Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Maior time da La Liga – Qual é o Maior da Espanha

A Primeira Divisão da Liga de Futebol Profissional da Espanha, conhecida popularmente como La Liga ou La Liga Santander por questões de patrocínio, é a primeira divisão da liga futebolística espanhola que ocorre entre os clubes locais. A disputa acontece por vinte times de acordo com um sistema de pontos corridos, assim os clubes se enfrentam entre si no sistema de turno e returno. 

No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre a La Liga e a atuação de seus craques, principalmente, qual é o clube que mais se destacou ao longo de todos esses anos e se tornou o maior time da liga espanhola. Por isso, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre suas curiosidades e sobre o maior time de destaque nestes jogos em questão. Acompanhe a seguir!

Veja também – Como preparar meu físico para competição, para o Futebol.

Afinal, como funciona a La Liga? 

Composta por 20 equipes, a Primeira Divisão da Espanha funciona com o mesmo formato de sempre, os clubes jogam duas vezes, uma em casa e outra fora. E, ao final da temporada, cada um dos times terão jogado 38 vezes. A equipe com maior pontuação na temporada leva o título de campeão na La Liga. Vale mencionar que os jogos ocorrem todo final de semana ao longo da temporada, com exceção aos dias em que há jogos internacionais. 

As disputas acontecem de sábado e domingo à tarde e à noite, com determinados pontapés matinais, porém, os horários dos pontapés variam bastante. Também foi inserido um jogo na noite de segunda-feira na temporada de 2009/10. Além disso, há também jogos nas noites de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira em períodos intermitentes ao decorrer da temporada. 

Respeitando aos requisitados da televisão local, as correspondências, normalmente, são remarcadas com menos de quinze dias de antecedência. 

Pontuação La Liga 

A pontuação da La Liga funciona de modo que a cada vitória, são concedidos 3 pontos para a equipe. No entanto, quando há empate, somente um ponto é somado e por derrota, nenhum ponto é contabilizado na tabela. Ainda que a marcação de mais gols ajude no registro frente a frente com outros clubes, uma equipe não consegue acumular mais pontos por ter marcado mais gols. 

Diferente de outras ligas, a La Liga utiliza os registros de confrontos diretos dos times para separá-los quando estão iguais em pontuação. Por exemplo, se uma equipe apresentar a melhor diferença em gols nas duas partidas, estará acima na tabela, caso a pontuação esteja igualada. 

Desta forma, vemos que a quantidade de gols é importante no momento do cara a cara, visto que é uma forma de desempate quando a pontuação se iguala e, além disso, se a diferença de goleadas cara a cara for a mesma, é utilizada a diferença de gols de toda a temporada e gols marcados também. 

Destaques La Liga

Desde o início, 62 equipes já disputaram a La Liga e 9 times foram campeões. Com o Real Madrid conquistando o título da Liga 33 vezes, o clube está no topo do pódio de maior time da La Liga. Depois dele, o destaque é o Barcelona que venceu 26 vezes. De maneira ampla, o Real Madrid e o Barcelona têm sido os dois maiores destaques da liga espanhola na conquista de títulos.

Real Madrid e a La Liga 

Na última temporada da La Liga, o Real Madrid garantiu seu domínio no topo da lista quando ampliou seu número de títulos do campeonato. Com isso, o time merengue permanece líder na lista dos maiores campeões do Campeonato Espanhol com o seu 34º título, tendo oito vantagens em relação ao segundo colocado, o time do Barcelona que possui 26 títulos.

Sair da versão mobile