Grupo City quer comprar um time no Brasil, será que é o seu? O grupo City é dono do clube inglês Manchester City, uma potência no futebol quando falamos em poder de investimento. Mas, esse grupo também é dono de vários outros times de futebol no mundo todo. E, ao que tudo indica, a empresa está de olho no mercado brasileiro.
Dessa forma, há uma grande chance que o grupo City compre, em breve, um clube aqui do Brasil. Mas o que se sabe até agora sobre o assunto? E quem pode seguir o exemplo de Cruzeiro e Botafogo, “comprados” recentemente?
Grupo City quer comprar um time no Brasil e analisa o mercado
Até agora, o grupo City não definiu seus “alvos” para um futuro investimento no Brasil. Uma equipe está colhendo informações sobre os times brasileiros. Para que isso seja viável, o clube precisa cumprir com alguns parâmetros.
O principal dele diz respeito a algo que estamos acostumados a ver hoje. Ou seja, o clube tem que se adequar a um modelo de clube empresa. Isso ocorreu, recentemente, com Botafogo e Cruzeiro, por exemplo.
Quem pode ser comprado pelo grupo City?
Ainda não há um nome favorito, porém, vários clubes desejam migrar para um sistema de clube empresa. Dessa forma, os que já manifestaram esse desejo são:
- Vasco da Gama;
- Chapecoense;
- América-MG;
- Coritiba;
- Portuguesa;
- Entre outros.
Clubes maiores, como Palmeiras e Corinthians, já descartaram essa possibilidade. Nessa lista, podemos ver algumas semelhanças entre os clubes. A principal delas é que todos, de alguma forma, estão em um processo de reestruturação.
O Vasco da Gama, por exemplo, não conseguiu retornar à Série A e vê suas finanças abaladas. Já a Chapecoense acabou o último Brasileirão na lanterna e também precisa de uma injeção de ânimo e de dinheiro para os próximos anos.
Clubes do grupo City
Se adquirir um clube brasileiro, o grupo City contará com 3 clubes na América do Sul. O grupo já é dono do Bolívar (Bolívia) e do Montevideo City (Uruguai). Veja os clubes que a empresa administra atualmente:
- Bolívar (Bolívia);
- Montevideo City (Uruguai);
- New York City (EUA);
- Girona (Espanha);
- Manchester City (Inglaterra);
- ES Troyes (França);
- Lommel SK (Bélgica);
- Sichuan Jiuniu (China);
- Mumbai City (Índia);
- Yokohama F. Marinos (Japão);
- Melbourne City (Austrália).
Aposte nos times do Grupo City e ganhe $.
Clubes que já foram comprados no Brasil
Se o grupo City adquirir um clube por aqui, isso não será uma grande novidade. Vários times já foram comprados aqui no Brasil. Outros, quase, mas o negócio não prosperou. Confira alguns exemplos:
- Red Bull Bragantino: o exemplo mais famoso. Comprado em 2019 pela Red Bull, o Bragantino conquistou a Série B, ficou com uma vaga na Libertadores em 2021 e chegou à final da Sul-Americana. Tudo isso por conta de um investimento pesado da empresa, que possui outros clubes espalhados pelo mundo;
- Cruzeiro: no final de 2021, o ex-atacante Ronaldo adquiriu 90% das ações do clube, investindo R$400 milhões. Ele agora, podemos dizer, é o dono do Cruzeiro;
- Botafogo: o exemplo mais recente, já que a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo foi comprada pelo empresário americano John Textor. O empresário investe em outros times, incluindo o RWD Molenbeek, da Bélgica. Ele possui também uma parte do Crystal Palace, da Inglaterra e tenta comprar 25% do Benfica, de Portugal;
- Desportivo Brasil: fundado em 2005, pertence ao Luneng Group, da China, desde 2014. Disputa a terceira divisão paulista.
Outros clubes quase foram vendidos. O principal caso é o do Fortaleza, que estava prestes a ser adquirido por um bilionário russo. Mas no fim não rolou negócio.
Você gostaria de torcer para um time do Grupo City?