Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Os gigantes do futebol argentino: os clubes com mais títulos na história

Futebol Argentino

Futebol Argentino

A era do futebol argentino profissional não está muito longe de completar seus cem anos de existência, a questão é que desde seu início sempre existiram os “maiores”, “melhores” ou gigantes clubes que marcaram os campos e partidas neste quase um século de história. Muito queridos e conhecidos, não só no país, estes clubes marcaram e ainda marcam torcedores, seja pelo jogo bem jogado ou pela tradição envolvida. 

Esse termo, “os gigantes do futebol argentino” surgiu junto com a criação da AFA(Associação de Futebol Argentino) que marcou o início da era profissional do esporte no país. Logo após sua fundação, os times mais populares que já representavam o futebol no país pressionaram a associação para terem maior repertório nas decisões da federação, de forma que a AFA criou um sistema de votação específico para tal.

Sem mais delongas, apresentamos os famigerados 5 maiores do futebol argentino, clubes, suas conquistas e seus jogadores de maior expressão.

Futebol Argentino – Club Atlético Independiente

Grande rival do Racing, o Independiente, mais conhecido como “diablo rojo” ou “rey de copas” inaugura nossa lista dos maiores do futebol argentino, com seus mais de 115 anos de existência. Sua sede e estádio oficial ficam localizados na cidade de Avellaneda, província de Buenos Aires, mas é natural de Montserrat. É o único clube, junto ao Boca Juniors, que joga pela primeira divisão desde o início da era profissional.

Já na era amadora, na década de 20, o Independiente possuía dois títulos, somado aos prêmios da era profissional, ao todo o clube possui 16 títulos pelo Campeonato Argentino, sem contar os quase 10 prêmios pela Copa da Argentina. Não satisfeitos com as conquistas em território nacional, o diablo rojo conquistou mais notoriedade para o futebol argentino ao levar para casa 7 vezes a Taça Libertadores da América, 2 prêmios da Copa Sul-Americana, 2 Copas Intercontinentais e mais alguns prêmios em campeonatos específicos.

O time do Independiente já contou com figuras históricas do futebol argentino, como Jorge Burruchaga, Daniel Bertoni e Ricardo Bochini. Hoje, as grandes estrelas do time são Fabricios Bustos, Lucas Romero e Sebastián Sosa.

Futebol Argentino – River Plate

Os galos do Rio da Prata são conhecidos como símbolo da elite de Buenos Aires, porém vêm de raízes simples do porto da cidade. Mais conhecido como Clube Atlético River Plate, foi fundado em 1901, ligeiramente mais velho que o Independiente, o time elenca um dos maiores clássicos da argentina quando está em campo com seu querido adversário, Boca Juniors.

Uma curiosidade sobre o River Plate é que também tem o apelido de “milionários”, devido que ao início da era do profissionalismo no futebol argentino, o galo se mostrava como exemplo para a maioria dos clubes do país e do mundo, seja pelo grande número de sócios que geriam sua estrutura, quanto pela alto investimento em recursos. Além de que também, para a época, tinham um estádio de luxo oficial.

Definitivamente, o River Plate é um clube de futebol ímpar em relação aos outros, tendo em sua conta nada menos do que 37 títulos do Campeonato Argentino e, detalhe, todos pela série A. Isso somado a outros 12 títulos da Copa Argentina, 2 Supercopas Argentina e 4 taças Libertadores da América. 

E como se não bastasse, já passaram pelo time estrelas como Alfredo Di Stéfano, Noberto Alonso e Hernan Diaz. Atualmente, os destaques do time são Paulo Dias, David Martínez, Julian Alvarez e Nícolas de La Cruz. 

Aposte no River! E com bônus!

Futebol Argentino – Racing Club

Com seu mais de um século de história, o Racing Club é junto com os já listados um dos clubes mais tradicionais do futebol argentino, estrelando junto com seu rival casual, o Independiente, o maior clássico de Avellaneda. Um dos principais diferenciais do time, é que logo na época amadora já tinham conquistado 7 títulos em campeonatos regionais, o que fez com que ganhasse notoriedade bem antes da era profissional.

Coincidentemente, também foi o primeiro clube a conquistar três títulos seguidos no início da era profissional, o primeiro time argentino a conquistar a Copa Intercontinental e o primeiro a Supercopa Libertadores.

Apenas pelas Copas Argentinas possui títulos e, no Campeonato Argentino, já levou mais de 18 títulos para casa. O elenco do time já contou com icônicas figuras como Gustavo Costas e Agustín Cejas, mas brasileiros também já vestiram a camisa azul e branca, como Pedro Silva e Wálter Machado. Atualmente, o River Plate apresenta para todo o futebol da América Latina, grandes jogadores como Edwin Cardona, Matias Rojas e Leonel Miranda.

Aposte no Racing com um super bônus!

Futebol Argentino – Boca Juniors 

Conhecido como o clube mais bem sucedido do futebol argentino, el Boca, o Boca Juniors ou el azul y oro, é ligeiramente mais novo do que os outros presentes nessa lista, mas assim como os outros, tem mais de um século de existência. O nome do clube é inspirado no seu local de nascimento, o bairro de La Boca em Buenos Aires, e como já dito, junto ao River Plate estrela o embate mais clássico da história do futebol argentino.

Em relação a era amadora, o Boca Juniors fica a apenas um prêmio de distância do Racing, ou seja, são 6 títulos antes do profissionalismo do futebol argentino. Do início da era profissional adiante, o Boca somou ao longo dos anos mais de 26 títulos pelo Campeonato Argentino, 6 taças da Libertadores da América, 4 vezes campeão da Recopa Sul Americana, além de ser tricampeão intercontinental.

Pensando em prêmios intercontinentais, o Boca Juniors se equipara em questão de calibre ao Milan e Real Madrid, sendo praticamente a joia da coroa do futebol argentino.

Alguns brasileiros já passaram pelo elenco do time, como Heleno de Freitas e Paulo Valentim, mas o brilho do clube ficou com o jogador Juan Riquelme, grande figura histórica do Boca Juniors. Hoje, o elenco do time é composto por prodígios como Frank Fabra e Alan Valera, aliados a veteranos do campo como Carlos Zambrano e Agustín Rossi.

Veja também Os Piores Cobradores de Pênaltis! 

Nos conte do que mais você quer saber e ler por aqui!

Ranking atualizado das maiores torcidas!

Veja mais impactos da guerra no futebol nesse link abaixo.

Os jogadores que estavam na Russia e podem reforçar seu time.

Siga o Futeblog no Instagram! @futeblogfc

Aprenda a técnica do Over 1,5 com recuperação no Over 0,5.

Veja aqui se o seu time está na mira do grupo City! Eles querem comprar um time no Brasil.

Sair da versão mobile