Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Eurocopa 2020/21: com um ano de atraso, torneio inicia esta sexta

A Eurocopa 2020/21, 16º edição do evento, se inicia na próxima sexta-feira (11) e promete ser bem disputada entre as principais seleções da Europa. A Euro 2020 acontecerá em 2021 por conta da pandemia. O evento tinha início previsto para junho do ano passado, mas foi adiado pela UEFA.

Mas agora, com a pandemia controlada na Europa e a vacinação adiantada, a realização do torneio foi viável. Além disso, todos os estádios poderão receber uma certa quantidade de público.

Foto: Dan Istitene

Fórmula de disputa da Euro 2020/21

A Eurocopa é uma das principais competições entre seleções do continente. A primeira edição aconteceu em 1960. Além disso, esse torneio é disputado a cada quatro anos e nunca em anos de Copa do Mundo.

Ao todo, são 24 seleções dividas em 6 grupos. Na primeira fase, as seleções se enfrentam entre si em três rodadas com sistema de pontos corridos. Dessa forma, no final da primeira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam junto com os quatro melhores terceiros. Assim, os grupos da Eurocopa 2021 estão divididos da seguinte forma:

Os classificados garantem vaga às oitavas de finais. A partir daí, o sistema é de mata-mata em jogo único. Além disso, o jogo de abertura ocorre na sexta-feira (11), na partida entre Turquia e Itália, no Estádio Olímpico de Roma.

Principais vencedores da Eurocopa

Em 15 edições da Euro, duas seleções lideram o ranking de títulos, ambas com três taças cada. Assim, confira quem são:

Eurocopa 2020/21 será, pela primeira vez, disputada em vários países

Pois é, ao contrário das outras edições, a Euro deste ano terá várias sedes. Assim ao todo são 11 sedes espalhadas em 11 países.

Todas as sedes receberão uma determinada quantidade de público nos estádios. Isso varia de acordo com a situação sanitária de cada país. O Estádio Ferenc-Puskas, em Budapeste, por exemplo, poderá receber 100% da capacidade. Já a Allianz Arena, em Munique, poderá receber apenas 22% da capacidade total. Confira todas as sedes da Eurocopa 2020/21:

Mas nem tudo é festa. Por conta do alto número de sedes, a logística é considerada o principal desafio da Eurocopa deste ano. Assim será, o contrário de outras edições. O que rolou antes no máximo foi a realização do torneio em dois países.

Aposte na EURO com as melhores Odds na Pinnacle, aqui!

Cristiano Ronaldo pode bater recordes na Eurocopa 2020/21

O atacante de Portugal, Cristiano Ronaldo, pode bater vários recordes na Eurocopa deste ano. Primeiramente, ele pode se tornar o maior artilheiro do torneio. O cara tem 9 gols e se iguala ao atacante Michel Platini, ex-jogador da França. Assim, se marcar ao menos um nessa Euro, assume a liderança da artilharia.

Cristiano se tornará o jogador que mais disputou a Eurocopa. Assim, essa será a quinta edição disputada pelo Português. Atualmente ele se iguala a outros 16 jogadores que disputaram 4 edições da Euro. Além disso o atacante, com 36 anos, pode também se tornar o jogador mais velho a marcar um gol em uma final do torneio.

Brasileiros que disputarão a Eurocopa

Ao todo, sete jogadores nascidos no Brasil ou com cidadania brasileira disputarão a Eurocopa, pois são naturalizados por outros países:

Veja mais dicas do Futebol Internacional aqui com a gente!

Sair da versão mobile