importância para a identificação correta dos jogadores 

Ao longo das partidas, muitas vezes algumas confusões ocorrem. Para exemplificar e conseguir visualizar melhor essas situações é só lembrarmos de quando o árbitro de campo fica rodeado de jogadores e nem os próprios telespectadores que estão torcendo, conseguem identificar exatamente quem está cercando o juiz naquele momento. 

Isso é muito comum nos jogos, principalmente, quando ocorre alguma falta, pênaltis, expulsões, dentre outras ocasiões em que os jogadores vão falar ou reclamar com o árbitro. Nesse momento, o jogador pode ser repreendido ou expulso. 

Entretanto, não é incomum que essa expulsão ou repreensão tenha sido feita de forma incorreta ou que o árbitro não soube quem era o infrator propriamente dito. Por isso, os operadores do VAR notificam rapidamente o árbitro para que ele possa tomar a decisão correta e, assim, o jogo volta normalmente de onde parou.

 

 

Sair da versão mobile