Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Futebol Total: a revolução no sistema técnico do esporte

Certos clubes de futebol ganham nosso coração, seja pelo elenco do time, seja pela história, seja pela tradição ou até pelos apoios envolvidos. Um jogador ágil, um técnico bem formado, o que é que faz um clube sobressair-se aos outros? O técnico holandês Rinus Michels, juntamente como o jogador Johan Cruyff, responderam essa pergunta em 1974, em plena Copa do Mundo, onde mostrou para o mundo o que torna um time ímpar dentre os demais, devido a um estilo de jogo que ganhou o nome de “futebol total”. 

Esse estilo tático de jogo surpreendeu o mundo que, na época, ainda possuía bases muito restritas e demarcadas, melhor dizendo, o futebol era jogado de forma um tanto tradicional. Dessa forma, a seleção holandesa de futebol virou lenda, não só isso, ganhou um icônico apelido: “Laranja Mecânica”. O apelido veio pelo uniforme laranja vibrante da seleção somado ao estilo de jogo único do futebol total, e pelo filme de mesmo nome que foi lançado alguns anos antes por Stanley Kubrick.

 Além deste, a seleção holandesa ganhou outra alcunha, “Carrossel Holandês”, o motivo já pode se imaginar, devido ao estilo de jogo até dançante dos jogadores, que confundiam seus adversários e marcavam vitórias consecutivas para a seleção. Até hoje, muitos clubes aprenderam e se inspiram no futebol total jogado em 1974, é claro, com certos aperfeiçoamentos. Conheça mais sobre esse estilo tático que é o futebol total, suas origens e seus maiores representantes.

O que é o Futebol Total?

O futebol total é um sistema tático de posicionamento e dinâmica de jogo, onde os jogadores não ocupam posições fixas, mas podem transitar em qualquer uma que seja necessária. Ou seja, a proposta do futebol total é a flexibilidade e confiança no corpo do time para que qualquer jogador possa substituir outro em jogo independente da posição, de forma que a posse de bola e retomada seja privilegiada sem perder sua estrutura. Assim, todos atacam e também todos defendem conforme a situação exigida durante uma disputa.

Essa estrutura que se apoia na cooperatividade e sintonia entre os jogadores tanto para o ataque quanto para a defesa, pode parecer uma questão de “bom senso” pensando no futebol moderno. Porém, na década de 70, com o time e técnico certo, o futebol total ganhou os olhos do mundo com a seleção holandesa, que se mostrou imbatível até os últimos jogos da Copa do Mundo de 74.

Representação de sistema tático do futebol total

Origens do Futebol Total

Tudo começa no time holandês Ajax FC, tradicional de Amsterdã e integrante da primeira divisão do país, de onde nunca foi rebaixado. Na década de 70, o Ajax tinha como treinador Rinus Michels, conhecido como gênio dentre os técnicos da época, um sujeito bem culto. Michels foi inspirado pela Seleção Húngara de Futebol da década de 50, que tinha uma forma de jogar intensiva na posse de bola e na pressão sobre o adversário de campo.

O Holândes ao mesmo tempo que estuda esse esquema tático, começa a inseri-lo no Ajax FC e posteriormente na Seleção Holandesa de Futebol. Rinus foi pioneiro ao explorar a linha de impedimento e estruturar um posicionamento em que os jogadores não deixam lacunas vulneráveis, de forma a ocupar todos os espaços essenciais para defesa e ataque, o objetivo do técnico era de não dar brechas para o adversário se recompor, ou melhor, ter tempo para pensar. O futebol total então, vem tomando forma, sendo acrescentado a posse de bola conciliada ao avanço ofensivo sobre o adversário, assim como a abreviação de espaço para resposta do mesmo.

Essa tática elaborada por Michels alavancou o Ajax FC nas disputadas nacionais e, como se não bastasse, garantiu para o clube três vitórias consecutivas na competição europeia que antecedeu a Champions League. Mas foi mesmo em 1974, na Copa do Mundo, que Rinus apresentou ao mundo o potencial de seu estilo tático, mas não sozinho, senão fosse por Johan Cruyff o futebol total não seria o mesmo. Isso porque Johan, na época, era um jogador sem igual, inteligente, sagaz e com consistência firme de jogo. 

Cruyff, Rinus e a seleção holandesa chegaram a Copa do Mundo de 74 e já tomaram os holofotes para eles, com duas vitórias seguidas e um empate em 0 a 0 contra a Suécia. Ao ser classificada, a seleção holandesa disputou contra a Argentina, um embate que mostrou a frieza e destreza do Carrossel Holandês ao culminar na derrota dos argentinos por 4 a 0. Nem o Brasil foi capaz de enfrentar a Laranja Mecânica, logo na semifinal, infelizmente perdemos por 2 a 0 contra a imbatível combinação de Rinus e Jonah.

Apesar da revolução em campo da seleção holandesa com o futebol total, não foi o suficiente para vencer a competição, na final o Carrossel Holandês perdeu contra a Alemanha com diferença de um ponto. Os holandeses não levaram a vitória, mas com certeza marcaram história, Rinus é consagrado um dos maiores treinadores do século XX e Cruyff seguiu seus passos ao se tornar treinador mais tarde, após ter feito história como jogador pela seleção holandesa.

Futebol Total na atualidade

O futebol total não parou no tempo, Johan Cruyff e Rinus Michels depois de ganharem notoriedade na Copa do Mundo de 1974, foram logo mirados pelo Barcelona FC, que não perdeu tempo e contratou a dupla. Com isso, era de se esperar que o clube fosse contagiado pelo futebol total, o que não foi diferente, Rinus inseriu o estilo tático aos catalães e Cruyff continuou seu projeto. Não só isso, Johan convenceu a diretoria do Barça para a criação de uma “academia de talentos”.

Mais tarde, Cruyff montou um elenco fortíssimo na década de 90, com vários jogadores do banco de talentos do Barcelona, o que garantiu a primeira vitória na Champions League para o clube, era o time dos sonhos do técnico. Por sua vez, um pouco adiante na história, o futebol total influenciou outros técnicos e times, o que originou o estilo de jogo moderno chamado “tiki-taka”, que utiliza das mesmas bases do futebol total, porém foca em um jogo em zona, popularizado pelo técnico Pep Guardiola.

Gostou da matéria?

Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!

Veja mais impactos da guerra no futebol nesse link abaixo.

Os jogadores que estavam na Russia e podem reforçar seu time.

Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc

Aprenda a técnica do Over 1,5 com recuperação no Over 0,5.

Veja aqui se o seu time está na mira do grupo City! Eles querem comprar um time no Brasil

Veja quem são os maiores cobradores de falta de todos os tempos, aqui ó!

Entre no nosso grupo do Telegram e receba algumas indicações de apostas que fazemos.

Sair da versão mobile