Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Futebol feminino os 4 maiores campeonatos

Time PSG de futebol feminino

Time PSG de futebol feminino

A cada ano o futebol feminino vem tomando mais espaço dentro dos campos e estádios, com campeonatos e disputas em todo lugar do mundo. Mas é claro que existem os eventos mais notórios para nós brasileiros e para o mundo, torneios disputadíssimos em território nacional, no continente sulamericano e na europa.

Por meio deste artigo, conheceremos as principais competições femininas de futebol brasileiras e intercontinentais. Aliás, já são recorrentes as casas de apostas que trabalham com torneios femininos de futebol, apesar de se configurarem em pequenas ligas. Acompanhe a leitura para conhecer mais sobre a categoria feminina e suas seleções, no futebol mundial.

Campeonato Brasileiro Feminino – Futebol feminino os 4 maiores campeonatos

Em 2013, a Confederação Brasileira de Futebol, junto a Caixa Econômica Federal, realizou o primeiro Campeonato Brasiliero Feminino, ou mais conhecido como Brasileirão feminino. O evento contou com a participação dos 20 melhores clubes femininos de futebol do país, incluindo os já conhecidos como Corinthians, Flamengo e Santos. 

Logo em 2017, se alterou os formatos do campeonato, de 20 times foram para 16, analogamente, criando outra divisão com também 16 times conhecida como série A-2. Recentemente, foi divulgada recentemente uma proposta de criar uma “série A-3” de futebol feminino, que contará com 32 equipes, o projeto está válido para começar em 2022. Atualmente, o campeonato já estreou 9 edições ao longo dos anos, é disputado por temporadas e repõe o lugar da Copa do Brasil de Futebol Feminino 

Na história da competição, os clubes paulistas estão em destaque como maiores vencedores, sendo que das 9 edições já realizadas do evento os paulistas levaram para casa 8 títulos, sendo os times: Corinthians(3), Centro Olímpico(1), Rio Preto(1), Ferroviária(2) e Santos(1). As duas categorias do brasileirão, feminino e masculino, garantem para os clubes vagas para a Copa Libertadores da América.

A disputa do campeonato se caracteriza em quatro fases, na primeira as 16 equipes são unidas em um só grupo de combate único entre si, ao final da fase restando 8 equipes para passar para a próxima. A segunda, terceira e quarta fase são marcadas por embates de ida e volta, o que as diferencia são a quantidade de times que vão sendo eliminados ao decorrer do torneio. Os times favoritos do campeonato ainda são os paulistas e as artilheiras de renome são Millene Arruda, Gabi Nunes e Raquel Fernandes.

CONMEBOL Libertadores Feminina – Futebol feminino os 4 maiores campeonatos

Um dos eventos mais prestigiados da américa latina, contando com inúmeros times de todo o sul do continente, a CONMEBOL Libertadores existe a décadas, mas foi apenas em 2009 que a categoria feminina surgiu no campeonato, em colaboração com a FIFA. Inicialmente, o campeonato contava com apenas 10 equipes, uma de cada país que integra o CONMEBOL, logo em 2011 foram adicionadas mais 2 vagas somadas à extras para o campeão e para o país onde irão ser sediados os jogos. Foi recentemente, em 2019, que a disputa assumiu os mesmos formatos da categoria masculina, contando com 16 equipes.

  O Brasil segue sendo o grande campeão da disputa durante anos, a primeira vitória da Libertadores feminina foi do time paulista Corinthians e a última, até então, foi também do clube. O Corinthians junto ao Rio Preto, são os maiores campeões, cada um com 3 títulos pelo campeonato, seguidos pelo Santos e Ferroviária, cada um com 2 títulos. Neste mês de dezembro de 2021, a CONMEBOL anunciou o aumento do prêmio para o campeão e vice da categoria feminina. O campeão que antes recebia 85 mil dólares, agora receberá 1,5 milhões de dólares, enquanto o vice receberá quinhentos mil dólares, medida válida já para 2022.

UEFA Women’s Champions League – Futebol feminino os 4 maiores campeonatos

Dando um salto para outro continente, a Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA é o evento mais importante da categoria feminina no continente. Em primeiro momento, em 2001, a competição foi batizada de Copa Feminina da Europa, por ser o único evento esportivo de grande porte de categoria feminina, sendo disputada por 8 equipes, que logo foram para 33, de forma eliminatória. 

Foi 10 anos depois que o campeonato recebeu o nome de UEFA Women’s Champions League e, atualmente, conta com 16 equipes para a disputa do título, como os famigerados Barcelona e Paris Saint-Germain, seguindo as mesmas fases classificatórias e eliminatórias da competição masculina. O campeonato já conta com 20 edições realizadas, sendo as sedes favoritas do evento na Alemanha e na Suécia. Os maiores campeões da Liga dos Campeões Feminina são Frankfurt(Alemanha) e Lyon(França), sendo que o time alemão tem 4 títulos pelo campeonato, enquanto a equipe francesa detém impressionantes 9 títulos. 

Desde 2007, a competição vem quebrando recordes de audiência e espectadores nos estádios, sendo que em 2008 foram registrados mais de  28 mil espectadores na bancada para a final.  Neste ano, a UEFA anunciou um acordo com a DAZN(Plataforma de streaming de eventos esportivos)  e o YouTube para a transmissão de todas as 61 partidas da temporada 2021-22, sem contar que no Brasil a competição é transmitida pela ESPN.

Copa do Mundo de Futebol Feminino

E por fim, o campeonato internacional mais importante do futebol feminino não é outro, senão a Copa do Mundo de Futebol Feminino, organizada pela FIFA desde 1991, sendo que sua primeira edição foi sediada na China. O evento já conta com 8 edições realizadas, com grandes promessas para a disputa de 2023 já que são muitos os países interessados em sediar o evento, inclusive o Brasil.

O formato já é bem conhecido, apesar de no início não ter sido assim, a cada quatro anos o torneio reúne 24 seleções femininas de países diferentes pela disputa do título, de forma eliminatória. Inclusive, o Brasil nunca chegou ao título, mas sempre esteve entre as finais e as semifinais. Até então, os grandes campeões são os Estados Unidos e a Alemanha, constatando que os ianques possuem 4 títulos, enquanto os alemães detém 2.

Em novembro deste ano, a CBF comemorou com as atletas e as homenageou, em relação aos 30 anos de aniversário da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino. A ex-atleta pela seleção feminina brasileira e atualmente Coordenadora da modalidade na CBF, Duda Luizelli, declara que é mais do que justo reconhecer a resiliência e luta das pioneiras na modalidade, principalmente falando no futebol mundial, que demorou muito para abrir espaço para as mulheres no futebol.

Veja também!!

As 4 Melhores jogadoras da história!

Salários da jogadoras americanas será igual ao dos homens!

Bia Zaneratto, a centro avante raçuda da seleção!

Formiga ganha um filme!

A estátua da Marta!

Melhores momentos da Cristiane!

As 10 melhores jogadoras de todos os tempos!

8 filmes obrigatórios de Futebol Feminino!

Pia Sundhage, a técnica da seleção!

Os títulos da seleção feminina! 

Futebol feminino no mundo!

Marta, a jogadora inspiração!

Sair da versão mobile