Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

NFTs no futebol: o que são e como estão entrando no esporte?

Hoje vamos falar de NFTs no futebol. Hoje em dia, o principal dilema dos clubes de futebol hoje em dia é como conseguir mais fontes de renda. Aqui no Brasil, isso não é diferente. Ainda mais com a crise financeira que atingiu o mundo da bola nos últimos anos. Por isso que esse recurso aparece como uma alternativa de ouro para driblar a crise.

Foto: Divulgação

Lembremos que, em 2020, tivemos pouco futebol e, quando o esporte voltou, o público não foi liberado para retornar. Claro que essas medidas foram essenciais no combate à pandemia. Aos poucos, a torcida foi voltando, mas a renda de clubes tradicionais caiu muito.

Por isso, seguindo a tendência europeia, os clubes foram atrás de novas estratégias para atrair o torcedor e, consequentemente, aumentar a receita. Dessa forma, os NFTs no mundo do futebol já são uma realidade e estão aquecendo o mercado. A seguir, saiba mais sobre o tema, e veja como você, torcedor e seu clube, podem ser beneficiados com eles.

Afinal, o que são NFTs?

NFTs significa “tokens não fungíveis”. Eles funcionam como espécies de certificados digitais que garantem a autenticidade de uma obra física ou digital. Qualquer coisa atrelada a uma NFT se torna única e, como consequência, mais valiosa.

E essa certificação é feita por meio da tecnologia blockchain, as mesmas das criptomoedas, também muito populares hoje em dia. Mas, NFTs não são criptomoedas, apenas usam sua tecnologia. Assim, eles são tipo uma classe de criptoativos.

Um NFT, portanto, é um item que:

NFTs no futebol

Essa “febre” de NFTs no futebol surgiu na Europa, durante a pandemia. Clubes como Juventus, Real Madrid, PSG, Liverpool e Bayern de Munique começaram a usar esse recurso para mobilizar o torcedor.

Mas como isso é feito? Bom, na maioria das vezes, os clubes disponibilizam espécies de cards colecionáveis e com edições limitadas. Esses itens podem ser imagens de jogadores, do estádio, ou até de lances históricos. Cada card é único e o torcedor que adquirir um item desses tem a certeza de que tem em mãos algo original. Além disso, os cards podem ser usados para:

É possível ganhar dinheiro com os NFTs no futebol?

A resposta é sim! Assim como qualquer item colecionável, os NFTs de futebol sofrem variação de preços. Ou seja, eles podem se valorizar. E isso acontece por conta de diversos fatores, mas principalmente por eles serem itens únicos e numerados.

Assim, os clubes ganham dinheiro de acordo com a valorização de cada NFT. Existem 4 categorias de NFTs:

Exemplos no Brasil – NFTs no futebol

Antes de darmos os exemplos, precisamos fazer uma consideração explicando a diferença entre NFTs e fan tokens. Eles são produtos com objetivos diferentes. Os fan tokens funcionam, na prática, como criptomoedas e podem ser utilizados pelo torcedor para ter acesso a vantagens oferecidas pelo clube.

Assim, um fan token é uma moeda de troca e o torcedor pode utilizar até em sites de apostas. Já os NFTs não têm essa finalidade, pois eles são tokens colecionáveis e únicos.  Aqui no Brasil, Atlético-MG e Corinthians são dois exemplos de sucesso na utilização de NFTs como fonte de receita.

O Atlético-MG colocou à venda um NFT único do lateral Guilherme Arana, um dos destaques do time. O item foi vendido em maio, por um valor superior a 8 mil euros. Já o Corinthians, recentemente, lançou algo inédito. Por meio de um app, os torcedores do Timão podem dar palpites para os jogos do time. Mas, ao invés de receberem recompensas em dinheiro, eles recebem NFTs do clube.

Enfim, essa tecnologia está crescimento muito no futebol mundial e brasileiro e chegou para revolucionar e movimentar o mundo da bola.

Gostou de saber sobre os NFTs no futebol?

Veja também!

Qual maior lateral direito do Brasil hoje!

Os melhores laterais da história do futebol!

As maiores atacantes da história do futebol feminino.

10 craques que nunca jogaram uma Copa do Mundo.

As maiores duplas de ataque do planeta!

Os melhores técnicos do Brasileirão 2021.

Os 9 melhores volantes da história!

Os Melhores cobradores de penaltis do Futebol!

Os Piores cobradores de faltas do Futebol!

As expulsões mais bizarras do Futebol.

Os 20 melhores zagueiros da história!

Os 14 maiores Atacantes da história!

Os 11 maiores jogadores Espanhóis da história. 

Veja mais!

Vinícius Jr é melhor que Neymar. Não é só opinião, veja os números!

Neymar fora do PSG? 

Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!

Ranking atualizado das maiores torcidas!

Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc

 

Sair da versão mobile