Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Ferroviária, destaque no futebol feminino

A Ferroviária é uma equipe em ascensão no cenário do futebol feminino no Brasil, isso pois, com menos de 20 anos, tendo sua fundação em 2001, ela já faturou diversos títulos de expressão, como: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e até mesmo a Libertadores!

O time paulista é um dos poucos do Brasil onde a equipe feminina tem mais destaque que a masculina. Isso só se tornou possível por uma parceria com a Prefeitura, que resultou um investimento para incentivar a prática do futebol feminino na região.

Conheça o Ferroviária, a atual campeã do Brasil!

Fundado em 1950, em Araraquara, o time masculino da Ferroviária nunca teve tanto destaque quanto à equipe feminina. Somente em 2001 que o time feminino foi criado. Pouco tempo depois, em 2004, o time já demonstrou que chegava para ganhar e consagrou-se campeão paulista daquele ano. Já em 2005, o bicampeonato se tornou uma realidade. Oito anos depois, em 2013, conquistou o terceiro título do campeonato paulista. E daí para lá, não parou mais.

Equipe feminina do Ferroviária comemorando a conquista do Campeonato Brasileiro Feminino 2019

O ano de 2014 foi de muitos títulos para a equipe de Araraquara. A Ferroviária conquistou dois títulos expressivos a nível nacional, o time levantou o caneco da Copa do Brasil e do campeonato brasileiro. Para, no ano seguinte, conquistar a América e tornar-se campeão da Libertadores de Futebol Feminino.

E, agora, é a atual campeã Brasileiro Feminino de 2019. Sob o comando da treinadora Tatiele Silveira, a equipe conseguiu um triunfo sobre o, até então, favorito Corinthians. O confronto foi decidido nos pênaltis, após as duas partidas da final, terminarem empatadas.

A conquista foi ainda mais especial para a técnica Tatiele Silviera, que se tornou a primeira mulher a vencer o campeonato nacional no comando de um clube da A1 do Campeonato Brasileiro, anteriormente, todas as equipes campeãs, tinham homens como técnico. Outro feito inédito com a conquista deste título, foi o primeiro bicampeonato da história do Brasileiro Feminino A1.

Investimento e base sólida

O grande trunfo da equipe da Ferroviária deve-se a sua categoria de base e ao seu grande investimento. A base da Ferroviária vem desde seu primeiro ano, ou seja, são quase 20 anos de excelente trabalho, e isso apenas faz com que a equipe esteja preparada para disputar todas as importantes competições.

Para se ter uma noção de sua força, ao todo, cerca de 40% do elenco atual da Ferroviária, o qual foi campeão brasileiro de 2019, vem de sua categoria de base. Ou seja, a ideia é formar suas próprias estrelas, e tem dado certo!

Veja a entrevista de Lorena Marche, Coordenadora do Futebol Feminino da Ferroviária:

Após a exigência da CBF de que todos os clubes brasileiros possuam uma equipe feminina, a visibilidade do futebol feminino tem aumentado, assim como o investimento. Porém, nenhum clube investe na mesma proporção que a Ferroviária.

Enquanto os grandes clubes investem 1% do orçamento de sua equipe masculina na feminina, a Ferroviária, mesmo sem quantias tão exorbitantes quanto os principais clubes da série A, ainda assim, proporcionalmente, investe bem mais em sua equipe feminina.

A equipe

A Ferroviária conta com uma equipe de altíssimo nível, sendo que 8 das atletas que disputaram a última Copa do Mundo pelo Brasil já atuaram pelo clube, em algum momento de suas carreiras, e no elenco atual a camisa 10, Aline Milene, tem sido nome recorrente nas convocações.

A jogadora Aline Milene, camisa 10 do Ferroviária, tem sido figura constante nas convocações para a seleção principal

Atletas da seleção brasileira que já jogaram pela Ferroviária:

Já se tratando da conquista do Campeonato Brasileiro Feminino 2019, Nathane foi a artilheira da equipe na competição, marcando um total de 7 gols em 17 partidas disputadas.

Ferroviária na Libertadores de Futebol Feminino 2019

Tendo conquistado o título da Libertadores em 2015, a Ferroviária vem para sua terceira participação na Libertadores da América Feminina. Após a bela conquista do Brasileiro 2019, a equipe chega forte para disputar a Libertadores, em Quito, no Equador.

No grupo B do torneio, as Guerreiras Grenás vão enfrentar o Deportivo Cuenca, do Equador, Estudiantes Caracas, time da Venezuela e Mundo Futuro, da Bolívia.

Os jogos do torneio internacional já têm data para ocorrer:

Quer acompanhar os jogos da Ferroviária pela Libertadores de Futebol Feminino? Você pode assistir as partidas ao vivo pela plataforma de Streaming DAZN! Aproveito, o primeiro mês é totalmente gratuito!

Sair da versão mobile