Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Maradona e Napoli: o jogador que mudou a história de um clube

A relação entre e a história de Maradona no Napoli também rende um capítulo especial na história do futebol. Sem dúvidas, o desempenho de El Pibe dentro de campo continua sendo referência até hoje. E foi jogando pelo clube que o então jovem de 20 anos consolidou seu talento para o resto do mundo.

E ao longo da sua trajetória no clube o jogador conseguiu elevar o futebol a um novo nível, sendo um dos principais responsáveis por tornar o clube relevante no cenário europeu.

Foto: Etsuo Hara

A história de Maradona no Napoli

Maradona iniciou os primeiros anos na Espanha pelo Barcelona, encantando os torcedores com suas belas jogadas e obtendo dois títulos importantes, como a Copa do Rey e da extinta Copa de la Liga. No entanto, começaram a surgir os problemas extracampo, com discussões com os dirigentes do clube e lesões que constantemente o deixavam de fora do time. Além disso, Maradona acumulava brigas dentro de campo, o que causava incômodo entre os dirigentes do clube.

Essa cenário contribuiu para que Maradona se aproximasse do Napoli. Na época, Maradona custou US$ 10,48 milhões ao Napoli para tirá-lo do Barcelona em 1984. Essa quantia em dólares, em dados corrigidos, seria de cerca de US$ 25 milhões.

Após ganhar motivação liderando a conquista da Copa de 1982 pela Seleção da Argentina, Maradona voltou ao Napoli para fazer história.

Uma passagem memorável de Maradona na Itália

Treinado por Ottavio Bianchi e jogando ao lado de Bruno Giordano e Careca – o chamado trio MaGiCa  – em 1987, o jogador conseguiu levar o Napoli ao seu primeiro scudetto, com uma campanha que o consagrou definitivamente na Itália. Assim, no mesmo ano, também conquistou a Coppa Italia.

Depois vieram o bicampeonato italiano, em 1990, além de sua única conquista continental, a Copa Uefa de 1989. Apesar de manter a mesma genialidade, Maradona deixou o clube por conta das polêmicas devido ao seu envolvimento com drogas. O argentino foi flagrado no antidoping em 1991 e, depois de longa suspensão, partiu para o Sevilla. Ele esteve em campo 259 partidas e marcou 115 gols.

Sem dúvidas, esse capítulo da história de Maradona no Napoli é fundamental para os fãs de futebol.

Afinal de contas, El Pibe presenteou todos os amantes do esporte com um talento incrível e jogadas de tirar o fôlego. Isso é motivo suficiente para valer um registro né?

Veja também!

Maradona e Che Guevara: qual a relação entre esses dois nomes?

Tem mais!

Maradona e Lula: reveja a história e a ligação entre os dois

Maradona no Brasil: uma relação de admiração mútua

Conheça nosso Guia de apostas para iniciantes.

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Entre no nosso grupo no Telegram, receba Tips e tire dúvidas! Aqui!

Quer colaborar? Entre em contato! 

Conheça os melhores campeonatos de games de futebol que existem aqui!

Sair da versão mobile